
Se o mal, o hipnotismo, o mesmerismo, o magnetismo animal, a má prática mental, a mente mortal são só o oposto da luz — a nulidade das trevas — logo, quando o mal cessa? Qual a duração de uma noite, se não até a exata hora da aurora no amanhecer? “A hora mais escura precede a aurora.” (Mary Baker Eddy) Essa semana, inspirados pelo estudo diário da lição, poderemos compreender que a hora é agora: basta um humilde e grato despertar!
Uma feliz semana de feliz aprendizado espiritual, cujo ponto alto será o Dia Nacional de Ação de Graças.
💒 IGREJA MÃE: A BÊNÇÃO DO SERVIÇO DOMINICAL
… o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. {Amém!}
📖 1 Tessalonicenses 5:23 JFA
Tema: Denunciadas a necromancia antiga e a moderna, isto é, o mesmerismo e o hipnotismo.
A lição bíblica do ®️Livrete – pg 20 e 21 e vai de 23 a 29 de novembro de 2020.
Clique no botão para ouvir o áudio da Lição semanal no tema: Denunciadas a necromancia antiga e a moderna, isto é, o mesmerismo e o hipnotismo, no idioma de sua preferência:
©️ COPYRIGHT: Os Direitos Autorais e o Copyright são de responsabilidade do sites hospedeiros das Lições Bíblicas.
Apontamento metafísico sucinto inspirado na Lição Bíblica do ©️ LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ <= clique no link anterior do Livrete para acessá-lo, em PDF, numa cortesia da Sociedade Editora da Ciência Cristã, Boston, MA, EUA, face ao desafio que a humanidade está enfrentando.

📖 📖 ENCONTRE O PASTOR: Encontre o Pastor em todas as Igrejas, Salas de Leituras, Sociedades, Grupos Informais e sites da Ciência Cristã. Saiba mais sobre esse Pastor, dual e impessoal, que está junto com cada um no estudo individual e diário da Lição Bíblica — para renovar o ânimo, alegrar, inspirar, orientar, consolar, confortar, curar, libertar, fortalecer, ressuscitar, proteger e revelar uma nova percepção de nós mesmo, livre de opiniões humanas — leia no site oficial sobre: O PASTOR DA CIÊNCIA CRISTÃ
REFLEXÃO METAFÍSICA INSPIRADA NO TEMA SEMANAL – um humilde primeiro olhar inspirado no tema da Lição Bíblica. Lembrando a diretriz espiritual de Jesus: “Serão todos ensinados por Deus.”


Texto áureo | Marcos 4: 39
… Acalma-te, emudece! …
Em uma inspiradora conexão com o Texto áureo, a leitura alternada termina assim:
Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram. Então, se alegraram com a bonança; e, assim, os levou ao desejado porto.
A ideia espiritual imanente ao texto áureo, é da autoridade do Cristo, a qual não ignora o mal, não se esconde dele — como a avestruz que enterra sua cabeça no chão frente ao perigo — ela é a luz que dissipa as trevas e calmaria que tranquiliza o mar das ondas tempestuosas, do medo e do oposto da bonança harmoniosa da criação e governo do Princípio-Deus, ao qual todo o bem é sempre possível. Jesus mantinha a consciência espiritual elevada acerca da presença, poder e proteção divina, sempre presente, o que está expresso no Salmo 46:1 que inicia a leitura alternada:
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.
Em meio a uma forte tempestade, não era uma segunda onda, mas várias ondas, que estavam pondo em risco a pequena embarcação, no olhar dos discípulos que estavam usando o melhor de seu conhecimento e experiência para tentar manter o equilíbrio do barco; Jesus, entretanto, estava descansando. Esse descanso ativo do Cristo, foi assim expressado pela Sra. Eddy na pg. 519:
Deus descansa em ação.
Na consciência espiritual, nosso único Guia, e divino Mestre, já estava consciente do Salmos 46: 10, e ele estava ciente da presença da harmonia, não se deixando mesmerizar ou hipnotizar pela aparência de uma situação ameaçadora. Ainda que estivesse repousando, nosso grande Professor, estava ciente e tranquilo na lei do Amor, que governa tudo, todos e todas as situações:
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.”
Pergunta metódica, cuja resposta descobriremos juntos no estudo da lição: Como podemos aplicar a autoridade de Cristo, atemporal, para acalmar e restabelecer a harmonia, mesmo diante de uma suposta situação caótica que estamos enfrentando frente a pandemia?
NOTA:
CS – Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras
(4) Entre parênteses é citação dO PASTOR: A Bíblia
[4] Colchetes é citação dO PASTOR: Ciência e Saúde

Seção 1: À consCiência do bem — a Ciência da Mente, a Ciência divina, a Ciência Cristã — e o pensamento científico acalmam e emudecem a mente mortal, caótica e obscura.
Assim como o mal do racismo, qualquer outro tipo de violência, precisa ser identificada, e, denunciada, ou enquadrada, naquilo que representa, um crime. Assim a lei e a justiça são aplicadas para quem comete esse ou qualquer outro tipo de crime.
Diante de um tema tão impactante, pode surgir a pergunta por que estudar uma lição com esse tema? Pense nas tais fake news, são boatos que circulam como se fossem informações confiáveis — até pessoas experientes, por vezes, acreditam ou ficam em dúvida em relação a sua veracidade.
Contudo, na medida em que a consciência social evoluiu, surgiu um sistema de fact–checking, ou seja, uma verificação da veracidade da informação, e, surge um novo aprendizado social no sentido de identificar, checar, denunciar e não compartilhar inverdades, informação falsa, desinformação ou boatos.
O magnetismo animal, o hipnotismo, o erro, mente na matéria e a mente mortal, são parte da terminologia da Ciência Cristã e serve para que possamos estar vigilantes, identificar, orar, e dar ao oposto do bem, o tratamento que ele merece, neutralizá-lo pelo poder do Espírito. Permitam-me realçar a citação [5] CS 103: 19-25
Como é usada na Ciência Cristã, a expressão magnetismo animal ou hipnotismo é o termo específico para o erro, ou seja, a mente mortal. É a crença errônea de que a mente esteja na matéria e que seja tanto má quanto boa; que o mal seja tão real como o bem, e mais poderoso. Essa crença não tem uma única qualidade da Verdade.
Sugestões de artigo para ampliar a compreensão da mente mortal:
🇧🇷 🇵🇹 Nosso eterno viver no Terceiro Grau
🇪🇸 ¿Qué significa vivir en el Tercer Grado?

Seção 2 – “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” Sl 27: 1
Deus é a fonte de toda coragem, pois ele é Tudo-em-tudo! Na totalidade infinita do Princípio divino, nenhum elemento do erro, e qualquer suposto contrário, é representado por sua nulidade. A coragem moral concedida pela autoridade de Cristo, para enfrentar o mal e neutralizá-lo, está no versículo 7 da citação (8) 2 Timóteo 1:
… Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Um evento inter-religioso que participei sobre Saúde e Espiritualidade, patrocinado pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre – HCPA, um representante do Budismo, que também era médico, disse que faz uma enorme diferença o modo como configuramos, mentalmente, nosso dia. Ele citou um exemplo, que se eu pensar que vou sair de casa para encarar uma rotina exaustiva de atendimento, é isso que eu vou colher. Do contrário, se eu acreditar que meu dia será um desdobramento do amor pela profissão e do bem, será uma colheita bem melhor de bons frutos. Essa seção traz uma explicação à luz da Ciência Cristã, sobre que podemos ser escultores, os quais podemos reproduzir nosso modelo mental em nosso dia a dia. O mundo oferece um tipo de modelo material e mortal, que os modelos da matéria oferecem. E a citação [11] CS 248: 13-34 explica bem essa modelagem mental, permita-me compartilhar a parte final dela, quando a Sra. Eddy sugere como podemos solucionar a suposta má influência com as quais os modelos materiais do mundo querem frustrar nosso nobre e sublime esculpir de cada dia, e, portanto de nossa vida. Sob o título marginal: “Modelos Perfeitos” ela escreve:
Para remediar isso, temos primeiro de volver o olhar para a direção certa, e então seguir esse caminho. Precisamos formar modelos perfeitos no pensamento e contemplá-los continuamente, senão nunca os esculpiremos em uma vida sublime e nobre. Que o desprendimento do ego, o bem, a misericórdia, a justiça, a saúde, a santidade, o amor — o reino dos céus — reinem em nós, e o pecado, a doença e a morte diminuirão até finalmente desaparecerem.
Seção 3: “Deus há de trazer a juízo todas as obras.” (Ecles. 12: 14)
É da natureza do mal a sutileza do engano. Essa seção revisita um pouco da história de Absalão, que era descrito como: “um ladrão de corações.” Vide citação (11) 2 Samuel 15: 2-6. Me fez pensar sobre a questão dos tais influenciadores digitais. Hoje, gratamente, temos o aporte da tecnologia, para por exemplo, realizar os Serviços das Igrejas on-line, bem como eventos e conferências. Mas também há pessoas que usam para espraiar ideologias de grupos privados e ódio.
Logo, é da mente humana, a escolha do uso correto e o uso perverso. A Sra. Eddy talhou outro termo que representa essa volúpia enganosa da mente mortal, qual seja: a má prática mental. E a sabedoria divina é nossa melhor opção, a qual nos inspira a não nos deixarmos seduzir pelo engano da má prática da crítica, do julgamento, da vontade humana, do egoísmo, da vaidade, e da egoísmo, etc… A citação (12) Prov.1: 10 se, 15 não, 20:
… se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. (…) não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; (…) Grita na rua a Sabedoria, nas praças, levanta a voz;
O marketing agressivo do mal, pode ser ilustrado nas antigas propagandas de que fumar era símbolo de status. A epidemia dos graves efeitos do tabagismo, forçaram a mente humana, a reverter essa má prática mental. O mesmo pode ser ilustrado hoje nas propagandas de bebida alcoólicas. Campanhas de cervejarias usam o mote: “Beba com sabedoria”! Cada vez que ouço isso, mentalmente protesto: SABEDORIA É NÃO BEBER!
Tudo o que embriaga, entorpece, ou priva o homem de sua razão, não é abençoado por Deus, e é neutralizado pelo poder moral do Espírito. Graças à Ciência Cristã, nunca gostei de tomar bebida alcoólica, e me transformei num ativista contra a má prática de que, o consumo do álcool é algo necessário para sentir-se parte de um grupo, ou, divertir-se nas baladas. Infelizmente, esse tipo de falsas promessas e delusão (logro, falcatrua) engana adolescentes, jovens em aglomerações e festas clandestinas, e, faz com que também as mulheres tenham crescido no grupo de consumidores, chegando a aproximar-se do consumo dos homens, dizem especialistas. Em tempos de pandemia, essa situação tem-se agravado, mesmo dentro dos lares, o que tem sido associado ao aumento da violência doméstica, incluindo o aumento do feminicídio.
Enfim, alguns bons avanços, já houveram no que tange as propagandas de bebidas mostrarem cenas de bebidas sendo consumidas. E também algumas legislações com respeito a alertar os consumidores de cigarros.
Como Cientistas Cristãos devemos estar atentos e em guarda contra a má prática mental, em cuja citação [13] 419: 27-30 Eddy define como “assassino mental”. Não poderíamos enquadrar o racismo como um tipo flagrante de “má prática mental” — haja vista que ela sugere que os filhos de Deus, estejam divididos em cores e raças, o que, espiritualmente, não condiz com a realidade espiritual de que somos todos reflexos/representantes/expressão fiel do Deus fiel. Realço a citação [13]:
Nunca temas aquele que exerce a prática mental errônea, o assassino mental, que, na tentativa de dominar o gênero humano, viola o Princípio divino da metafísica, pois Deus é o único poder.
Sugestão de leitura suplementar:
🇧🇷 🇵🇹 A falsa economia do magnetismo animal
🇪🇸 La falsa economía del magnetismo animal
Seção 4: O Amor divino nos faz repousar seguro!
O mesmo provável descanso de nosso divino Mestre, mesmo diante de uma situação desesperadora de um temporal, ele descansava na Verdade, a qual é sempre a vencedora, conforme aprendemos na Ciência Cristã.
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
(14) Prov. 3: 5
A citação [19] CS 442: 27-33 nos inspira a desenvolver nossa própria salvação destemidamente, por que o “… Pai se agradou em dar-vos o Seu reino” E ao final da citação há uma recomendação da Sra Eddy a todos os Cientistas Cristãos:
Cientistas Cristãos, sede uma lei para vós mesmos, a lei de que a prática mental errônea não pode vos causar dano, quer estejais adormecidos, quer estejais despertos.
Seção 5: “… a vossa redenção se aproxima.”
Uma pergunta que inquieta a humanidade é o tal: Até quando? Como podemos saber a hora que o caos vai terminar?
A parte da Bíblia traz uma pequena parte da história da tentação de Jesus. O mais importante deste relato é o detalhe de que foi o Espírito que levou-o ao deserto. E outro ponto é o tentador suscitar dúvida em cada uma das tentações, do tipo: “Se és filho de Deus…”
Jesus tinha sua consciência espiritualizada, pode ser com a lógica da citação (16) Filip. 4: 7
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
As respostas as 2 perguntas acima, são respondidas amplamente nesta seção. É preciso estarmos atentos aos sinais mentais e compreender a “ideia mental que os corrige e destrói.” os maus pensamentos que produzem o pecado e a doença, vide citação [20] CS 233: 16-21 Tu.
Essa ideia mental é apresentada pela ideia-Cristo, conforme citação [21] 332: 9-11, 19
O Cristo é a ideia verdadeira que proclama o bem, a mensagem divina de Deus aos homens, a qual fala à consciência humana. (…) Jesus demonstrou o Cristo, provou que o Cristo é a ideia divina de Deus — o Espírito Santo, o Consolador, o Confortador, que revela o Princípio divino, o Amor, e que conduz a toda a verdade.
E a resposta principal e específica, no meu humilde olhar, está na citação [23] CS 96: 4-6
O Amor há de finalmente assinalar a hora do aparecimento da harmonia, e a espiritualização virá a seguir, porque o Amor é o Espírito.
Muito tem se dito que a pandemia tenderá a mudar o modus operandi pela via da aparente perturbação da ordem que ela tem provocado. Essa seção explica bem esse ponto, especialmente na citação [23]:
Essas perturbações continuarão até o fim do erro, quando toda a desarmonia será dragada pela Verdade espiritual.
🇧🇷 Sugestão de leitura: Uma entrevista com o Prof. Orlando Trentini, CSB para o ARAUTO, intitulada: A espiritualidade extingue o poder do ocultismo o qual aborda o ocultismo no âmbito do Brasil.

Seção 6: “… disse ao mar: Acalma-te, emudece!”
Nesta seção contempla o relato na integra (21) Mc 4: 35, 37-39 no qual o texto áureo está inserido. Ali naquele momento, sobrou até uma crítica velada — uma forma de má prática mental — por parte dos discípulos: “Mestre, não te importa que pereçamos?”
Imaginemo-nos numa situação assim: não havia um dispositivo de controle remoto para desligar a cena, para não vê-la; não havia o mero negacionismo da situação emergencial, através de minimização dos efeitos do forte temporal de vento. E por vezes, nos falta a simples e humilde compaixão, para o despertar em Cristo, na sua autoridade que repreendeu o vento disse ao mar:
“Acalma-te, emudece!” O vento se aquietou e fez-se grande bonança.
Não seria prudente, nem cristão negar acontecimentos exteriores, se estamos no mesmo barco da existência humana. Isso pode soar como alienação ou falta de compaixão. O amor do Amor expressa-se em humildade compassiva, e, colaborativa, sempre que a oportunidade se apresentar!
Uma vez ao sair do trabalho, em Porto Alegre, passei no Supermercado antes de ir para o apartamento. Quando estava fazendo as compras um tornado, algo raro na cidade, passou pela região onde estava o Supermercado. De repente ouviu-se um estrondo forte e iniciou-se uma correria no Shopping Center onde ele está localizado. Comecei a orar, conforme tenho aprendido na Ciência Cristã. Mantive-me calmo, terminei as compras, e fui até a porta de saída, como normalmente fazia. Só então deu para ver a extensão do estrago, uma das portas de vidro e parte do teto haviam desabado com o forte vento. Mas graças a proteção divina, não houve vítimas. O temporal continuava lá fora, e, estávamos diante de um blackout nas ruas próximas, muitas árvores derrubadas, parte dos revestimentos de um prédio em construção e tijolos espalhados pelas avenidas então desertas. Segui orando e me veio a inspiração de chamar meu cunhado que era um taxista experiente, que cursou direção defensiva. Não havia outra opção de transporte disponível. Meu cunhado prontamente atendeu e depois de desviar de árvores caídas e ruas alagadas ficou esperando-me o mais próximo possível. Um casal com sua filhinha levou-me a oferecer-lhes ajuda para levá-los em casa. Eles aceitaram, e começamos a nos deslocar até a rua lateral onde meu cunhado conseguiu chegar. Mas havia ainda um desafio: passar por uma rua alagada com um carrinho de compras, pequeno, com rodinhas. Não foi a primeira vez, que usei a inspiração de quando nosso amado Mestre andou sobre as águas. Me dirigi ao casal e disse a eles que conhecia bem aquela rua, e podíamos ir pela calçada onde seria menos profundidade. Eles resolveram desistir, mas eu continuei, até chegar ao táxi, que estava a uns 100 metros de distância da parte mais alagada. Parecia impossível, mas a chegada no táxi, e, posteriormente, a ida até o apartamento, foi uma aventura, pois tivemos que andar por cima de calçadas e desviando de árvores caídas. Agradeço a Deus, por essa experiência de proteção, com toda aquela situação emergencial, no dia seguinte vi que não houve nenhuma vítima no shopping e nos arredores. A confiança no cuidado de Deus, manteve-me calmo, e, até pude oferecer ajuda. Uma gratidão especial ao meu cunhado que aceitou o desafio de continuar trabalhando numa situação em que a maioria dos motoristas de aplicativos e taxistas recolhem seus carros para evitar algum tipo de prejuízo.
Finalizo essa reflexão metafísica com a citação [25] CS 144: 22
A Verdade, e não a vontade do corpo, é o poder divino que diz à doença: “Acalma-te, emudece!”
Tags: #espiritualidade #poderdoEspírito #horadaharmonia #liçãobíblica #CiênciaCristã #estudometafísico #hipnotismo #mesmerismo #necromancia #mápráticamental #ocultismo #pandemia #alcoolismo #feminicidio #fakenews #desinformação #tornado #mentemortal #segundaonda #CiênciadaMente #Ciênciadivina #pensamentocientífico #bonança #acalmateemundece #JacksonGuterres #Praticistas #Salvador #Bahia #Brasil #GrupoInformal
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor: pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Jeremias 29: 11
