Humanidade evoluída!

É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?” eis o tema semanal.

Todos os 26 temas da lições bíblicas do Livrete Trimestral da Ciência Cristã foram definidos por Mary Baker Eddy, seguindo a inspiração divina, como ela sempre fazia.

Um para cada semana do ano. Sendo, portanto, repetidos os temas, uma vez semestralmente, para cobrir as 52 semanas anuais.

O tema da lição desta semana me fascina por que sugere um tom profético, pois, na época da Sra Eddy, ainda não se encontravam os estudos científicos para o desenvolvimento da energia nuclear. E já haviam sim alguns avanços tecnológicos, e uma das questões que surgiam entre os pensadores, e que encontra eco hoje em dia, é se a evolução tecnológica faz também o homem evoluir?

Essa parece seguir sendo uma questão que merece nossa contemplação, pois, o uso da tecnologia tem servido tanto para bons propósitos, como para finalidades reprováveis e criminosas.

Enfim vamos estudar juntos nesta semana esse maravilhoso tema para descobrirmos o que é que realmente nos faz evoluir espiritualmente?

A BÊNÇÃO DOMINICAL NA IGREJA MÃE:
O Senhor te abençoe e te guarde; {Amém!}
📖 Números 6:24

Tema: É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?

A lição bíblica desta semana figura na pg 26 e 27 do LIVRETE e vai da segunda-feira, dia 14 até o domingo, 20 de dezembro de 2020.

Clique no botão para ouvir o áudio da Lição semanal no novo tema, no idioma de sua preferência:

©️ COPYRIGHT:  Os Direitos Autorais e o Copyright são de responsabilidade do sites hospedeiros das Lições Bíblicas.

Apontamentos metafísicos sucintos inspirados no tema semanal.

O presente estudo metafísico, autoral do Praticista, foi inspirado na Lição Bíblica do ©️ LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTà
Clique neste link ativo do Livrete, acima, para acessá-lo, em PDF, baixá-lo ou compartilhá-lo!

[O Livrete em PDF, é cortesia da
Sociedade Editora da Ciência Cristã, Boston]

http://www.christianscience.com/pt

 📖 📖 ENCONTRE O PASTOR: O Pastor encontra-se em todas as Igrejas, Salas de Leituras, Sociedades, Grupos Informais e sites da Ciência Cristã, bem assim no escritório de cada Praticista da Ciência do Cristo. Saiba mais sobre esse Pastor, dual e impessoal, que está junto a cada Cientista Cristão, no seu estudo individual e diário da Lição Bíblica — para renovar o ânimo, blindar, alegrar, inspirar, orientar, consolar, confortar, curar, libertar, fortalecer, ressuscitar, proteger e revelar uma nova percepção de nós mesmo na luz pura da Ciência do Cristianismo, livre de opiniões e hipóteses humanas!
Para ler mais, acesse o site oficial clicando em: O PASTOR DA CIÊNCIA CRISTÃ

REFLEXÃO METAFÍSICA, SUCINTA E COLABORATIVA, INSPIRADA NO TEMA SEMANAL 

Singelos apontamentos e experiências inspiradas no tema da Lição Bíblica. Lembrando a diretriz espiritual de Jesus: “Serão todos ensinados por Deus.”

NOTA:
CS – Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras
Sobre a notação das citações dO PASTOR:
(4) Entre parênteses: A Bíblia
[4] Entre colchetes: Ciência e Saúde

Seção 1: A nossa gloriosa pertença divina!

O versículo final desta seção é uma oração para desconstruirmos a crença coletiva de que estamos vivendo em um caos. É a citação (3) Isaías 45: 18, especificando que a totalidade divina, o fato de Deus ser Tudo-em-tudo está associada ao fato espiritualmente científico de Ele ser o único Pai, Mãe do Universo, o qual inclui o homem, a natureza, a fauna e flora, bem como toda a humanidade:

Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro.

Diante desta totalidade divina, nada pode faltar, nada precisa ser acrescentado. Diferente de filosofias orientais e tantas correntes de pensamento, bem como teorias dietéticas, fitness, etc. a Ciência Cristã, explica a simplicidade da criação da Ciência da Mente, que nos revela que: “Tudo é Mente infinita e sua manifestação infinita.” — conforme a Declaração Científica do Existir, descrita no livro Ciência e Saúde pg. 428. Realcei a citação [4] CS 68: 27-30 onde está bem explicado que a Ciência Cristã é desdobramento das qualidade e atributos divinos, em nosso cotidiano: o desdobramento do bem, da paz, da saúde e da harmonia, da pureza, da força, da energia, da imunidade, da honestidade, do progresso, do suprimento, da felicidade, por exemplo, e não um mero acréscimo ou evolução material:

A Ciência Cristã apresenta desdobramento, não acréscimo; não manifesta nenhuma forma de crescimento material da molécula à mente, e sim um emanar da Mente
divina ao homem e ao universo.

LEITURA SUGERIDAS DOS PERIÓDICOS DA CIÊNCIA CRISTÃ:
🇧🇷 🇵🇹 DO ARAUTO: Crescemos espiritualmente como o desabrochar de uma flor

🇪🇸 DEL HERALDO: Crecemos como la flor que se abre

Crédito imagem: Sputnik Brasil

Seção 2 – Não temas: Por que dEle somos!

É evidente que nos alegramos com cada avanço da tecnologia, seja qual for a área do conhecimento humano. Mas cada vez que aparece uma nova conquista, é possível ver atribuindo-se o avanço a este o aquele pesquisador, empresa, universidade, ou o responsável pela nova inventiva. Sim é preciso reconhecer o excelente trabalho e reconhecer os dedicados esforços. Entretanto, pela via da humildade científica cristã, torna-se mister dar o crédito ao desdobramento da inteligência divina, que deriva da única Mente infinita!

À luz da Ciência Cristã, tenho aprendido que é a Mente divina a única inteligência central, a qual governa, rege, sustem e mantém o universo, o homem e a natureza, tanto a flora como a fauna. Logo, quem foi que criou todos os envolvidos nas pesquisas, e deu a eles a inteligência infinita para ser refletida e desdobrada?

A citação (6) Tiago 1: 16-18 nos inspira a reconhecer a origem e causa única de todo o bem que pode haver e que a humanidade pode receber, tanto individual como coletivamente:

Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

A citação [9] CS 63: 5 tem como título marginal: “Origem espiritual

Na Ciência o homem é gerado pelo Espírito. O belo, o bom e o puro constituem sua ascendência. Sua origem não está no instinto bruto, como a origem dos mortais, e o homem não passa por condições materiais antes de alcançar a inteligência. O Espírito é a fonte primordial e suprema do seu existir; Deus é seu Pai, e a Vida é a lei do seu existir.

Desde a primeira leitura que fiz deste parágrafo, tratei de decorá-lo, isso em minha adolescência, e demonstrei muitas curas em minha própria vida, de meus filhos e colaborando com a demonstração de cura individual dos pacientes que me procuram em busca de apoio espiritual e metafísico.

Os professores da Escola Dominical reforçavam a maravilha do conteúdo prático deste parágrafo da nossa “Origem espiritual“, o qual podia ser convertido numa oração ou tratamento metafísico, colocando os verbos do parágrafo e ajustando os pronomes e concordância para a primeira pessoa do singular. E para minha felicidade ele foi abordado na Classe de Instrução Primária. Esse curso é recomendável para desdobrar nossa compreensão e prática da Ciência Cristã, e, é altamente recomendável. Para mais informações acesse no site oficial da Ciência Cristã sobre o: CURSO PRIMÁRIO DA CIÊNCIA CRISTÃ

O surgimento da esperada vacina, que pretende ensinar de modo artificial o corpo a produzir anticorpos, não muda ou acrescenta nada em minha compreensão a respeito de minha origem espiritual, tal como compreendo e tenho demonstrado do parágrafo acima.

Ao discernir minha origem espiritual perfeita e completa, compreendo e demonstro que nada pode faltar das funções orgânicas, as quais são todas regidas pela Mente divina, tais como a imunidade, a defesa, e a resposta divinamente natural à partir da consciente compreensão de nossa filiação divina, derivada do Espírito, logo somos espirituais, e, não materiais e sujeitos a qualquer tipo de contágio, ou medo de que haja vida na matéria — o oposto do Espírito.

Outrossim, com compaixão cristã, nutro uma gratidão a todos os envolvidos, especialmente as autoridades e governos, que estão colocando os interesse da saúde pública acima dos interesses políticos. E, obviamente, minha total gratidão à Mente divina por ser a única consciência, o único saber consciente, e a única inteligência central.

Neste contexto, amo essa citação da Sra Eddy do seu livro autobiográfico, Retrospecção e Introspecção:

O homem brilha com luz emprestada.

Seção 3: Isabel = meu Deus prometeu

Essa seção revisita a história de Isabel, uma senhora idosa, de ascendência sacerdotal da linhagem de Arão, a qual era estéril, e junto com seu marido também um idoso e sacerdote, eram judeus piedosos, pois, aguardavam a vinda do Messias.

Isabel vem do hebraico “elisheba“, significa “meu Deus prometeu” ou “Deus é meu juramento”. Eles eram justos e irrepreensíveis e ela era profundamente dedicada e comprometida com os mandamentos do Senhor. A única referência informacional sobre Isabel é Lucas 1, de onde foram selecionados alguns versículos para compor a citação(9), e por essa referência os cristão sabem que ela foi a mãe de João Batista, e, que era uma prima de Maria, mãe de Jesus. O anjo Gabriel apareceu a Zacarias e lhe disse:

Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará a luz um filho, a quem darás o nome de João. (9) Lc 1: 13

Isabel confiou na promessa angelical e exultou agradecida ocultando-se durante 5 meses. Já o marido não deu crédito a mensagem angelical, e, em função disto, ele foi acometido da crença de mudez, a qual cessou no nascimento de João.

O aparente milagre da gravidez de Isabel em idade avançada, o qual foi anunciado pelo anjo, é explicado à luz da Ciência Cristã, nesta seção, como uma manifestação científica de poder derivada da natureza divina [10] CS 83:12 o que está em desacordo com as religiões populares, conforme elucida a citação.

Há também a definição espiritual de “Anjo”, conforme a citação [12] CS 581: 6

ANJOS. Pensamentos de Deus que vêm ao homem; intuições espirituais, puras e perfeitas; a inspiração do bem, da pureza e da imortalidade, atuando contra todo o mal, toda a sensualidade e toda a mortalidade.

Um ponto de destaque que tenho aprendido na Ciência Cristã é buscar sempre a causalidade espiritual, ao invés de supostas causas materiais, o que em geral nos leva a pesquisar no Google: porque isto, por que aquilo, etc… Nossa inteligência é a Mente única e não uma inteligência artificial. E graças ao brilho, governar o universo e o homem em plena harmonia [14] CS 510: 27: 1 importa conhecer, compreender e demonstrar a causa espiritual conforme citação [11] CS 170: 22-24 e sob o título marginal: “Ponderar a causalidade”:

A causalidade espiritual é a única questão a considerar, pois mais do que todas as outras, a causalidade espiritual tem relação com o progresso humano.

Seção 4 – “…para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” Lc 1: 37

Nesta seção o anjo Gabriel anuncia a jovem Maria (11) Lc 1: 30, 31

… Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.

Essa gloriosa história é bem conhecida e apreciada por todos os cristãos. Maria hesitou por que ela ainda nem tinha contraído núpcias com seu noivo, José. E o anjo lhe respondeu calidamente:

Descerá sobre ti, o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente que há de nascer será chamado Filho de Deus.

Essa maravilhosa comunhão espiritual consciente de Maria com Deus é explicada nesta seção. Um senso espiritual e prático bem importante uma semana antes do Natal — que este ano promete uma abordagem e significados mais elevados do que o mero consumismo e festejos tradicionais, em virtude do alerta das autoridades de saúde. Essa concepção de Maria inspira-nos a compreender nossa origem espiritual, conforme é ponderado na citação [19] CS 29: 14-22

Aqueles que estão instruídos na Ciência Cristã alcançaram a gloriosa percepção de que Deus é o único autor do homem. A Virgem-mãe concebeu essa ideia de Deus, e deu a seu ideal o nome Jesus — isto é, Josué, ou Salvador.

Seção 5 – “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.”

Essa seção inicia com a contemplação de que Deus é fiel. E de que fomos chamados a comunhão de Cristo! Vide versículo (12)1 Cor 1:9. Se, conforme as autoridade a assepsia correta higienização é recomendada como medida preventiva, então pensemos sobre o batismo, como uma purificação completa a qual inclui uma completa assepsia mental, moral e espiritual. E o melhor de tudo é o Espírito que age nesta purificação, sem nenhuma contraindicação ou efeito colateral. Que tal compreendermos melhor esse batismo espiritual, científico e prático! Eis o significado espiritual de Batismo, revelado no Glossário, do livro Ciência e Saúde:

BATISMO. Purificação pelo Espírito; imersão no Espírito.
Preferimos “deixar o corpo e habitar com o Senhor” (2 Coríntios 5:8).

E temos oportunidade de contemplar sobre a brevidade do batismo de Jesus no Jordão, por João Batista. Diante da surpresa de João à presença de Jesus para ser batizado, Jesus respondeu (13) Mt 3: 16:

Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça.

O relato explica que Jesus saiu logo da água, e, ele viu o Espírito descendo como pomba sobre ele e uma voz celestial que ecoou:

Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

A declaração celestial acima também podemos contemporizar como uma mensagem do Cristo atemporal dizendo isso a toda consciência e coração receptivo, pois, do ponto de vista da Ciência do Cristo, todos somos os filhos amados do Princípio-Deus! As obras de cura de Jesus, nosso grande Professor, seguiam-se para a glória de Deus (14) Mt 15: 30, 31.

Foi uma destas obras de cura divina realizada por nosso amado Mestre que inspirou a cura da Sra Eddy, quando ela estava desenganada após uma violenta queda na rua coberta de gelo. Como uma incansável pesquisadora, Eddy já havia estudado todos os sistemas de curas disponíveis em sua época, teoria e prática, mas em nenhum ela encontrou o elemento divino de cura. Logo, foi após experimentar, ou demonstrar para si mesma uma cura completa, que pode ser considerada uma ressurreição, haja vista que todos os que a acompanhavam neste memorável momento, estavam aguardando o seu passamento.

A partir desta cura divina, Eddy, evoluiu e desdobrou uma profunda pesquisa de mais de 3 anos nas Sagradas Escrituras, onde ela descobriu o sentido espiritual do texto bíblico, e, compreendeu e demonstrou a cura pelo Cristo, a Ciência do Cristianismo, que ela denominou Ciência Cristã. Ao escrever o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Eddy, fez parte do cumprimento da profecia que finaliza a parte bíblica da seção (15) Habac. 2: 14 a, no que tange ao conhecimento — compreensão e prática da Ciência Cristã pela humanidade:

… a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.

A Ciência Cristã me ensinou a reconhecer uma única Mente, e que não se compara com as mentes coletivas, e correntes mentais que pretendem oprimir, rotular, segregar, ideologizar, polarizar, gerar conflitos e exaltar a matéria como sendo um suposto poder paralelo. A citação [24] CS 69: 1-5 apresenta o controle da Mente como uma Ciência demonstrável e indiscutível:

O controle da Mente sobre o universo, que inclui o homem, já não é uma questão a discutir e sim uma Ciência demonstrável. Jesus exemplificou o Princípio divino e o poder da Mente imortal, curando a doença e o pecado, e destruindo os fundamentos da morte.

Seção 6 – “És tu aquele que estava para vir?” Mt 11: 3

Na época de João Batista, mesmo ele estando encarcerado, havia uma constante inquietação, todos aguardavam a vinda do Messias, Cristo, como um desdobramento da profecia do Velho Testamento. Essa expectativa foi o que motivou João a enviar a mensagem a Jesus perguntando se ele era de fato aquele que estava para vir? (16)Mt 16: 3. E Jesus respondeu com a autoridade e realidade de suas obras (16) Mt 16: 5

… os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.

Essa inquietação de outrora também repete-se nos tempos atuais. No olhar de João a chegada de Cristo, era a chegada de alguém a ser adorado, entretanto, no olhar humilde de Jesus, o Cristo era a manifestação divina em obras de cura e salvação.

Essa contemplação evoluída do Cristo está na citação [27] CS 37: 21-26

Que os cristãos de hoje possam dar
continuidade ao aspecto mais prático daquela carreira! É possível — é até mesmo dever e privilégio de cada criança, homem e mulher — seguir em certo grau o exemplo do Mestre, pela demonstração da Verdade e da Vida, da saúde e da santidade.

Agradeço a Ciência Cristã por ter evoluído minha compreensão do Cristo, e revelar-me um Cristo como manifestação divina do bem na experiência individual. Esse desdobramento do bem tem resultado em progresso e em espiritualidade tanto em minha experiência, como de familiares, amigos e também tenho podido comprovar humildemente na vida dos que me procuram em busca de demonstrarmos juntos, em cada nova oportunidade, que o Cristo tem vindo para abençoar tanto individual como coletivamente a toda a humanidade.

Essa revelação é uma atividade universal da mente de Cristo! E assim cada aparente desafio, podemos converter numa oportunidade de confirmar que Cristo já veio e está sempre acessível, numa simples evolução mental, como a descrita na citação [30] CS 261: 4

Mantém o pensamento firme no que é duradouro, no que é bom e no que é verdadeiro e os terás na tua experiência, na proporção em que ocuparem teus pensamentos.

A Sra Eddy ao descrever sobre os primórdios da descoberta da Ciência Cristã assim define no alto de sua humildade, divina e plena, a pg. ix do Prefácio do livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras:

Hoje, embora se alegre com algum
progresso, ela ainda se encontra como discípula solícita à porta celestial, esperando a Mente de Cristo.

Eis o link para acessar a reflexão metafísica anterior: Conhece-te a ti mesmo!

Reeditado 16 dez, 11:00 – revisão, tags e reedição!

Tags: #espiritualidade #evolução #progresso #liçãobíblica #CiênciaCristã #MaryBakerEddy #batismoespiritual #JoãoBatista #CristoJesus #anunciaçãodeMaria #anjoGabriel #origemespiritual #ùnicoCriador #oEspíritocria #aMentedeCristo #Cristojáveio #curacristã #curadivina #JacksonGuterres #Praticista #Salvador #Bahia #Brasil


A verdadeira teoria sobre o universo, que inclui o homem, não está na história material, mas no desdobramento espiritual. O pensamento inspirado renuncia à teoria material, sensual e mortal sobre o universo, e adota a espiritual e imortal.

CIÊNCIA E SAÚDE p. 547: 27


Agende uma consulta gratuita hoje mesmo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.