
“DEUS, O PRESERVADOR DO HOMEM” é o tema semanal.
Há notícias de uma escalada geral da violência nas cidades, correlacionada à pandemia.
Por intermédio do estudo da Lição no tema da semana passada, não precisamos nos mesmerizar ou deixar hipnotizar por elencar supostas causas materiais para essa escalada.
O tema da lição desta semana traz respostas espirituais alentadoras e sanadoras para juntos, orarmos para que o poder do Espírito paire sobre o miasma nebuloso apresentado pela mente mortal coletiva e seu caos, no que tange ao aumento da violência. A seguinte frase da Sra. Eddy nos dá um alento consolador:
“O caos da mente mortal se converte no degrau para o cosmos da Mente imortal.”
📖 Mary Baker Eddy, A Unidade do Bem, p. 56
A BÊNÇÃO DOMINICAL NA IGREJA MÃE:
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; {Amém!}
📖 1 Tessalonicenses 5: 23 até ;
Tema: Deus, o preservador do homem
A lição bíblica desta semana figura na pg 24 e 25 do LIVRETE e vai da segunda-feira, dia 7 até o domingo, 13 de dezembro de 2020.
Clique no botão para ouvir o áudio da Lição semanal no tema: Deus, o preservador do homem, no idioma de sua preferência:
©️ COPYRIGHT: Os Direitos Autorais e o Copyright são de responsabilidade do sites hospedeiros das Lições Bíblicas.
Apontamento metafísico sucinto
O presente estudo metafísico, autoral do Praticista, foi inspirado na Lição Bíblica do ©️ LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ
Clique neste link ativo do Livrete, acima, para acessá-lo, em PDF, baixá-lo ou compartilhá-lo!
[O Livrete em PDF, é cortesia da
Sociedade Editora da Ciência Cristã, Boston]

📖 📖 ENCONTRE O PASTOR: O Pastor encontra-se em todas as Igrejas, Salas de Leituras, Sociedades, Grupos Informais e sites da Ciência Cristã, bem assim no escritório de cada Praticista da Ciência do Cristo. Saiba mais sobre esse Pastor, dual e impessoal, que está junto a cada Cientista Cristão, no seu estudo individual e diário da Lição Bíblica — para renovar o ânimo, blindar, alegrar, inspirar, orientar, consolar, confortar, curar, libertar, fortalecer, ressuscitar, proteger e revelar uma nova percepção de nós mesmo na luz pura da Ciência do Cristianismo, livre de opiniões e hipóteses humanas!
Para ler mais, acesse o site oficial clicando em: O PASTOR DA CIÊNCIA CRISTÃ
REFLEXÃO METAFÍSICA, SUCINTA E COLABORATIVA, INSPIRADA NO TEMA SEMANAL
Singelos apontamentos e experiências inspiradas no tema da Lição Bíblica. Lembrando a diretriz espiritual de Jesus: “Serão todos ensinados por Deus.” Outrossim, na Ciência Cristã, compreendemos melhor a medida que vamos praticando o que vamos aprendendo, passo a passo a Verdade, que é uma revelação que irradia a cada dia, na consciência receptiva dos buscadores da Verdade!
NOTA:
CS – Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras
Sobre a notação das citações dO PASTOR:
(4) Entre parênteses: A Bíblia
[4] Entre colchetes: Ciência e Saúde
Texto áureo | 1 Samuel 22: 2, 3
… O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; … Ó Deus, da violência tu me salvas.
Para além da pandemia e de todos os ilustres esforços das autoridades e comunidade científica global, no Brasil, parece estar ocorrendo uma escalada da violência, a qual tem sido estampada nos noticiários locais. O racismo, o feminicído, o alcoolismo, a exploração infantil, a expansão do tráfigo de drogas — este relacionado a soltura de presos e uma disputa de poder entre facções criminosas — o que está levando também esse tipo de mazela para as cidades do interior e gerado intenso tiroteio que aterrorizam moradores das favelas. Outro desafio é a corrupção das milícias que exploram meios ilícitos, oferecendo um tipo de proteção armada ilegal para locais onde o poder público não consegue realizar um trabalho presencial e preventivo. O império do medo e da opressão parece fazer dos moradores de favelas revéns, e, ceifar vidas inocentes.
O versículo do texto áureo, dá o tom desta lição que nos oferece respostas espirituais para os prementes problemas da violência urbana e doméstica. A tendência humana é buscar refúgio e blindagem com recursos materiais, ou, um tipo de bolha de segurança, seja na área militar, seja na proporção do nível social dos cidadãos, mas isso não é uma solução robusta e de maior alcance, como a solução da espiritualidade. A consciência do bem, sempre ativa e atuante, graças ao poder e presença do Cristo, é uma potência e competência espiritual e divina, a qual renova a esperança de dias melhores que beneficia a todos, amplamente, e sem exclusão. O tema, em si, já nos dá uma gloriosa luz, pois é: “Deus, o preservador do homem“

Seção 1: “Se forte e corajoso; não temas…”
O suposto poder humano, seja institucional, ou o que se conhece como “poder paralelo” é ineficaz para proporcionar uma consciência de segurança mais elevada e mais ampla, que alcance a todos, inclusive as tais “comunidades invisíveis”, tais como as remanescentes populações indígenas e quilombolas.
Aprendi com o estudo e prática diária da Ciência Cristã, que nossa segurança é espiritual, e, é um legado, um direito divino, natural, a qual deriva de nossa origem: o Princípio-Deus, o Amor divino, do qual somos a expressão completa, o reflexo e imagem fiel. Logo, a segurança, no olhar metafísico, não é algo externo, algo a ser garantido por uma instituição, um Estado, ou um grupo organizado.
Não consintamos em cair na tentação de ser um elo na corrente do mal, por exemplo: a pirataria, o contrabando, os tais gatos de luz e Internet, são parte de um caos da mente mortal que lava o dinheiro captado por aqueles que não tem a consciência do ilícito, na compra de armas, assaltos a banco, e tantos outros atos criminosos perpetradores de violência nas áreas urbanas. A esse caos, ou trevas do “erro organizado”, o versículo da citação (4) Salmos 18: 28-30 fazes nos traz luz, alento e conforto espiritual, por que revela o escudo divino disponível a todos os que buscam refúgio em Deus:
… fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas. Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.
A citação [2] CS 6: 18-19 traz a consciência espiritualizada e divina do Amor, que é nossa única garantia de proteção infinita, onipresente, onipotente, onisciente e que inclui omnivisão, isto é toda a visão:
“Deus é Amor.” Mais do que isso não podemos pedir, mais alto não podemos olhar, mais longe não podemos ir.
O estudo diário e consciente da Lição Bíblica nos faz pensar que, como reflexo do Amor, estamos sempre protegidos, por que inexiste separação entre o Princípio-Deus e Seus filhos amados. Logo, sentimo-nos em segurança quando conhecemos melhor Deus, como Amor infinito, e, a nós mesmos, como efeito da única Causa — essa lei divina aplica-se para todos, sem exceção!
Para suscitar essa busca de autoconhecimento — “Conhece-te a ti mesmo” que a lição sugere me mais de uma seção, sugiro um artigo para reforçar a compreensão da nossa inseparabilidade divina da Causa/efeito, em espanhol: Si comprendemos causa y efecto, nuestra oración sana

Seção 2 – O Salmos 91!
Não saberia dizer quantas vezes recorri ao Salmos 91 e graças a luz do sentido espiritual apresentado pela Ciência Cristã, pude comprovar a infinita proteção divina. Vamos aproveitar que nesta seção ele aparece quase na sua integralidade, e, aprender novos significados espirituais, oportunizados por nosso amado e único Pastor – A Bíblia em conexão com o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.
A citação (8) Isaías 54: 17 nos inspira a orar pensar e protestar contra a sugestão mental agressiva das tais “balas perdidas” que colhem vidas de inocentes, nos tiroteios e fogos cruzados nas favelas:
Toda arma forjada contra ti não prosperará, toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor.
Na juventude, como aluno regular de uma Escola Dominical da Ciência Cristã, na Primeira Igreja de Cristo, Cientista, de Porto Alegre, estava desejando arrumar um emprego, mas não estava muito fácil, uma vez que eu não tinha experiência. Foi então que como resultado de oração, recebi um convite do então Delegado de Divulgação da Ciência Cristã, função hoje denominada de Comitê de Publicação, para trabalhar meio turno como Secretário do Comitê, atuando na parte burocrática. Foi uma resposta divinal do infinito Sustentador, Deus, as minhas orações, pois o escritório ficava a uns 5 km de onde eu morava. Foram quase 2 anos de muito aprendizado neste trabalho de meio turno, sem carteira assinada, mas muito apreciado.
Então economizava o que recebia indo e voltando a pé! Num daqueles dias, durante a ida, uma dupla emparelhou comigo na caminhada. Minha inocência espiritual, não permitiu-me categorizá-los como dois assaltantes. Lá pelas tantas um deles perguntou: “E aí parceiro, tens uma grana para nos dar.”
Minha resposta foi: “Olha amigo, o que eu tiver na carteira de grana eu te darei.” E assim fiz. Eles agradeceram e ainda teceram alguns elogios e foram embora. Cabe realçar que a sabedoria divina me ensinou a andar com pouco dinheiro na carteira, e, o que tinha era um valor pequeno.
O importante é frisar, que graças a minha compreensão da Ciência Cristã, eu sabia que um assim rotulado socialmente, de ladrão, um assassino, etc… é um rótulo falso, e que não condiz com a realidade espiritual de uma ideia de Deus, o reflexo do Amor, que cada um de nós é! E em momento algum, demonstrei medo, ou perdi a calma e a tranquilidade, continuei a caminhar e orar, na medida que me foi possível naquele momento tenso, no qual eles me acompanharam por cerca de 1 Km, conversando um papo suspeito.
A citação [12] CS 571: 17 resume de modo inspirador como os anjos me ajudaram a superar a situação acima, o parágrafo no livro Ciência e Saúde tem como título marginal: “A armadura da natureza divina“
A todo momento e em todas as circunstâncias, vence tu o mal com o bem. Conhece-te a ti mesmo, e Deus te dará a sabedoria e a ocasião para teres a vitória sobre o mal. Revestido com a armadura do Amor, tu não podes ser atingido pelo ódio humano. O cimento de uma humanidade mais elevada unirá todos os interesses na natureza divina, que é una e única.
Leitura sugerida:
DO ARAUTO: Vá e leia o Salmo 91!
DEL HERALDO: ¡Vaya y lea el Salmo noventa y uno!
Seção 3: “Jesus, passando por entre eles, retirou-se…” (Lc 4: 30)
Esta seção traz um momento muito tenso, em que nosso amado Mestre, estava sendo ameaçado por um grupo de opositores, que pretendiam lhe jogar do alto de um precipício, no monte em que a cidade fora erguida, para onde ele foi levado, com violência. As respostas perfeitas e inspiradas de Jesus, a todas as provocações, num tipo de comunicação não violenta, e que realçava suas obras, causaram revolta em seus perseguidores, o que motivou o ódio e a raiva coletiva. Entretanto, o relato finaliza desta forma:
Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se.
Este episódio de extrema violência contra o homem mais justo e que melhor demonstrou o Cristo, sempre me intrigou. Uma vez, como aluno da Escola Dominical, estávamos trocando ideias sobre o modo aparentemente espetacular como Jesus se livrou desta ameaça a sua integridade física. Uma boa resposta veio na citação [15] CS 494: 5-11, 16-20, o primeiro parágrafo sob o título marginal: “O Amor divino é inesgotável”
Não será uma espécie de heresia acreditar que uma obra tão grandiosa como a do Messias tenha sido realizada para si mesmo ou para Deus, que não precisava da ajuda do exemplo de Jesus para preservar a harmonia eterna? Mas os mortais sim, necessitavam dessa ajuda, e Jesus lhes apontou o caminho. O Amor divino sempre satisfez e sempre satisfará a toda necessidade humana.
O título marginal da segunda parte da citação acima, linhas 16-20 tem como título marginal: “A razão e a Ciência” inspira-me uma resposta plausível à minha curiosidade de como Jesus conseguiu livrar-se daquela turba descontrolada que queria lhe tirar a vida, sem reagir, sem dar um grito, sem se desesperar. Ele mantinha o pensamento tão elevado que ele era único naquele incidente que tinha razão, mas também ele podia contar com a segurança da Ciência divina a seu favor, não como um “milagre” mas como a graça do Amor que atendeu a sua necessidade extrema. Eis a citação:
O milagre da graça não é milagre para o Amor. Jesus demonstrou a incapacidade da corporalidade, bem como a capacidade infinita do Espírito, ajudando assim o errôneo senso humano a fugir de suas próprias convicções e a procurar segurança na Ciência divina.
A seção, na parte do Ciência e Saúde, oportuniza recursos espirituais para orarmos contra a crença de perseguição e de que possamos estar separados de Deus.
Leitura suplementar:
DO ARAUTO: Um alvo fora de alcance
DEL HERALDO: UN BLANCO FUERA DEL ALCANCE

Seção 4: “… onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.”
Esta seção aborda o poder libertador do Amor para destruir toda a forma de escravidão.
Dentre os significados do verbete: “Escravidão” está: “Estado da pessoa que está completamente dependente de um amor, de uma paixão, de um hábito ou vício: a escravidão do álcool.”
Não só as histórias bíblicas, mas também a história do Brasil e do mundo, a escravidão é um ponto de opressão, abuso de poder e um desrespeito à vida, a dignidade e a liberdade humana.
Entretanto sabemos que há um tipo velado de escravidão mental, como por exemplo: relações humanas tóxicas, os vícios, a dependência de drogas, álcool, etc.
Essa seção aborda de modo glorioso, salvador e libertador, sobre nossa liberdade espiritual, inata como filhos de Deus, que já temos e podemos demonstrar agora!
Fiz um recorte de citações do livro Ciência e Saúde que foram selecionadas para compor os textos correlativos desta seção, que realço abaixo:
O poder de Deus traz libertação ao cativo. Nenhum poder pode resistir ao Amor divino. (…)
A Verdade liberta o homem. (…)
O Amor é o libertador. (…)
Ao discernir os direitos do homem, não podemos deixar de prever o fim de toda a opressão. A escravidão não é a condição legítima do homem. Deus fez livre o homem. Paulo disse: “Nasci livre”*. (…)
Cidadãos do mundo, aceitai a “gloriosa liberdade dos filhos de Deus”*, e sede livres! Esse é vosso direito divino.
Essa seção da lição traz a luz nossa “Liberdade inata” que é um dos títulos marginais do parágrafo acima.
Seção 5: Somos escolhidos por Deus para minorar o mal.
Essa seção menciona uma parte da conversão de Saulo: de um perseguidor do Cristianismo a um célebre Apóstolo do Cristianismo. Após sua cura da cegueira e ficar cheio do Espírito Santo, virou um alvo dos judeus daquela época, que eram perseguidores e opositores do Cristianismo. O objetivo deles era matá-lo. A ação e proteção divina atuou de modo a proporcionar uma fuga espetacular de Saulo de uma emboscada planejada. O versículo da citação (19) 2 Tim. 4: 18 resume esse cuidado divino, sempre presente:
O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, a glória pelos séculos dos séculos.
E pensei em realçar as 2 citações finais [26] CS 91:4 e [27] CS 450: 20-22
Livremo-nos da crença de que o homem esteja separado de Deus, e obedeçamos unicamente ao Princípio divino, à Vida e ao Amor. Esse é o grande ponto de partida para todo verdadeiro crescimento espiritual.
O Cientista Cristão se alistou para minorar o mal, a doença e a morte; e os vencerá por compreender que eles são o nada, e que Deus, o bem, é Tudo.
A citação abaixo de um ilustre Pensador alemão e Teatrólogo célebre, Bertolt Brecht, me pareceu bem apropriada e sugestiva a nossas lutas diárias:
Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.
🖋Bertolt Brecht

Seção 6: A promessa divina do fim da violência!
É possível por fim a toda forma de violência?
Essa seção oferece uma resposta espiritual à luz da Ciência do Cristo a luta justa contra minimizar e neutralizar a violência, uma delas está no versículo final da citação(21) Sl 37: 31 ao descrever a herança dos justos: “No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.”
E um realce a promessa de Isaías, que é alentadora na citação final (22) Isaías 60: 18:
Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou ruínas, nos teus limites; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor.
As citações do livro Ciência e Saúde nesta seção oferecem respostas certeiras que respondem a pergunta do final da violência, um deles, é sobre a consciência de que só existe uma Mente, na citação [31] CS 467: 8-13, onde a Sra. Eddy escreve:
Deve-se compreender plenamente que todos os homens têm uma Mente única, um único Deus e Pai, uma única Vida e Verdade e um único Amor. O gênero humano se tornará perfeito à proporção que esse fato ficar evidente, as guerras cessarão e a verdadeira fraternidade do homem será estabelecida.
A luta para preservação da vida diante da escalada da violência, é algo que começa dentro do lar e nas famílias. É um saber consciente, uma só consciência, que também conhecemos na Ciência Cristã, como uma Mente única, aquela Mente que também havia em Cristo. A Sra Eddy refere-se a vinda da Mente de Cristo no Prefácio, p. ix, do Ciência e Saúde:
Hoje, embora se alegre com algum progresso, ela ainda se encontra como discípula solícita à porta celestial, esperando a Mente de Cristo.
Em uma ocasião a Sra. Eddy declarou:
“Amados Cientistas Cristãos, conservai vossa mente tão cheia da Verdade e do Amor, que o pecado, a doença e a morte nela não possam entrar. É claro que nada se pode acrescentar à mente que já está cheia. Não há porta pela qual o mal possa entrar, nem espaço que o mal possa ocupar na mente repleta do bem. … E não só vós estais protegidos, mas também todos aqueles sobre os quais repousam vossos pensamentos, são dessa forma beneficiados.”
Mary Baker Eddy. The First Church of Christ, Scientist, and Miscellany [A Primeira Igreja de Cristo, Cientista, e Vários Escritos], p. 210
Fonte: IMUNIDADE AO CONTÁGIO, 12. Sociedade Editora da Ciência Cristã, Boston, MA, EUA, 2020.
📖 📖 Link para o comentário da semana anterior: Causa única e efeito único
Reeditado 7 dezembro, 15h – revisão geral.
O Amor divino é infinito. Portanto, tudo o que realmente existe está em Deus, é de Deus, e manifesta o Seu amor.
CIÊNCIA E SAÚDE p. 340: 11
