“… o pecado [e] o sofrimento finalmente cairão aos pés do Amor eterno.”

Créditos: Canva Pro, e, o conteúdo produzido por Jack’s Arts ©️2023

Na parábola do filho pródigo (Lucas 15: 11-32), após esse filho gastador, ter consumido tudo o que possuia, ele chegou no fundo do poço, tendo que ir cuidar dos porcos — par os judeus, os porcos significavam a condição mais impura, e, quem lidasse com eles tenderia a contaminar-se. Entretanto, tal situação degradante, fez com que ele cai-se em si, e reconhecesse seu erro: ““Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.” (vv. Lucas 15: 18, 19) Como sabemos do restante da parábola, seu pai o avistou de longe, correndo abraçou e o beijou, simbolizando o Amor divino e Sua eterna misericórdia,e compaixão por todos os Seus filhos amados: você, eu, toda a humanidade. A Sra Eddy, a Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã e autora do seu livro-texto leciona, com maestria e precisão matemática:

Tal como na Idade Média, os arautos eram os transmissores das mensagem oficiais do reinado, diretamente para o povo, a quem as mensagens eram endereçadas, A Sra Eddy idealizou os periódicos da Ciência Cristã, como mensageiros atuais, que transmitem mensagens espirituais, divinas e impessoais, as quais vertem do reino da espiritualidade cristica que inspiram seus autores, diretamente aos leitores. Tais mensagens celestiais são como anjos — que a Ciência Cristã explica serem pensamentos de Deus. Com base no quanto já colhi de graça e bênção da leitura dos periódicos fundados pela Sra. Eddy, sinto que são como tocar a orla da vestimenta de Cristo, ou, como o reino do céu, que desdobra harmonia, espirituaiidade cristica, cura e salvação, aos quais são direitos divinos abertos, aos quais, todos podemos ter acesso, e, vivenciar, livremente.

O resultado passível de demonstração é a salvação do pecado, da doença e até da crença em mortalidade — não só na morte física, mas também qualquer ruína mental e física, e na crença de fim de que um bem dado pelo Espírito, como a própria Vida, possa esgotar-se neste plano de existência. Aos que amam a lei divina, cumprem os Seus Mandamentos, os Salmos são claros em reverberar que, de nenhum bem podem ser privados aos que andam em retidão. Dentre esse bem e graça divinal, está a tão almejada e necessária paz interior e exterior, a paz de Deus. Outrossim, a satisfação real, brota da felicidade espiritual, que todos já incluimos como parte de nosso existir espiritual. Tal reconhecimento, supera a sugetão agressiva da mente mortal de que exista um suposto prazer na matéria, num copo de cerveja, cachaça, licor, etc, nas drogas, no uso do cigarro, etc, no sexo depravado, sem amor, o compromisso com a felicidade do conjuge, e à moral do casamento e relações estáveis — a fidelidade e compreensão mútuas. Esta citação do livro Ciência e Saúde oferece um alento espiritual e um suporte espiritual eficaz:

O artigo supra mencionado (*), em especial a resposta, sábia e compassiva, da Sra Eddy ao seu aluno, ajudou-me a seguir trabalhando pelo meu contínuo perdão! Realçando que, na Ciência Cristã, é o perdão de Deus, o melhor e mais eficaz perdão, por que ele destroi o pecado, e, salva, ou liberta o pecador, totalmente. Aprendi que orar e demonstrar esse perdão divinal, é, algo que requer persistência, perseverança e dedicação, e é aplicável ao cotidiano. Nesta trilha, abençoada pelo Amor divino, descobrimos outras duas qualidades divinas que nos abençoam, na relação com os outros, a humildade e a compaixão. Como resultado final, superei a crença de desmerecimento, e, reconheci que o amor de Cristo, nunca nos abandona, pois como diz o Apóstolo Paulo: “Cristo é tudo em todos“! ( Col 3: 11 )

A lição bíblica do LivreteTrimestral da Ciência Cristã, da semana pasada, revisitou o tema: “A doutrina da reconciliação” esse tema também foi e tem sido relevante em minha luta e vitória contra o sensualismo, ao longo de toda a jornada, pois, embora tenha superado-o com o suporte metafísico da Ciência Cristã, as ideias renovadas que cada tema. reveladas nestas Lições Bíblicas, oferecidas semanalmente, servem para ampliar e fortalecer nossas compreensão e demonstração de nossa liberdade espiritual, humildade, satisfação espiritual e santidade — explicado na Ciência Cristã, como um estado mental, ou consciência livre de pensamentos erráticos, ou enganos pecaminosos. Neste contexto a expiação prática, se insere, conforme podemos ler e estudar na sua seção 5, eis aqui uma recordação de uma das citações utilizadas no estudo semanal, que fecha com chave de ouro este artigo:

Finalmente, gratamente gostaria de compartilhar que graças ao estudo e prática da Ciência Cristã foi fácil e tranquilo, não gostar e com sabedoria recusar o uso de bebidas alcóolicas, assim como rejeitar fumar cigarro, maconha, ou consumir qualquer tipo de drogas alucinógenas, sejam lícitas ou ilícitas, oculta ou socialmente consumidas! Todos os vícios são da carnalidade e não do Espírito. São formas de sensualidade e mostram a vontade descontrolada do ego humano, do qual aprendemos a renunciar em harmonia com a vontade de Deus e amor despreendido ao próximo. Essa é uma demonstração de real satisfação, alegria e prazer, livres de pecado! Podemos contar sempre com a força moral do Espírito, que é um desdobramento natural da lei de Cristo, atemporal e Seus anjos — qual seja, a destruição do pecado, a própria salvação individual e universal para todos!

Mas por conta desta grata demonstração devo relaxar? A melhor resposta podemos encontrar na recomendação de Cristo Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41

Podemos, em espírito de oração, como felizes seguidores de Cristo, na vida diária, orar com a lei do Amor, que tira o homem do chafurdar na lama do ódio, dos vícios, da cobiça, e do ímpeto da vingança, que vê na guerra, alguma vantagem, e, volta-se para o Pai, Mãe, único, eterno e universal, o qual nunca nos deixa longe da vista. A citação abaixo de Mary Baker Eddy, resume bem a infinta misericórdia e compaixão que não só ama os inimigos, como colabora para seu progresso espiritual:


Jackson Guterres, CS
Praticista da Ciência Cristã,
Salvador, Bahia, Brasil
Contato: Praticista Jack

Publicado em 16 de outubro 2023
Revisado em 13 de maio 2024

Publicado por Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.

4 comentários em ““… o pecado [e] o sofrimento finalmente cairão aos pés do Amor eterno.”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.