Reconcilia-te com Deus!

Autoria: Jackson Guterres, CS

E SERÃO TODOS ENSINADOS POR DEUS” –JESUS

Texto áureo – 1 Coríntios 8: 6
… para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

[ Livrete Trimestral da Ciência Cristã | ©️CSPS ]

Um só Deus, um só Pai-Mãe universal, implica num só Cristo – a consciência que manifesta nossa fusão com o Princípio-Deus! É o 1º Mandamento, e, portanto, se um cristão não tem esse reconhecimento, consciente e primordial, como uma lei divina, imprescindível à prática cristã é melhor não considerar-se como um seguidor do Cristianismo. Seguir o Cristo requer pureza mental e humildade para só ter a doutrina do “Eu e o Pai somos um” e a religião (religare emlatim) do Amor, sem dogmas, sem ritos, sem adoração pessoal, ou fanatismo.

Alude também a um sentido espiritual de pertença cristã, ou seja, nosso pertencimento à Deus, pois não somos separados pela inimizade, estrangeiros (refugiados) somos sim: “,,,concidadãos dos santos e membros da família de Deus,” (Ef 2: 19) — uma só família universal que vive em paz e harmonia!

Notaram que todas as seis seções desta gloriosa Lição Bíblica, aborda sobre Cristo Jesus, e a Seção 1 traz uma definição simples, direta e bem prática do significado espiritual de Cristo!

Em todas as 6 seções notem e realcem o aparecimento d3 um dos 7 sinônimos divinos — o mais impactante, vibrante e o mais apreciado: o Amor! Bom para correlacionarmos a reconciliação com a lei do Amor e “a religião do Amor” — expressão que a Sra Eddy usa para referir-se a religião que Jesus estabeleceu no livro Ciência e Saúde!

Nossa inseparabilidade de Deus é incontestável.

Qualquer tipo de mal, seja ele físico, mental, espiritual, emocional, relacional – inclua-se nesse as guerras – social ou psicológico, tem como pano de fundo uma absurda fake newsum boato metafísico e anticristão – de que possamos ter uma existência, supostamente, separada de Deus,

A citação abaixo eleva nossa consciência com a luz de Cristo, atemporal, o espírito da Verdade – a pura espiritualidade crística – que revela nossa unidade espiritual com o Espírito, a qual jamais pode ser rompida, seja qual for o plano de existência!

Para dar um início a essa reflexão, inspirada no tema: “A doutrina da reconciliação“, penso que por hoje já bastaria, se simplesmente, mantivermos essa consciência de nossa inseparabilidade do Princípio-Deus, donde viemos e, por intermédio de quem existimos e somos a imagem fiel do Deus fiel. Essa fato espiritual, compreendido e demonstrado, nas experiências mais simples do cotidiano, já será um ótimo ganho! Fique a vontade para voltar a esta webpágina, ao longo da semana, pois, conforme a inspiração, a ideia é compartilhar mais algumas reflexões!

Reflexão metafísica Seção 1: O Tudo-em-tudo é um, porque só existe um Tudo!

“Um” “uno” “único” dão o tom do texto-áureo e podemos perceber na Seção 1:

“… há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens; Cristo Jesus, homem,”
[5] 1 Tim. 2: 5 há

Deus é uno. Ele é uno porque é Tudo.” 
[1] CS 267: 6

Esse “Um” expressa-se e é representado por uma única família universal. Vide a leitura alternada, que declara que somos: “… concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,…”

⚠️ Cuidado com os supostos bloqueios mentais/espirituais que sugerem uma suposta cegueira e/ou objeção às coisas do Espírito – isto é, nossa perene unidade com o Espírito infinito e sempre presente!

Por causa de tais bloqueios da mente mortal (mentes coletivas, ou senso material, filosofias, opiniões, achismo, negacionismo, preconceito, fanatismo, etc) e do ego humanos, talvez não se consiga contemplar essa unidade celestial toda e ter familiaridade com ela. Por exemplo, se aceitarmos a teoria escolásticas de um Cristo morto, inerte e estampado no crucifixo e da crença em santos de madeira ou de barro! Graças a Ciência Cristã, compreendi que a imagem de Jesus crucificado na cruz, não é o clímax ou momento final de sua carreira terrena. O melhor símbolo é a cruz e a coroa, pois representam sua real vitória — a vitória da Vida eterna, do Cristo demonstrado, o qual venceu a morte, o túmulo, e o ressuscitou, Essa parte da história está na lição desta semana, resumidamente, apresentando uma sagrada correlação com a reconciliação!

Nesta seção há um conceito de Cristo, que é espiritual e bem prático, o qual por seu brilho, ofusca e neutraliza o senso material acerca de nosso amado Mestre e Modelo, Cristo Jesus, que todos podemos seguir demonstrando no cotidiano, fazendo as mesmas obras:

“O Cristo é a ideia verdadeira que proclama o bem, a mensagem divina de Deus aos homens, a qual fala à consciência humana.”
[2] CS 332: 9-11 

Não me sinto à vontade quando alguma instituição humana refere-se a algo do tipo: “somos uma família” — por que, ao nível humano as famílias têm suas diferenças e, por vezes, conflituosas!  E por vezes, quando se usa esse mote, é possível que algumas pessoas possam não sentir justamente o pertencimento pretendido. As pessoas podem estar em diferentes estágios de progresso e podem supor que ainda não “merecem” ser da família desta instituição ou daquela! Deus e Sua família, única e universal, harmoniosa, unida, pois é uma unidade familiar sem fronteiras, sem limites, haja vista, que tal como o Sol, todos os Seus filhos, são Seus reflexos == todos somos tal qual raios de sol que emanam de uma mesma fonte que só ´pode irradiar o “Amor que se reflete em amor.”

Essa família do único Espírito, é espiritual, não tem elos materiais, não necessita de meritocracia, nem reconhecem nenhum tipo de clãs de privilegiados, disputa de poder e controle sobre outros ou, famílias fechadas com brasão de representação genealógica ancestral, sentimentos negativos, crenças de dependência, críticas, julgamentos, inimizades, afastamento/separações, cancelamentos, inveja, fofocas, etc. etc.

[3] Ciência e Saúde 515:21 – “Homem é o nome de família para todas as ideias — os filhos e as filhas de Deus. Tudo o que Deus dá se move de acordo com Ele, refletindo o bem e o poder.

Entretanto, na Seção 1, temos um nome de família comum: “homem” — no sentido de nossa existência espiritual como reflexos do Principio-Deus! Compreendo isso bem evidente na citação [3] CS 515: 21

Homem é o nome de família para TODAS as ideias — os filhos e as filhas de Deus. Tudo o que Deus dá se move de acordo com Ele, refletindo o bem e o poder.” (Grifo meu)

[4] Somos a “imagem fiel de Deus” veio-me ao pensamento comparar esse fato científico como quando se diz na Arquivologia que um registro fiel é uma reprodução fidedigna ao original e sem nenhuma inconformidade!

[6] Jesus despersonaliza seu ensino, diferente de todos os teóricos que chamam para si a autoria! E por essa razão Jesus, “nosso grande Professor” (Eddy) nos ensina que para fazer a vontade de Deus, temos que conhecer a respeito da  doutrina! Uma boa introdução ao tema onde temos a feliz oportunidade de aprender  “A doutrina da reconciliação”!

[7] No meu olhar, essa seção encerra com uma bênção de MBE em relação a nossa unidade com Deus e o requisito diário de que Sua vontade seja universalmente feita! Regozijamo-nos por essa consciência elevada, na qual inexistem conflitos bélicos de injustas e insanas guerras!

Há uma referência ao batismo nesta seção na citação [3] da Bíblia – Existe batismo na Ciência Cristã? SIM, existe mas não no sentido de um ritual. Está bem expresso em Mc 1: 8, perto do dia que Jesus foi batizado, seu amigo João Batista disse: “Eu tenho batizado com água; ele, (Cristo Jesus) porém, vos batizará com o Espírito Santo.” (Grifo meu)

Interessante refletirmos no “batismo do Espírito” como algo livre de ritos e rituais materiais, mas como uma sagrada e constante união, e/ou momento de gloriosa reconciliação!

SEÇÃO 2 – Amor perfeito!

Citação [6] BÍBLIA – ARA 1993 ©️SBB

10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.

Essa lição inspira-nos que para compreender e viver a reconciliação diária, temos que desapegar-nos das tais preferências do ego humano, para expressar o amor do Amor, aquele amor puro que só quer fazer o bem ao próximo, como uma demonstração daquilo que compreendemos do Amor infinito!

[6]E o que é correto fazer diante de alguém que comete um erro, uma falta ou um deslize? A regra é clara: vide [8] Gálatas 6: 1, 2 e sugere reconciliarmos nossos conceitos de compaixão, perdão e humildade diante de Cristo que veio “para destruir as obras do diabo” — isto é para cumprir a missão reformadora e restauradora do Amor universal e infinito.

[7] Aqui revisitamos a história da pronta regeneração de Zaqueu. Independente do falatório da sociedade que punha em dúvida a reputação de Jesus por que aceitou hospedar-se na casa deste fariseu, mal visto pela sociedade como um impiedoso cobrador de impostos, O efeito reformador de Cristo foi tão impactante, que o fariseu reconheceu seu erro, pois declarou a Jesus que restituiria quatro vezes quando houvesse defraudado alguém.

“… o encontro de Cristo Jesus com um publicano chamado Zaqueu. Esse episódio me ensinou uma lição importante. Assim como outros coletores de impostos daquela época, Zaqueu enriquecera cobrando tributos excessivos dos habitantes da região, tirando uma parte para si mesmo. Não era ético, mas era uma prática comum e, até encontrar Jesus, Zaqueu não julgava estar em débito com ninguém. O resultado desse encontro com o Cristo, porém, foi que ele não só reconheceu sua dívida, como também declarou-se disposto a restituir quatro vezes mais àqueles que tivesse defraudado.” [Excerto do artigo “Perdoar ao nossos devedores” ]

[8] Ciência e Saúde — a lei do Amor está sempre em ação e põem fim as guerras e ao terrorismo de Estado que comete crimes nas zonas de guerras!

[9] CS – aqui contemplamos o fim do pecado e seu aliado: o sofrimento.

[10] Numa alegoria do peixinho que resolveu dar um salto para fora d’água, ao sentir um sofrimento angustiante, por não poder mais respirar, a lei da gravidade o salva, pois ele retorna em queda livre para uma imersão no ambiente em que ele tem seu viver natural e normal. Assim, vivemos no oceano do Amor infinito. e, quando algo pretende nos afastar deste ambiente ideal ao viver, onde flui paz, harmonia, completude, perfeição, a lei de Cristo == a lei do Espírito — nos resgata e nos salva.

SEÇÃO 3 – A reconciliação é uma evidência de nossa inseparabilidade do Amor.

[10] A ligação espiritual e inquebrantável do homem com Deus, manifestada pelo Cristo é o ultimato — o fim do pecado! Não seria a guerra um tipo de pecado contra a paz e o bem da humanidade!?
Pode algo nos separar do amor de Deus? Resposta na citação [10] da Bíblia!

Dica: A leitura do artigo dO Arauto: “Curar enfermos… Purificar leprosos.

SEÇÃO 4 – No reino do Amor inexiste ovelha perdida; só existe ovelhas encontradas!

[.19] Ciência e Saúde p. 304:9  Esta é a doutrina da Ciência Cristã: que o Amor divino não pode ser privado de sua manifestação, ou objeto; que a alegria não pode ser convertida em tristeza, porque a tristeza não tem domínio sobre a alegria; que o bem jamais pode produzir o mal; que a matéria jamais pode produzir a mente, nem a vida resultar na morte. O homem perfeito— governado por Deus, seu Princípio perfeito — é isento de pecado e é eterno.

As vezes podemos ter a impressão de que existem muitas ovelhas perdidas ou desgarradas, a sugestão mental agressiva pode até sugerir que possamos ser uma delas! Mas isso não é nenhum problema ou empecilho ao amor de Cristo, que sempre nos desperta dos pesadelos da matéria, da crença de afastamento do pecado, para a absoluta realidade do “propósito de sermos semelhantes a Cristo”! A citação de nossa Amada Líder supra é uma bênção de que somos um com Deus —- portanto, reconciliados com Ele,’ livres das crenças de erros e enganos do passado!

Sempre amei a Igreja e segui seus ensinamentos, pensando que ela seguia o Cristo; mas se o púlpito impede que as pessoas avancem no propósito de ser semelhantes ao Cristo, e rejeita o Cristianismo apostólico, na tentativa de estereotipar a Verdade infinita, é motivo de gratidão poder continuar sozinha no caminho reto e estreito; é motivo de gratidão que, nas palavras de Wendell Phillips,” um com Deus é maioria”. [Escritos Diversos p. 245: 23]

Nada pode nos afastar de Deus, nem a crença na morte, como lemos nesta seção 4, 5 e 6 que revisitam, brevemente, a promessa de Jesus com relação a sua perseguição, a tentativa de morte e sua ressurreição, respectivamente.

SEÇÃO 5: Jesus ora por todos estabelecendo nossa unidade — todos seja UM com o Pai e com Cristo!

​[14] 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós.

[22] Ciência e Saúde p. 203:33 – Deus, o bem divino, não mata o homem a fim de lhe dar a Vida eterna, pois somente Deus é a vida do homem. Deus é ao mesmo tempo o centro e a circunferência do existir. O mal é que morre; o bem não morre..

SEÇÃO 6: Reconcilia-te!

[21] 2 Coríntios 5:20 2º Em

​20 Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.

É o Cristo que nos reconcilia com Deus!

[27] Ciência e Saúde p. 45:16 
Glória a Deus e paz aos corações em luta! Cristo removeu a pedra que obstruía a entrada da esperança e fé humanas e, pela revelação e demonstração da vida em Deus, elevou-as à unificação possível com a ideia espiritual de homem e seu Princípio divino, o Amor.

[postado 12 out, 17h]

Visite a nova 🔗 página inicial desse site que é dedicado à minha prática pública da Ciência do Cristianismo e sua espiritualidade cotidiana, se você ainda não viu.

Clique no link para voltar à página de facilidades colaborativas e motivacionais ao seu estudo individual da Lição Bíblica desta semana, cujo tema é uma pergunta metafísica:
🔗 Oásis de espiritualidade

🖋 Jackson Guterres, CS
Praticista da Ciência Cristã,
🏖 Salvador, Bahia, Brasil 🇧🇷
📧 jacksonpraticista@gmail.com
🌍 Site do Praticista: espiritualidadecientifica.org

Visitar a página inicial (home page) Oásis de espiritualidade



Nota: Esta é uma web página dinâmica: seu conteúdo pode ser acrescentado, conforme à inspiração desdobrar-se no decorrer da semana, fique a vontade para retornar! grato pela visita.

Webpágina criada por JACK’S ARTS ©️2022
Atualizada em 15 de outubro 17h

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.