Reconcilia-te

“A reconciliação exemplifica a unidade do homem com Deus, segundo o qual o homem reflete a Verdade, a Vida e o Amor divinos.”
(Ciência e Saúde, p. 18: 1-3)

Do fundo do coração, sejamos gratos a uma lição onde o foco central é nossa unidade/união com o Princípio-Deus. {Coração} é a tag desta lição, se tivesse que escolher uma palavra-chave, poderia ser esta. Confira!

Se alguém dissesse a um raio de sol: “Você está separado do sol.” Será que alguém poderia acreditar em uma falsa alegação que não condiz com a realidade do existir de um raio que reflete o sol, e, dele emana, como um efeito irradiante que brilha, o qual é oriundo de uma só fonte de toda luz, o Sol!

O tema semanal é: “A doutrina da reconciliação”

💒 A Bênção Dominical nA Igreja Mãe, Boston, EUA.
no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. {Amém!}
📖 Salmos 20: 1 [no dia]

ORAÇÃO DO SENHOR com sua interpretação espiritual conforme consta no livro: Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras p. 16, onde Mary Baker Eddy escreve: “Seja-me permitido dar aqui o que entendo ser o significado espiritual da Oração do Senhor:

Pai nosso, que estás nos céus,
Nosso Pai-Mãe Deus, todo-harmonioso,

Santificado seja o Teu nome;
Adorável Um e Uno.

Venha o Teu reino,
O Teu reino já veio;Tu estás sempre presente.

Faça-se a Tua vontade, assim na terra como no céu;
Faz-nos saber que — como no céu, assim também na terra — Deus é onipotente, supremo.

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
Dá-nos graça para hoje; alimenta os afetos famintos;

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
E o Amor se reflete em amor;

E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal;
E Deus não nos deixa cair em tentação, mas livra-nos do pecado, da doença e da morte.

Pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre.
Pois Deus é infinito, todo o poder, toda a Vida, toda a Verdade, todo o Amor; está acima de tudo, e é Tudo.

 

A ORAÇÃO DIÁRIA

“Venha o Teu Reino; estabeleça-se em mim o reino da Verdade, da Vida e do Amor divinos, eliminando de mim todo o pecado; e que a Tua Palavra enriqueça os afetos de toda a humanidade, e a governe!“
 Mary Baker Eddy, Manual dA Igreja p. 41

Porque a Lição Bíblica da Ciência Cristã é crucial à cura e ao progresso espiritual?

Mary Baker Eddy, ao falar da Lição Bíblica semanal do PASTOR DA CIÊNCIA CRISTÃ, orienta-nos no Manual da Igreja à pg 31: “… lição da qual grandemente depende a prosperidade da Ciência Cristã.” Essa lei divina, em tom de oração e promessa de prosperidade e progresso espiritual, aplica-se tanto na esfera individual como na coletiva: comunidade, cidade, pais e mundo.

Apontamento metafísico sucinto inspirado na Lição Bíblica do ®️LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ

A lição bíblica do ®️Livrete da pg 8 e 9, traz uma pergunta tema, metódica, que todos podemos responder, a partir do próprio estudo da Lição Bíblica semanal. Teremos para tal toda uma semana que vai do dia 12 ao domingo dia 18 de outubro.

Clique no botão para ouvir o áudio da Lição semanal no tema: A DOUTRINA DA RECONCILIAÇÃO no idioma de sua preferência:

©️ COPYRIGHT:  Os Direitos autorais e o Copyright são de responsabilidade do sites hospedeiros das Lições Bíblicas.

Compartilho abaixo um estudo metafísico, sucinto e colaborativo, das seis seções da lição. Um estudo inspirado para todos e abençoadas demonstrações!
Lembre-se: “E serão todos ensinados por Deus.” (Jesus, em João 6:45)

Texto-áureo | Salmos 69:32
 a vós outros que buscais a Deus, que o vosso coração reviva.

CORAÇÃO. Os sentimentos, motivos, afetos, alegrias e tristezas mortais.”

A citação acima é o significado espiritual do verbete bíblico: “Coração”, conforme está no Glossário, da Chave das Escrituras, de nosso livro-texto p. 587: 24. É tempo de reavivar os sentimentos, motivos, afetos, alegrias e afofar o coração feito um travesseiro de pena de ganso, para que ele possa seguir macio e não ficar empedernido.

A leitura alternada traz promessas divinas de louvor e confiança em Deus, como essa Salmos 34: 4

“Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.”

Secão 1: 💛 “andes humildemente com teu Deus.”

A humildade figura na Seção 1 na interpretação do Profeta Miqueias sobre a vontade de Deus, ou seja, o que Deus requer de Seus filhos amados, (3) Mq 6: 8

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.

A humildade não é um tipo de veneração a uma retidão pessoal, muito menos a ostentação dela. Também não se confunde com humilhação — no sentido de se sentir inferiorizado. A humildade é reconhecer o amor de Deus, que inclui a todos, e, agradecer, com a simplicidade de um eterno aprendiz, a onipotência, a onipresença e a onisciência de Deus. É esse amor do Amor, que abre a Seção 1, (1) Jr 31:3

De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso,com benignidade te atraí.

O Salmo 139 da citação (2) é considerado um dos mais belos do Saltério. Ele reafirma a oniatividade de Deus, e, Sua interação e inseparabilidade de Seus filhos amados! Os seis versículos selecionados para essa seção, inspiram o conforto e consolo da constante e ininterrupta presença de Deus, que nos conhece bem, como Ele nos criou, e, nada mais. Essa unidade/união com Deus é explicada na citação [5] Ciência e Saúde p 304: 9-14.

A mesma autora destas duas frases: “Nada é digno do nome de religião exceto uma humilde oferenda: o amor.” e “A humildade é o gênio da Ciência Cristã.“; escreveu esta frase que, no meu olhar demonstra uma profunda humildade por parte de nossa Amada Líder, Mary Baker Eddy, digna de ser seguida em nossa prática cristã diária:

“Eu creio naquilo de que estou consciente por meio da compreensão, ainda que seja modesta a minha capacidade de demonstrar a Verdade e o Amor.”
📖 EDDY. A Unidade do Bem p. 48

Seção 2: 💛Dentro do meu coração está a Tua lei.

Onde estamos lançando a semente da esperança? No terreno instável, sombrio e caótico da materialidade, ou, nas “alegrias mais elevadas do Espírito”. A citação bíblica (6) de Salmos 40: 1-3 (até Deus), e 8, nos dão o roteiro desta esperança espiritual mais elevada, uma qualidade divina, de extrema relevância no atual momento:

Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.
E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus.

Para conhecermos melhor a lei de Deus, é inquestionável conhecê-Lo melhor. O tema desta lição tem essa finalidade: a de nos familiarizarmos com Deus. Esta seção inicia na citação [7] do livro-texto (Ciência e Saúde p 203: 34) com um dos conceitos que mais me ajudou a compreender Deus, e, a mim mesmo melhor, por sua singeleza:

Deus é ao mesmo tempo o centro e a circunferência do existir.

Podemos levar um vida centrada na esperança que confia tudo e todos aos cuidados do Amor divino, como expressado nas citações corroborativas do livro-texto, das quais pincei a [9] Ciência e Saúde p. 66: 12, onde a Sra. titulou na margem do parágrafo: “Aflições salutares”

O desenvolvimento espiritual não germina da semente lançada no terreno das esperanças materiais, porém, quando estas se dissolvem, o Amor propaga de novo as alegrias mais elevadas do Espírito, as quais não têm mácula terrena. Cada fase sucessiva de experiência desdobra novas perspectivas do bem e do amor divino.

A luz da doutrina da reconciliação, e, como reflexos do Espírito único, que somos, nossa esperança é mais elevada, porque ela tem a naturalidade do Cristo manifestado na consciência e na experiência humana, e, portanto é uma experiência espiritual, que habilita-nos a ver, além e acima, da superfície material — seus diagnósticos, prognósticos e estatísticas, que são variáveis e instáveis — embasados só no testemunho alarmante e falso dos cinco sentidos físicos!

A citação [10] realça a influência orientadora do Amor divino e a relevância do amor e da paciência que reconhecem que o Amor divino paira sobre o aparente caos da mente mortal e atende a todas as necessidades humanas!

Seção 3: 💛 A palavra de Deus é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

A “palavra de Deus” que abre essa seção, na citação (7) Hebreus 4: 12 é nosso objetivo e meta, ao estudarmos a Lição Bíblica, diretamente dO PASTOR DA CIÊNCIA CRISTÃ, que são os dois livros que são a fonte primária para acessarmos a religião do Amor, onde há esperança para o pecador. Assim como para aqueles que não encontram esperança no cenário material e caótico. Essa seção traz a história em que Davi reconhece que cometeu um pecado: “Pequei contra o Senhor.” (8) algumas citações de Samuel 12. {vide o Livrete}

À luz da reconciliação, a citação (9) realça a misericórdia e a redenção divina inerente a palavra de Deus. E o fato que Deus não tem um caderninho preto para registrar as iniquidades e erros cometidos por seus filhos — até porque em outra lição já havíamos lido que “Deus é tão puro de olhos que não pode ver o mal.” E a citação (10) Gálatas 6:1 completa esse cenário de como podemos colaborar para um mundo melhor — sem pecados:

… se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.

A citação [12] Ciência e Saúde p 8: 29-2 sugere os benefícios de um auto exame dos afetos e propósitos do coração, para sabermos o que honestamente somos.

A citação [13] Ciência e Saúde p 327: 32 ensina-nos que “A razão é a mais ativa das faculdades humanas.” e que ela pode nos servir como uma bússola para orientar a consciência.

A citação [15] Ciência e Saúde p 326: 18-19 e 22-23 que finaliza essa seção, sempre me ajudou muito, desde a juventude, a encontrar um elemento motivador e orientador para fazer o que é correto e assim, poder contar com um alinhamento com o propósito divino e a direção que a Mente divina aponta:

O propósito e o motivo de viver corretamente podem ser alcançados agora. … Se trabalhares e orares com motivos puros, teu Pai abrirá o caminho.

Seção 4: 💛 “Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; …” Sl 9: 1

Se nosso divino Mestre, se arrogasse ser Deus, ele não teria tido a humildade de submeter-se ao ritual judaico do batismo. A citação (12) com alguns versículos selecionados de Marcos, capítulo 1, inicia com o versículo 9, que dá conta do batismo de Jesus, no rio Jordão. A voz de Deus, que relata o versículo 11, pode ser vista como “a palavra de Deus” da lei Amor, atemporal, e que poderia ser aplicada a cada um dos Seus filhos amados:

Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

Em oração e, gratamente, podemos nos sentir incluídos nesta declaração do Amor — da lei do Amor — e à luz desta lei infinita, do centro e circunferência que é Deus, não há como excluir ninguém. Todos estão incluídos nesta amada filiação divina, na qual o Amor (Deus) se compraz: até mesmo quem esteja numa situação de sofrimento, numa UTI, em meio as chamas de um incêndio florestal, no fogo cruzado de uma disputa eleitoral acirrada, aqueles que estão nos presídios, ou, quem está passando por dificuldades econômicas, ou num relacionamento tóxico, enfrentando sentimento de carência, sofrência, ou pensamentos depressivos. Em todos esses casos, a reconciliação que Cristo facilita, é salvadora, como expressa a citação [17] Ciência e Saúde p 19: 8

Jesus ajudou a reconciliar o homem com Deus, dando ao homem um senso mais verdadeiro do Amor, o Princípio divino dos ensinamentos de Jesus, e esse senso mais verdadeiro do Amor faz com que o homem seja redimido da lei da matéria, do pecado e da morte, pela lei do Espírito — a lei do Amor divino.

[16] A citação da pg 18 do livro-texto explica a atividade da “mediação de Cristo” que nos reconcilia com Deus.

E a citação [19] CS 491: 14 ensina como desfazer-se da mortalidade ao encontrarmos: “…o vínculo espiritual indissolúvel” com o Espírito, Deus! Confira e oremos para reconhecer esse vínculo da semelhança divina, que nos mantem inseparável dEle — tal como um raio de sol jamais pode ser separado de sua única fonte de emanação: o sol. Por mais distante que o raio parece estar incidindo e brilhando, a união é eterna, inquebrantável e imortal. Tanto no espaço-tempo como no âmbito atemporal.

Seção 5: 💛 “… o Senhor esquadrinha todos os corações…” (1 Crôn, 28: 9)

A promessa de Isaías 57: 15 na citação (15) revela um Deus, todo amoroso, que é Tudo-em-tudo em termos de estar junto a quem está de coração quebrantado:

… diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.

A citação (16) Lc 7 traz a história de Maria de Magdala — a Maria Madalena — que atreveu-se a entrar no recinto onde Jesus estava, para lavar os seus pés com Sândalo, e, enxugar com seu compridos cabelos. Numa demonstração de arrependimento sincero pelos seus pecados. Esta história também é usada pela Sra. Eddy para iniciar o capítulo: “A prática da Ciência Cristã”, no livro Ciência e Saúde, dada a sua relevância para nossa prática cristã diária. Maria Madalena foi uma Apóstola de Jesus, e, alguns pesquisadores em Ciências Bíblicas chegam a atribuir o evangelho de João como sendo de sua autoria, haja vista, a proximidade de Jesus que os relatos denotam, bem como a riqueza de detalhes que ele apresenta. Estudos indicam que ela era uma mulher bem a frente de seu tempo, e, sua inteligência e habilidades eram decorrentes de uma educação esmerada de um pai judeu que era dono de muitas propriedades. Li alguns textos sobre ela, e vi também um filme recente, que apesar de ter um roteiro voltado a entreter o público, tem alguns pontos que baseiam-se em pesquisas sobre a vida desta mulher que ousou ser diferente.

Sob dois títulos marginais muito representativos: “Cura genuína” e “Gratidão e humildade” realço a citação [22] Ciência e Saúde p 367: 2-16

Falar ao doente com palavras de ternura e animá-lo de maneira cristã, ter paciência compassiva para com seus temores, eliminando-os, tudo isso vale mais do que hecatombes de borbotantes teorias, discursos estereotipados e plagiados, e argumentos que não passam de outras tantas paródias à Ciência Cristã legítima, ardente de Amor divino.
É isso o que significa buscar a Verdade, o Cristo, não para receber os “pães” e os “peixes” nem, como o fariseu, com a arrogância de sua posição hierárquica e exibição de conhecimentos eruditos, mas como Maria Madalena, do alto de sua consagração devota, com o óleo da alegria e o perfume da gratidão, com lágrimas de arrependimento e com aqueles cabelos todos contados pelo Pai.

Leitura complementar do artigo dO ARAUTO, escrito por uma estudiosa e pesquisadora da Bíblia, Mary Trammell, CSB: LÁGRIMAS, AFEIÇÃO E A PRÁTICA DA CIÊNCIA CRISTÃ

Diz a autora: “A Sra. Eddy achava profundamente inspiradora a história dessa mulher bíblica, tradicionalmente chamada Maria Madalena. Aliás, nossa Líder dedicou as seis primeiras páginas do capítulo intitulado “A Prática da Ciência Cristã”, em Ciência e Saúde, ao exame desse acontecimento específico na carreira de Jesus, ponderando a qualidade especial do pensamento daquela mulher.” … Siga lendo diretamente nO ARAUTO DA CIÊNCIA CRISTÃ.

Seção 6: 💛 “De todo o coração renderei graças ao Senhor…” (Sl 111: 1)

A citação (18) com seleções de versículos do capítulo 2 do livro de Atos, traz a pregação de Pedro aos judeus, na qual ele realça a expiação de Jesus, sua ressurreição depois de sua crucificação e os conclamou ao arrependimento e ao batismo:

Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado com o nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

O relato conclui que foram quase 3000 pessoas, que aceitaram a palavra e foram batizados. Além de perseverarem na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações.

As citações corroborativas do livro-texto explicam como o Cristo remove a “pedra” — ou seja, todos os supostos empecilhos à esperança e da fé. Vide [23] Ciência e Saúde p 45: 16.

A [24] Ciência e Saúde p 497: 13 revisita um dos Fundamentos da Ciência Cristã que aborda nosso reconhecimento das obras de reconciliação realizadas por Jesus, via o Amor divino e seus desdobramentos na unidade revelada por Cristo Jesus — unidade do homem com Deus.

E a citação [25] Ciência e Saúde p. 37: 21-26 que sugere o Caminho da continuidade da obra/carreira de Cristo Jesus por seus seguidores, no Terceiro Milênio:

Que os cristãos de hoje possam dar continuidade ao aspecto mais prático daquela carreira! É possível — é até mesmo dever e privilégio de cada criança, homem e mulher — seguir em certo grau o exemplo do Mestre, pela demonstração da Verdade e da Vida, da saúde e da santidade.

Seção 7: 💛💛 “… o Amor se reflete em amor.”

Pensemos numa analogia bem singela, um bebê em gestação dentro do útero materno. Sabemos que a criação e a concepção são espirituais, cujos desdobramentos harmoniosos, expressam-se durante a gestação e no parto. O detalhe que gostaria de realçar é a unidade do coração do bebê com o da mãe. Enfim existe toda uma sincronia e unidade que expressam a unidade espiritual entre o amor de Deus, Seu Cristo, e, a manifestação do poder criador e multiplicador do Espírito. Esse vínculo e unidade mãe e filho, nunca é dissolvido, interrompido ou pode ser desfeito, por que ele é um elo espiritual — tal qual uma união de corações. Sobre o título marginal: “Afeto permanente” a Sra Eddy escreve sobre essa relação mãe e filho, na pg 60 do livro Ciência e Saúde:

O afeto que a mãe sente pelo filho não pode ser desarraigado, porque o amor materno inclui pureza e constância, ambas imortais.
Por isso, o afeto materno perdura, sejam quais forem as dificuldades.

Apesar da citação acima não estar na lição desta semana, ela foi colocada aqui neste estudo metafísico colaborativo, para finalizar a analogia da sintonia de 2 corações, ligados pelo Amor.

A sugestão que me ocorre para a seção 7, é fazermos uma correlação desta relação mãe e filho, para a relação Pai-Mãe-Deus, e, cada um de seus filhos amados. Só há uma citação bíblica e correlativa do livro-texto. Perceba que ela responde a pergunta: “Quem poderá nos separar do amor de Cristo?” (19) Rm 8: 38 eu; 9 e o texto corroborativo de Ciência e Saúde [27] 361: 15

Assim como uma gota de água é uma com o oceano, um raio de luz é um com o sol, do mesmo modo Deus e o homem, Pai e filho, são um no existir. A Bíblia diz: “Pois nEle vivemos, e nos movemos, e existimos”.


Jesus disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” [a Verdade]

Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 341:9


Agende uma consulta gratuita gratuita hoje mesmo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.