Lição Bíblica12_7_20

travessia-do-mar-vermelho-696x398

novo-novo-novo-za-poster-filma-mdO tema da semana entrante é: “O SACRAMENTO” e está na página 6 e 7 do novo LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ, vai de 6 a 12 de julho. O Livrete é um produto da Sociedade Editora da Ciência Cristã – The Christian Science Publishing Society, Boston, MA, EUA.

 

Alguns artigos que bordam a LIÇÃO BÍBLICA e sua relevância ao progresso espiritual:

images🇪🇸 Un enfoque para estudiar la Lección Bíblica”– clique acima para acessar artigo da revista da Ciência Cristã, em espanhol: El Heraldo de la Ciencia Cristiana

 

Arauto “Lições Bíblicas em detalhes”

 Clique no link acima, ou no logo dO Arauto, ao lado, para acessar um artigo breve que dá uma noção do que está por trás da preparação da Lição Bíblica do LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ.

 

new Novidade: O que a Sra Eddy diz acerca das LIÇÕES BÍBLICAS:

“Os milagres registrados nas Escrituras ilustram a vida de Jesus melhor do que o poderia fazer qualquer outra coisa; esses milagres, porém, lhe custaram o ódio dos rabinos. As autoridades quiseram tirar a vida de Jesus, queriam aniquilar tudo o que negasse e desafiasse a superstição deles. Através do Jesus humano, aprendemos algo sobre as qualidades da Mente divina. O poder de sua bondade transcendente acha-se manifesto no controle, que ela lhe propiciou, sobre as qualidades opostas ao Espírito, qualidades essas que os mortais chamam matéria.”
Siga lendo, direto no artigo escrito por nossa amada Líder: Licões Bíblicas

 

VAMOS SEGUIR CANTANDO JUNTOS!!?

A canção da Ciência Cristã é: ‘Trabalhar, trabalhar, trabalhar, vigiar e orar.‘”
(Tradução livre)

“The song of Christian Science is, ‘Work—work—work—watch and pray’ ”
🖋Mary Baker Eddy
📖 Message to The Mother Church for 1900, p. 2 

 

CLIQUE NO BOTÃO para ouvir a Lição Bíblica, no idioma preferencial:


ÁUDIO EM ESPANHOL

 


NOTA DE RESERVA DE DIREITOS:  Os Direitos autorais, marca registrada e o Copyright são especificados nos sites hospedeiros e de responsabilidade dos mesmos

 

Texto áureo | Números 10: 29 “… Estamos a caminho para o lugar de que o Senhor disse: Eu vo-lo darei; …” *

Essa lição semanal, com um texto áureo destes, promete e, o melhor, cumprirá a sua missão de dar uma noção correta sobre o senso espiritual de adoração, e, especial do SACRAMENTO, abordando também o batismos espiritual, a Páscoa, o dia de grande agonia no Getsêmani, e o que Deus requer de nós como Seus adoradores.  E por que precisamos estudá-la diariamente? Na era da conectividade, em que tudo parece acontecer de modo acelerado, em especial neste momento de enfrentamento de uma pandemia, onde a reclusão social  se impoem como uma estratégia, e tudo parece mais lendo e até mesmo completamente parado, parece que temos de repensar a questão do ritmo, da pressa e da velocidade com que estávamos nos acostumando que as coisas deviam acontecer. O estudo diário da Lição não deve ser visto como um mero ritual. Ou gerar aquele tipo de comentário: Ah se eu não faço a lição é como se faltasse alguma coisa para o dia? No meu olhar é um momento de comunhão diária com a Mente divina, aquela mesma Mente que inspirou a Sra Eddy os 26 temas, e, segue inspirando a Comissão de Preparação das Lições Bíblicas da Ciência Cristã. Como o Pastor da Ciência Cristão é dual e impessoal, a Biblia em conjunto com o livro Ciência e Saúde, logo esse também é um audiência diária com esse Pastor que apascenta seu rebanho. E uma nutrição diária, ao nível de consciência, para desdobrar aquela espiritualidade crística que é nossa aliada nas lutas diárias. Cada demonstração é importante, portanto, temos uma semana inteira para ler, ouvir, estudar, e, principalmente, levar a nossa prática cristã diária – demonstrar o que estamos aprendendo desta maravilhosa lição Bíblica. Esse pode ser o roteiro da trilha prática, que nos leva ao lugar para onde o Cristo está nos guiando e que o Princípio divino já nos garante como sendo nosso destino certo. Esse destino pode ser: uma simples cura, uma regeneração, uma renovação, um batismo espiritual, um demonstração de imunidade espiritual, a vitória sobre o preconceito, a crítica, o julgamento, uma libertação do medo, do pecado ou de uma situação de imposição e escravidão mental, além do medo da morte, e até a salvação universal.

* Conforme a versão King James

Leitura alternada | Êxodo 12: 21, 25, 27, 28, 42; e 13: 17, 18, 21
Números 10:12

A leitura alternada mostra a recomendação de Moisés de celebração da Páscoa, que representava a maravilhosa saída do povo de Israel, do julgo e escravidão no Egito. E o realce que permitam-me fazer é o fato espiritual relevante da direção divina: “O Senhor ia adiante deles…para os guiar” Deus, a Mente única não subestima Seus filhos amados. Assim como o povo foi pelo caminho mais longo, e, precisou toda uma geração evoluir para uma melhor compreensão de Deus, assim podemos ter a humildade necessária para aceitar que o melhor e mais completa percepção espiritual e prática da Lição Bíblica, não se dá num só dia, numa só leitura, ou na leitura de comentários, ou no trocar ideias sobre as infinitas significações de cada seção. A Mente única desdobra seus significados para cada um, na medida do ritmo e experiência, bem como demandas e necessidades individuais e coletivas.  Que beleza essa oportunidade que temos semanalmente. Bom estudo e boas práticas a todos!  

 

PREZADOS AMIGOS:
A seguir compartilho a humilde inspiração no primeiro olhar sobre as seis seções desta breve lição com 16 trechos selecionados das Sagradas Escrituras e apenas 20 textos correlativos do Ciência e Saúde, assim nosso Pastor, dual e impessoal, está de braços abertos para dar uma aula semanal sobre o significado espiritual do SACRAMENTO.

 

Nota: usarei a notação numérica normal do Livrete Trimestral, em cada seção, por exemplo (3) citação número 3 da Seção 1. Quando for do livro Ciência e Saúde, usarei a numeração entre [1] colchetes. Assim você pode acompanhar com seu Livrete, ou, se preferir baixar o PDF do texto da Lição que é disponibilizado na página do áudio da Lição em português: www.cienciacrista.com/licao

 

mar-vermelho

 

Seção 1: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará.” (2) A resposta de Deus para Moisés, diante do clamor do povo, ao verem a força de batalha egípcia vindo ao seu encalço, foi simples e direta: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” E em seguida ordenou que Moisés ordenasse ao Mar Vermelho que se abrisse, qual muros, e os filhos de Israel salvaram-se livres de medos, dúvidas e riscos; pois acabaram de vivenciar uma salvação que à mente humana, parecia ser um milagre, pois eles pareciam estar encurralados pelas forças opressoras!

Uma dos grandes desdobramentos do estudo diário e constante da Lição Bíblia ao longo de nossa vida, como Cientistas Cristãos, é o fato dela nos ajudar a desenvolver a interpretação espiritual das Sagradas Escrituras. A cena do mar se abrindo é tida como ontológica nos filmes hollywoodianos. Mas o mais importante é compreendermos o significado espiritual desta travessia que foi facilitada pela demonstração e obediência fiel de Moisés, o líder Hebreu, que libertou seu povo da longa escravidão que eles eram submetidos. Na parte corroborativa do livro-texto: CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS, sob notação  [3] vem o significado espiritual dos “Filhos de Israel” que consta no Glossário da sua Chave das Escrituras:

 

“FILHOS DE ISRAEL. Os representantes da Alma, não do senso corpóreo; os progênitos do Espírito, os quais, tendo lutado contra o erro, o pecado, e os sentidos, são governados pela Ciência divina.”

 

Transportando essa experiência para nossa prática diária de cura, quantas vezes nos sentidos encurralados por uma situação, uma circunstância, ou até uma decisão de um assim chamado superior hierárquico? Recentemente, passei por uma experiência deste tipo. Mas ao invés de desistir, ou recuar, ou até mesmo desistir do plano e propósito divino para minha vida, resolvi reafirmar, aproveitar a reclusão social, para momentos de profunda comunhão espiritual com a Mente divina, a fim de reconhecer, que nenhum ser humano, circunstância ou situação pontual, pode servir de empecilho, para o desdobramento contínuo do plano e propósito divino, tanto para mim, como para todos. O fato é que sempre por trás de uma aparente situação fortuita e inusitada, há a bênção de um grande aprendizado. O resultado é que nada mudou para mim na felicidade e gratidão de trabalhar naquilo que amo fazer, mesmo depois de aposentado. E o melhor de tudo, é que quando trabalhamos no sentido de missão e servir a Deus, e, ao próximo, logo, o nosso Chefe único é a Mente divina, o único Ego. Com esse tratamento metafísico, estudos e oração constante, tenho superado a crença de um ego ferido, para a melhor prática da renúncia ao ego, e, saber que Deus a Mente única, é a única legisladora, o único governador Supremo, no qual vivemos, nos movemos e existimos. A tentação de recorrer à instâncias superiores, reagir, criticar, julgar e desistir, foi vencida e isto não foi a primeira nem a última vez que sacrifico os procedimentos humanos e linhas persuasivas de combate com base na argumentação, para levar e confiar o caso ao ALTAR DO TRIBUNAL SUPERIOR DO CRISTO, onde todas as causas são ganhas e nenhuma é perdida. Logo todos os lados do conflito de interesses, ganham, evoluem e tudo o que precisa ser curado é transformado pelo processo mental/espiritual da quimicalização. E estou consagrado à honestidade espiritual de ser um Cientista Cristão, viver tranquilo, com humildade, dedicando todo meu tempo, energia e pensamentos a fazer o meu melhor  — conhecer Deus e a mim mesmo como sua expressão e imagem fiel — progredindo um pouco a cada dia na minha prática da cura cristã, não para uma glorificação pessoal, mas para a glória e louvor de Deus, pois como alenta nossa amada Líder: “O homem brilha com luz emprestada.”

 

Seção 2: “… o que é que o Senhor pede de ti?” (3) Transformei essa parte do versículo de Miquéias para que pensássemos a respeito. Enquanto, a religiosidade humana, na maioria das vezes requer algum rito ou sacrifício material, tal como o famoso: “voto de pobreza”, ou, o tão questionável sacrifício de animais em rituais, as Sagradas Escrituras dá o norte e responde a essa pergunta na seção 2: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” (3) Que maravilhoso isso, pois Deus mesmo, a Mente divina, revela quais são as atitudes que Lhe agradam. Há muito tempo aprendi sobre essa diretriz divina, e, com gratidão tenho levado-a a efeito. Por inspiração resumi cada diretiva divina do versículo de Miquéias, na palavra humildade — “andes humildemente com o teu Deus.” isso para mim resume e engloba as demais recomendações reveladas pelo profeta. Escrevi um artigo intitulado: HUMILDADE

 

Quem é humilde, é também fiel e honesto (espiritual, moral e físicamente) com a Mente divina e sua direção, orientação, visão, governo e infinita luz que ilumina cada dia, cada um de nossos passos. Graças ao amor de Cristo e Seus anjos que nos chamam a atenção para não perder o foco daquilo que é o principal e mais importante na vida: obedecer e amar a Deus e servindo a Causa, trabalhando nos negócios do Pai a qual inclui a missão de cura e salvação pelo Cristo refletido e demonstrado na coragem de levar vidas sãs para a glória e louvor de Deus.

Essa seção aborda a devoção espiritual oposta a adoração material, e inicia no livro-texto [4] com a pergunta relevante ao nosso crescimento espiritual, a qual podemos e devemos responder, diariamente, com menos palavras e mais demonstrações de amor cristão: “Amas o ‘Senhor teu Deus, de todo o teu entendimento?'”  Um tipo de adoração material velada e sutil, é tentar encontrar o bem, Deus, em sistemas orientais, em filosofias humanas, e práticas que não são cristãs, as vezes podem até se aproximar, mas falta a profundidade, e, principalmente o espírito da Verdade, da Vida e do Amor, do único Deus, a qual a maioria dos “ismos” e correntes de pensamentos não têm. Entretanto, o Cristianismo, não só teoriza, mas demonstra, como o conceito de “imortalidade” – algo muito prático e demonstrável, hoje, agora. Escrevi um artigo intitulado, clique se quiser ler: APENAS TOCAR A IMORTALIDADE, sobre a cura da mulher que tocou a vestimenta de Cristo.

02acab16fb8078e7f17b1ecf40c2cea7


Seção 3: Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. [5] Essa seção traz, como sempre, em cada umas das Lições Bíblicas da Ciência Cristã, uma experiência com o divino e único Mestre, Cristo Jesus. Essa pureza mental que traz a bem-aventurança é o requisito básico para ver Deus, tanto a pureza da mente como do coração. É uma pureza consciente demonstrada num viver consciente desta purificação no Espírito. Essa seção revisita o batismo de Jesus.  No meu humilde olhar é também um alento espiritual para orarmos no sentido de superar o racismo, qualquer tipo de discriminação ou preconceito, como está em (7) “…em um só Espírito, todos fomos batizados…”

Sempre amei esse senso espiritual de Batismo que a Ciência Cristã traz à luz: [8] “Nosso batismo é a purificação de todo erro.”  Será que pode haver um batismo melhor, mais espiritual e mais prático do que este revelado pelo Cristo e imanente na Ciência Cristã?


Seção 4: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice. (11) Qual o significado espiritual do Sacramento ou da Eucaristia? Essa seção aborda essa significação espiritual, trazendo também uma interpretação espiritual da Páscoa. Qual o significado espiritual do cálice? Essa seção está revolucionária, pois desmaterializa os principais ritos — os mais populares —  elevando de um simples simbolismo para uma prática cristã diária!!!

Getsemani


Seção 5:
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (12) Essa seção aborda a gloriosa experiência de nosso grande professor no jardim chamado Getsêmani. É uma seção de elevado senso espiritual. Leia e estude ela, procurando orar e aplicar cada um de seus gloriosos significados espirituais e práticos para nosso viver cristão. A seção finaliza no livro-texto [18]: “Só quando abandonamos o falso senso do que a Alma é, podemos alcançar o eterno desdobrar da Vida como a imortalidade trazida à luz.”
Abaixo um artigo recente e poderoso, o qual foi de grande utilidade prática para que eu pudesse superar aquela situação que compartilhei acima, ao ponto de desejar, do fundo de meu coração, bom Getsêmani para cada um de vocês, vale a pena, é muito gratificante e saimos renovado desta experiência espiritual e prática:

 

Arauto  A importância do Getsêmani

 

 

Seção 6: A pertinência do tema semanal SACRAMENTO, resultou em 4 Seções dedicada ao divino Mestre, a partir da 3ª Seção. A anterior depois de sua noite no Getsêmani vem sua experiência mais complexa, a de sua crucificação. Mas sabemos que esse não foi o final de sua história, nem o ponto culminante de sua demonstração da Vida eterna, a demonstração que Jesus fez do Cristo, vivo, eterno e atemporal, que está hoje ativo e presente, tanto quanto na época do amado e único Mestre. Ao ressuscitar no sepulcro ele aparece primeiro a Maria Madalena, ela que é considerada uma Apóstola. Recentemente vi a séria Maria Madalena na NETFLIX, e fiquei muito impressionado pela dedicação desta ilustre seguidora de Jesus, como resultado fiz uma pesquisa sobre ela, que pretendo escrever num artigo, tão logo possível.  

Me pergunto as vezes, se Jesus, e a própria Maria Madalena, não precisaram passar por nenhuma avaliação, para ser e viver o Cristianismo no seu modo mais prático e sanador, logo, veio ao meu pensamento, por que existe certos rigores eclesiásticos, para supostamente definir que alguns podem ser “selecionados” ou “aprovados” para a obra apostólica, da cura cristã, e outros não? É uma pergunta intrigante, cuja resposta encontrei nas Sagradas Escrituras, quando o próprio Mestre assegura que nossos nomes estão arrolados no céu. Emolumentos, ritos, insígnias, diplomas, aprovação humana ou eclesiásticas, não tem o condão mágico para nada. A humildade, a obediência e a fidelidade a Deus, a única Vida, e Mente, o único Ego, sim, prepara nosso coração e mente para serví-lo do modo que Ele deseja e desdobra, cumprindo Seu plano e propósito na vida e na imortalidade do existir espiritual, que é nosso ser real, livre, puro, e sem nenhum tipo de rótulo humano ou orgulho sacerdotal.

Os próprios discípulos, não demonstraram um amor e dedicação que Jesus esperava, ao deixarem-se vencer pelo desânimo e decepção, pois deixaram de crer por alguns momentos, na realidade da Vida eterna Deus, na Sua imortalidade e de que a ressurreição de Jesus seria um desdobramento natural do bem. A dureza de seus corações é algo que podemos ver ainda hoje. E Jesus, graças ao seu reaparecimento do Cristo atemporal, naquela pescaria que é revisitada nesta seção disse a eles simplesmente: “Lançai a rede à direita do barco e achareis.” (15) Você já pensou em dar uma quinada destas e volver-se para a direção que a Mente divina aponta? Assim como a pescaria dos discípulos passou a ser farta, assim também ao mudar seu modo de ver as coisas, a partir do ponto de vista do Espírito, a visão espiritual te empoderará no bem, e no que você precisa fazer para chegar a alcançar seus objetivos.

Enfim, bom estudo e belas demonstrações a todos durante essa semana sacramental no significado espiritual do sacramento, não como um ritual, mas sim como uma reunião mental, honesta, humilde e constante com o Cristo, a cada manhã, e, durante todo o dia, culminando com a gratidão e pelas ressurreições, os batismos, as ascensões espirituais de cada um, a cada demonstração do Cristo, mesmo que elas sejam simples, mas poderosos momentos de comunhão espiritual com Deus, Seu Cristo e Seus anjos. Olhando por esse lado, o mesmo lado que Cristo ordenou aos discípulos naquela pescaria do labor diário, tem como não ser uma semana repleta de bênçãos para cada um de nós e para toda a humanidade. Amém!

 

 

📖 {Ler Biografias de Mary Baker Eddy em português} Sugestão de estudo de reforço para o mês de julho: Você pode adquirir ou solicitar por empréstimo de uma Sala de Leitura da Ciência Cristã os livros que falam sobre a vida da Sra Eddy, todos publicados pela Sociedade Editora da Ciência Cristã:
Retrospecção e Introspecção – livro autobiográfico de Mary Baker Eddy
Reminiscências de pessoas que conheceram Mary Baker Eddy
MARY BAKER EDDY – Uma Vida Dedicada à Cura
Um mundo mais luminoso – a vida de Mary Baker Eddy < MAIS RECENTE >

 

 

ESTUDOS ANTERIORES ARQUIVADOS:

Lição Bíblica 29 a 5 de julho

Lição Bíblica 22 a 28 junho 2020 
Lição Bíblica 15 a 21 junho 2020Lição Bíblica 8 a 14 junho 2020
Lição Bíbica 1 a 7 junho 2020  | Lição Bíblica 25 a 31 de maio 2020

“É chegada a hora dos pensadores.” ~Eddy

O estudo diário da Lição Bíblica do LIVRETE DA CIÊNCA CRISTÃ foi um método de autoaprendizado estabelecido pela Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy. Para saber mais e melhor sobre o único PASTOR DA CIÊNCIA CRISTÃ, dual e impessoa, e. outras informações bem oportuna a quem está iniciando, e que você pode compartilhar. Clique no link a seguir, a seção está no site oficial e tem como título: “O que é a Ciência Cristã?”

Moisés fez progredir uma nação inteira até a adoração de Deus em Espírito, em vez de na matéria, e mostrou as grandiosas capacidades humanas do existir, outorgadas pela Mente imortal.

Seção 1 – Ciência e Saúde 200: 5 (até Deus)

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Seção 2 – João 4: 24

Nosso batismo é a purificação de todo erro.

Seção 3 – Ciência e Saúde 35: 21

E a pedra era Cristo

Seção 4 – 1 Coríntios 10: 4

Era a hora terceira quando o crucificaram.

Seção 5 – Marcos 15: 25

Tal como nosso Mestre, precisamos abandonar o senso material, para entrar no senso espiritual do existir.

Seção 6 – Ciência e Saúde 41: 5

Precisando de ajuda entre em contato: