
O tema da semana entrante é: “É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?” e está na página 26 e 27 do LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ, vai de 15 a 21 de junho. O Livrete é um produto da Sociedade Publicadora da Ciência Cristã – The Christian Science Publishing Society, Boston, MA, EUA.
🇪🇸 “Un enfoque para estudiar la Lección Bíblica” – clique para acessar artigo da revista da Ciência Cristã, em espanhol: El Heraldo de la Ciencia Cristiana
Clique no link acima, ou no logo dO Arauto, ao lado, para acessar um artigo breve que dá uma noção do que está por trás da preparação da Lição Bíblica do LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ.
CLIQUE NO BOTÃO para ouvir a Lição Bíblica, no idioma preferencial:
ÁUDIO EM ESPANHOL
NOTA DE RESERVA DE DIREITOS: Os Direitos autorais, marca registrada e o Copyright são especificados nos sites hospedeiros e de responsabilidade dos mesmos

Texto áureo | Atos 4: 24 “… Tu, Soberano Senhor, … fizestes o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; …
Na adolescência gostava de esboçar desenhos em perspectiva. Neste tipo de desenho gráfico, pode desenhar-se prédios e avenidas a partir de um só ponto, que é denominado de “ponto de fuga” — que é um ponto de referência de onde partem todas a linhas para fazer o traçado de cada desenho em perspectiva. Trazendo para a metafísica o ponto de fuga é de onde projeta-se todo o existir. Assim, esse ponto poderíamos pensar como sendo o Princípio divino, o Arquiteto eterno, desta único ponto, desdobra-se em perfeita simetria e expressão, o universo, o homem e a natureza. Trace seu dia partindo deste único Princípio divino, de onde emana tudo o que real, perfeito, harmonioso e eterno. Essa é a perspectiva da Ciência divina, a partir do qual todo o bem, plano e propósito evoluem, o que não parte desta perspectiva não merece ser desenhado em nossa consciência, nem tampouco em nosso quadro mental. “Cada passo de progresso é um passo mais espiritual.” (Mary Baker Eddy, A ideia que os homens têm de Deus, p.1)
Leitura alternada | Salmos 104: 24. 33; 147: 1, 4, 5, 8, 9, 14-16, 18, 20
“Que variedade, Senhor, nas tuas obras!” com esse reconhecimento começa a leitura alternada. O reconhecimento é resultado de uma familiaridade com Deus. Na proporção em que reconhecemos a majestade, infinitude e totalidade de Deus, o louvor e a gratidão seguem-se como um desdobramento natural. E se nosso conceito sobre Deus, Seu Cristo e Seus anjos não está correto, essa lição é uma belíssima oportunidade de evoluir conceitos tão referenciais para cada uma de nossas demonstrações e vitórias diárias.
Um singelo desdobramento inicial da Lição que gostaria de compartilhar:
Reflexões metafísicas sobre o tema: “É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?” que desdobra-se em seis seções.
Nota: usarei a notação do Livrete Trimestral, em cada seção, por exemplo (3) citação número 3 da Seção 1. Quando for do livro Ciência e Saúde, usarei a numeração entre [1] colchetes. Assim você pode acompanhar com seu Livrete, ou, se preferir baixar o PDF do texto da Lição que é disponibilizado na página do áudio da Lição em português: www.cienciacrista.com/licao

Seção 1: “Faze-me atinar com o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas” (4) quando desejamos ouvir uma boa música no rádio, escolhemos o tipo de transmissão, em geral, FM, por ser considerada a que tem melhor qualidade de som, e, sintonizamos numa frequência de nossa estação de rádio predileta. Feito isto, só nos resta curtir as músicas que gostamos de ouvir. O estudo diário da Lição Bíblica é como sintonizar nosso pensamento com a única Mente, a Mente de Cristo. Na citação do Profeta Amós (5) após enumerar as maravilhosas obras da criação divina, o profeta declara que Deus, “… declara ao homem qual é o seu pensamento;” que bela imagem de pensamento, é praticamente, aquele ponto único que citamos no texto áureo, no qual podemos pré-conceber nosso dia, como um desdobramento natural do bem em cada situação e circunstância de nosso cotidiano. A Ciência da Mente está explicada nesta seção, vamos aproveitar para compreendê-la melhor e deixar que cada dia e a semana toda seja “…prova espiritual do universo na Ciência Cristã.” [5]
Seção 2: “… há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio.” (10) O significado espiritual dado pela Sra Eddy para Todo-Poderoso, no Glossário, na Chave das Escrituras, do livro Ciência e Saúde, p. 581, cabe citar aqui:
“TODO-PODEROSO. Todo o poder; a infinidade; a onipotência.”
A Ciência Cristã desdobra esse senso espiritual do poder, único e absoluto de Deus. “A Ciência Cristã apresenta desdobramento, não acréscimo;…” [9]
Seção 3: “… Jesus, no poder do Espírito …” (11) esse fato ilustra a inteligência e existência espiritual da natureza de Cristo, expressado em cada palavra e ato. Isso resultava em curas, salvação, renascimento, ressurreição, e expulsão de espíritos malignos. Nesta seção Jesus toca um leproso e a lepra instantaneamente desapareceu. Foi o poder do Espírito, o Cristo, que agiu, de tal forma que Jesus não temeu ser contaminado, nem tampouco, preocupou-se das severas regras de isolamento social que eram impostas a quem tivesse contato com os leprosos. Ele simplesmente curou e ainda recomendou que ele fosse até o Sacerdote para cumprir a ordenança de Moisés. A fama de Jesus como sanador aumentava, mas ele renunciou ao seu ego e a popularidade e retirava-se para lugares solitários, não por mera reclusão imposta, mas para manter-se em constante vigilância e oração. Essa seção traz conceitos práticos de Cristo e seus desdobramentos na cura física e mental. Interessante observar o significado espiritual de “Deserto”, do Glossário, pois, parece ser bem aplicável a sensação de estar solitário face ao período de isolamento social.

Seção 4: “… o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” (14) a dúvida é um momento de paralisia mental, no qual paramos de acreditar no desdobramento do bem, na perspectiva correta de que as maravilhas de Deus, estão sempre acontecendo. É a dúvida que nos leva a desviar o pensamentos para becos sem saída, caminhos vãos, que não levam a lugar nenhum, filosofias humanas, opiniões, teorias e falsas profecias de sistemas ideológicos e correntes de pensamentos que ululam para tentar cativar-nos para tempestades mentais, confusão e conflitos inúteis. Temos muito a aprender como Cristo acalmou a tempestade em alto mar acalmando o medo dos discípulos que estavam navegando com ele no mesmo barco. (16) “O fato central na Bíblia é a superioridade do poder espiritual sobre o poder físico.” [18] Procuremos manter nossa mente bem sintonizada com a “nota tônica da harmonia, apresentada pelo Cristo: “Não temais!” [17] essa citação inicia afirmando que a prática cristã tem essa nota tônica como ponto de partida — lembre-se do ponto de referência para projetar nosso dia, mencionado no item sobre o texto áureo.
Seção 5: “Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor!” (18) Essa declaração do Profeta Jeremias é uma oração poderosa onde podemos reconhecer que a voz da Verdade e do pensamento científico inerente à Ciência divina, e sua explicação na Ciência do Cristianismo, é constantemente inspirada à consciência humana e a todo pensamento receptivo e sem preconceito. Essa seção traz a tona a “quimicalização moral” onde o erro se dissipará. E traz uma resposta sobre a hora da harmonização e a consequente espiritualização do pensamento humano. “O Amor há de finalmente assinalar a hora do aparecimento da harmonia, e a espiritualização virá a seguir, por que o Amor é o Espírito.”(…) “A hora mais escura precede a aurora.” [25]
“… para e considera as maravilhas de Deus.” (21)

Seção 6: “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.” (30) Essa é uma perspectiva maravilhosa pois inspira: renovação! Renovar é mudar o ponto de vista, a perspectiva. A evolução que a pergunta tema da Lição Bíblica traz pode significar renovação ou mudança no modo de ver, partido do ponto de vista do Espírito, e não da matéria. “Os elementos e as funções do corpo físico se modificarão à medida que a mente mortal mudar suas próprias crenças.” [28] Lembremos que um dos significados sugeridos pela Sra Eddy para mente mortal é as crenças e pensamentos coletivos.
📖 {Um Provérbio por dia!} Sugestão de estudo de reforço: A inspiração do reforço desta semana, veio do texto áureo, e, é leitura do capítulo de Provérbios, em um mês, lendo um capítulo ao dia. Já empreendi esse projeto humilde, algumas vezes, ao longo de minha vida, e, em cada leitura, pude sentir o desdobramento da sabedoria no meu dia a dia. Experimente…
ESTUDOS ANTERIORES:
Lição Bíblica 7 a 14 junho 2020
Lição Bíbica 1 a 7 junho 2020.
Lição Bíblica 25 a 31 de maio 2020
“É chegada a hora dos pensadores.” ~Eddy
O estudo diário da Lição Bíblica do LIVRETE DA CIÊNCA CRISTÃ foi um método de autoaprendizado estabelecido pela Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy. Para saber mais e melhor sobre o único PASTOR DA CIÊNCIA CRISTÃ, dual e impessoa, e. outras informações bem oportuna a quem está iniciando, e que você pode compartilhar. Clique no link a seguir, a seção está no site oficial e tem como título: “O que é a Ciência Cristã?”
Deus cria e governa o universo, que inclui o homem. O universo está repleto de ideias espirituais, as quais emanam de Deus, e elas obedecem à Mente que as cria.
Seção 1 – Ciência e Saúde 295: 5-7Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor.”
Seção 2 – Isaías 2: 5
O Cristo exemplifica aquela fusão com Deus, seu Princípio divino, que dá ao homem domínio sobre toda a terra.
Seção 3 – Ciência e Saúde 316: 22A prática científica cristã começa com a nota tônica da harmonia, apresentada por Cristo: “Não temais!”
Seção 4 – Ciência e Saúde 410: 30-1
… a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Seção 5 – Habacuque 2: 14… como roupa os mudarás, e serão mudados.
Seção 6 – Salmos 102: 26

“Lições Bíblicas em detalhes”