Lição Bíblica 🇧🇷🇵🇹🇪🇸

“… o reino de Deus está dentro de vós.” ~Jesus
Pare um pouco e pense: Esse reino de Deus estando dentro de nós, tal qual ensinou o divino Mestre, prova que somos espirituais — não materiais, não não vulneráveis, nem do grupo de risco. Esse reino da total plenitude, presença, amor e espiritualidade de Cristo, atemporal, preenche todo espaço, cada célula mental. Logo, no reino de Deus, inexiste novo vírus maligno/fatal, ou, espaço para tal crença de medo ao contágio, desespero e desesperança se criarem, ou, aparecerem. Essa a lei divina da harmonia, perfeição, imunidade, onipotência, onipresença e onisciência do Princípio divino, que estabelece Sua beleza (completude) — a beleza da santidade (liberdade da doença e ausência do pecado). Amém!

Tema: O homem

Mary Baker Eddy, ao falar da Lição Bíblica semanal orienta-nos no Manual da Igreja à pg 31: “… lição da qual grandemente depende a prosperidade da Ciência Cristã.” Essa lei divina em tom de oração e promessa de prosperidade e progresso espiritual, aplica-se tanto na esfera individual como coletiva: comunidade, cidade, pais e mundo.

Eis a Bênção Dominical nA Igreja Mãe de Romanos 7: 14 (JFA):
… amados de Deus, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Apontamento metafísico sucinto inspirado na Lição Bíblica

®️ LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ

Graças ao ®️Livrete pg 22 e 23, temos uma lição semanal com um tema que traz grande alento espiritual, individual e coletivo. Temos a oportunidade de estudar um tema que diz respeito a nós mesmos de 31 de agosto ao domingo, 6 de setembro. O Texto áureo de Lc 17: 21 — “… o reino de Deus está dentro de vós.” Pensemos por um instante: se o reino de Deus é parte de nosso existir, logo somos espirituais — descendemos só do Espírito, único criador!
Neste reino espiritual do Espírito, nenhum elemento material entrar, penetra, ou faz parte (vírus novo ou velho), seja qual for sua classificação ou tipologia. Nada que seja material, pode invadir, contaminar, afetar ou se criar no reinado do bem, da harmonia, da saúde, onde nada falta. Tal como um lixo espacial errante, que ousa adentrar na órbita da terra, é completamente neutralizado e se autodestrói a si mesmo. Com telescópios poderosos somos capazes de ver lixos espaciais errantes incandescerem na luz radiante emitida na sua total autoaniquilação, ao se aproximarem da atmosfera no espaço sideral.

©️ Produzido na CSPS – Christian Science Publishing Society – Boston, MA, EUA

Clique no botão para ouvir a Lição semanal no tema: O HOMEM, no idioma de sua preferência:

©️ COPYRIGHT:  Os Direitos autorais e o Copyright são de responsabilidade do sites hospedeiros das Lições Bíblicas.

Compartilho um estudo metafísico, sucinto e colaborativo, das seis seções da lição. Um estudo inspirado para todos e abençoadas demonstrações!

Seção 1 – modo maravilhoso me formaste

(1) Deut. 7: 9 … teu Deus, é Deus, o Deus fiel,…
(4) Ecles. 3: 11 Tudo fez Deus formoso…

[1] As Escrituras nos informam que o homem é feito à imagem e semelhança de Deus. O homem é espiritual e perfeito; e por ser espiritual e perfeito, tem de ser compreendido dessa maneira na Ciência Cristã.
CIÊNCIA E SAÚDE p. 475

À luz do aprendizado da espiritualidade da Lição essa semana nos traz um espelho da Ciência divina, onde podemos nos ver como reflexos de Deus! Não precisamos de mais nada. Nenhum artifício ou inventiva humana. Já somos, agora mesmo, espirituais, perfeitos, completos, satisfeitos, felizes, imunes a qualquer crença material que pretenda reduzir a criação espiritual a uma explicação biológica. Teorias especulativas, filosofias, antropologia, a biologia, enfim nenhum sistema ou ciência física pode nos definir, tal como espiritualmente somos: amados filhos amados e criados à Sua imagem e semelhança, portanto, perfeitos e completos — nada que faça parte de nossa natureza espiritual pode nos faltar, nem se degenera com o passar dos anos. Essa seção explica bem esse ponto, como na citação final:

O homem é a reflexão, o reflexo, de Deus e não necessita de aprimoramento, mas é sempre belo e completo.
[4] Ciência e Saúde 527: 4

Leia o artigo dO ARAUTO: A mulher é abençoada, não amaldiçoada

 

Seção 2 – Por que o 1º Mandamento é o principal?

(6) Salmos 29: 11 “… adorai o Senhor na beleza da santidade.”
Santidade é um conceito que precisa ser melhor compreendido. Não tem nada a ver com o conceito da teologia escolástica que elege pessoas e os adora como santos — um tipo de entidade intermediária que favoreceria o acesso a um Deus pouco compreendido e misterioso. Interessante observar que a “beleza da santidade” está associado ao 1º Mandamento, e a compreensão e demonstração de seu valor e empoderamento cristãos. Resumido essa correlação, pinçamos o versículo da citação (9):

O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!  Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua forças.
(Marcos 12: 29, 30)

Santidade é um estado mental, ou de consciência pura, isento de enganos, portanto livre da zona do pecado e do sofrimento e castigo que são os resultados a eles associados, que pode culminar também na crença de pena máxima: a morte. A santidade reconhece uma única Mente e um único Ego. (Vide citação [8] 231: 14)
A lição desta semana traz o porquê a Sra Eddy tinha o Êxodo 20:3, como seu texto favorito, como seguidores de nossa Amada Líder, devemos seguí-la neste seguir Cristo, fortalecendo assim nossa santidade mental, ou pureza do pensar da Ciência do Cristo — que revela a Totalidade e unicidade de uma única Mente à todos! Essa explanação termina assim:

O Princípio divino do Primeiro Mandamento é a base da Ciência do existir, pela qual o homem demonstra a saúde, a santidade, e a vida eterna. [5] Ciência e Saúde 340

Seção 3 – Com amor eterno Eu te criei, amei e imortalizei.

(11) Esse Salmos nos alenta sobre a presença, inafastável de Deus, que Ele é nossa força e apressa em socorrer-nos. A Sra Eddy escreve sobre esse Princípio divino que está sempre a altura de qualquer emergência:

… o Princípio divino do homem, e esse Princípio está altura de qualquer emergência, oferecendo plena salvação do pecado, da doença e da morte.”
📖 Ciência e Saúde p 406: 1-10

Tenho usado a citação acima para diferentes situações na prática diária, ela demonstra um amor e cuidado divino, o qual está sempre pronto a realizar o máximo do bem. Usei muitas vezes essa oração constante na citação acima, para superar a crença de medo de viajar de avião e especialmente durante os breve momentos de turbulências que, em geral, criam um certo pânico. E tenho aplicado as prontas verdades também ao orar para superar a o medo coletivo da pandemia.

Nesta seção revisitamos a experiência da Senhora rica de Suném que hospedou o profeta Eliseu em sua casa. E ele profetizou que ela teria um filho, depois de um ano. Mais tarde, o filho quando menino que teve um grave problema em sua cabeça e desfaleceu. Sua mãe foi em busca do Profeta e ele foi até sua casa e ressuscitou o menino. (12) Dos vários versículos de 2 Reis 4, selecionados nesta seção um me chamou mais a atenção, foi o versículo 26 com a resposta de mãe a pergunta que Eliseu envia para ela, quando ela estava indo ao seu encontro:

corre ao seu encontro e dize-lhe: Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: Tudo bem.

Pensei no hino 350 do Hinário da Ciência Cristã:
“Com o amor de Deus bendito,
Vai tudo bem.
Seu amor é infinito,
Vai tudo bem.
Sua graça tão preciosa
Dá-nos perfeição e cura.
Nos abriga com ternura;
Vai tudo bem.”
©️ CSBD – The Christian Science Board Directors

Essa seção traz conceitos bem completos e elucidativos sobre nossa verdadeira identidade espiritual, que começa por compreendermos que existe um só e único Criador [10] e os frutos que se desdobram: “…traz a doce segurança de que não há separação, nem dor, e de que o homem é imorredouro, perfeito e eterno.”

Leia o artigo: 

ELISEU E A SUNAMITA

©️ Depositphotos
 

Seção 4 – “a beleza da santidade” é conceituada!

(15) Mt 9: 2-8 Nesta seção temos a cura do paralítico, quando Jesus lhe ordenou: “Levanta-te, toma o teu leito e vai para a tua casa.”
A cura aqui demonstrada mostra que não se trata apenas da cura de doença, mas também de um reerguimento moral e espiritual.

Aqui vai pistas sobre o conceito da “beleza da santidade” num dos versículos selecionados para esta seção:

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. (13) Hb 12: 14

Uma citação que pincei abaixo da parte corroborativa do livro-texto, [16] no meu olhar é a que melhor define a interpretação da expressão bíblica: “beleza da santidade” para compreende-la bem a fim de demonstra-la em nosso cotidiano, em especial, em momento em que precisamos estar vigilante para qualquer elemento contaminante que pretenda assediar, macular, ou interferir na beleza da santidade:

O mesmo poder que cura o pecado, cura também a doença. Esta é a “beleza da santidade”: quando a Verdade cura os doentes, ela expulsa os males, e quando a Verdade expulsa o mal chamado doença, ela cura os doentes.
[16] Ciência e Saúde p 135: 9-13

Uma defesa espiritual e mental sobre contágio está na citação [18]:

O Princípio divino é a Vida do homem. A felicidade do homem não está, portanto, à mercê do senso físico. A Verdade não é contaminada pelo erro. A harmonia no homem é tão bela como na música, e a desarmonia é desnatural, irreal. (Ciência e Saúde 304: 18)

Com base na instrução acima, assim como a felicidade independe do senso físico, também a imunidade, como condição divinamente natural e legítima do ser no seu existir espiritual também “… não está, portanto, à mercê do senso físico.”

A citação [19] do livro-texto traz dicas sobre a prática de cura pela Ciência Cristã. E a [20] E uma orientação em relação a orar para superar qualquer preceito moral que houver sido violado, pois a imoralidade, sobre qualquer forma, oferece um obstáculo sutil e impuro diante da ação da beleza da santidade. Outrossim recomenda a expulsarmos o medo que é uma suposta impressão de ausência da presença constante – onipresença/onipotência do Amor e da Vida, Deus. E a citação [21] traz a naturalidade divina da cura cristã, à luz da Ciência do Cristianismo, tão simples como “… o orvalho desaparece sob o sol da manhã.”

Seção 5 – Qual é “a suprema necessidade da existência”?

Essa Seção traz à luz a realidade prática e espiritualmente tangível do reino de Deus. A busca constante que norteu o início do Cristianismo, segundo alguns estudiosos da Bíblia, era decifrar o que era o reino dos céus e quando ele viria. É isto que nos mostra o versículo da citação (21) Lc 17: 20, 21

Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.

E se o reino de Deus, fosse a própria manifestação de Cristo, atemporal, aquela Mente de Cristo, raiando dentro da consciência receptiva? Essa outra citação da citação (22) de alguns versículos de Colossenses 3, no inspira e nos encaminha a melhor compreensão do reino dos céus, que é a proposta desta seção:

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

(22) Coloss. 3, na citação 1 sugere pensarmos “nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;” e no versículo 9 e 10, sugere nos despirmos do velho homem e nos revestir do novo homem. Ou seja, revestirmos como “eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e longanimidade.”

Essa seção amplia nosso conceito de Cristo, vivo e atemporal, presente sempre em todas as circunstâncias e situações. E na última citação traz um conceito maravilhoso, espiritual e prático do reino dos céus, revelado por Mary Baker Eddy, no Ciência e Saúde p 248: 27, na citação [26]:

Que o desprendimento do ego, o bem, a misericórdia, a justiça, a saúde, a santidade, o amor — o reino dos céus — reinem em nós, e o pecado, a doença e a morte diminuirão até finalmente desaparecerem.

Sugestão de leitura complementar: clique no link do título do artigo de Mary Baker Eddy, intitulado: O NOVO NASCIMENTO — para ampliarmos esse conceito de nascer de novo no Espírito.

Seção 6 – Entra no reino de Deus, és livre para tal, agora!

Quem não gostaria de viver bem e num reino de uma Majestade suprema, um reino real onde a liberdade é inata, a perfeição divina é o requisito, mas não um reino estereotipado a moda medieval. Mas sim uma realeza divina e espiritual, no qual o Rei Supremo é o Cristo, compreendido e demonstrado na cura individual e coletiva e na salvação universal. Sim, o reinado do Espírito, que eestabelece a atmosfera mental consciente da Alma, onde nenhuma partícula de pó material pode adentrar. Onde inexiste qualquer tipo de poluição midiática e sensacionalista. O versículo da citação (23) dá o tom do arauto matinal desta majestade toda divinal:

Reina o Senhor. Revestiu-se de majestade. (…) à tua casa convém a santidade, Senhor, para todo o sempre.

Seria a santidade um estado de consciência para melhor perceber e demonstrar esse reinado da harmonia suprema?

Essa seção finaliza com chave de ouro a Lição, no sentido de que ela é bem curtinha, mas traz mais 3 citações corroborativas acerca do homem, não só como um conceito genérico — que inclui bebes, crianças, jovens, adultos e a assim chamada terceira idade. Pude perceber que ao conhecer melhor a Deus, estou também conhecendo melhor a mim mesmo, espiritual e cientificamente — ou seja, para além dos conceito limitados das filosofias e conceitos humanos.

O Ser de Deus é a infinidade, a liberdade, a harmonia e a felicidade ilimitada. Assim como os sumos sacerdotes de outrora, o homem está livre “para entrar no Santo dos Santos” — o reino de Deus. [27] Ciência e Saúde p 421

O homem e a mulher, coexistentes e eternos com Deus, refletem para sempre, em qualidade glorificada, o infinito Pai-Mãe Deus. [29] Idem 516: 20

 

 

🇪🇸 Leituras complementares: “La casa de mi Padre”

🇧🇷 O homem não é constituído de células

 

Tags: Lição Bíblica, Ciência Cristã, Estudo Metafísico, Lição Semanal, Praticista Jackson, Livrete Trimestral, Reino do Céu, Reino de Deus, Homem, beleza da santidade, vai tudo bem, Ciência e Saúde, Mary Baker Eddy.

 


O homem, governado pela Mente imortal, é sempre belo e sublime. Cada ano que passa desdobra sabedoria, beleza e santidade.

[19] CIÊNCIA E SAÚDE p. 516: 20


O Praticista está ao seu dispor.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.