A espiritualidade, a ciência, a saúde, a cura, têm sido considerados, na atualidade, termos cientificamente entrelaçados, que podem ou não estar associados à religiosidade, dependendo do quanto de preconceito existe na consciência do pensador; Outrossim, não se sabe precisar ao certo, mas ela pode ser considerada um constructo social, tanto individual, como coletivo, desde a época do iluminismo, aproximadamente.

Por que a espiritualidade pode ser um oásis mental no deserto da materialidade?
Com humildade e amor te convido, gentilmente, para acompanhar-me no constructo coletivo da espiritualidade, não como algo misterioso, místico, ou um conceito apenas teórico, mas antes pelo contrário, com experiências compartilhadas, de uma espiritualidade, consciente e vivencial, a qual tem sido estudada por cientistas e médicos, há mais de 20 anos, como um elemento salutar tanto no nível mental como físico, e, porque não dizer também no lidarmos com as questões climáticas.
“A crise climática é uma crise de saúde.”
~ Tedros Adhanom, OMS
Meu nome é Jackson Guterres, CS, e sou um Praticista da Ciência Cristã, em 2011-12 fiz um curso de pós graduação em Saúde e Espiritualidade, e, com humildade, gostaria de colaborar na difusão da espiritualidade, como um elemento salutar e ativo nas mudanças sociais. Inicialmente, deixo uma sugestão de leitura, de um periódico que desde sua fundação dedica-se a espraiar a genuína espiritualidade. É um artigo que faz uma resenha de um encontro de jovens universitários que tive a grata oportunidade de participar, na cidade de Boston, Ma, EUA:
“A ESPIRITUALIDADE INDIVIDUAL E O FUTURO DA HUMANIDADE”

“A espiritualidade abertamente faz um cerco ao materialismo. De que lado estamos combatendo?“
Mary Baker Eddy, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 216
Pesquisas sugerem em 50 mil artigos— disponíveis na NLM PUBMED/EUA – National Library of Medicine — que a oração e a espiritualidade aceleram a alta dos pacientes, por que respondem melhor ao tratamento.
Fonte: Pós-Graduação em Saúde e Espiritualidade. Faculdade Monteiro Lobato
“Espiritualidade pode ser definida como aquilo que traz significado e propósito à vida das pessoas. Essa definição é utilizada como base em cursos médicos sobre espiritualidade e saúde. A espiritualidade é reconhecida como um fator que contribui para a saúde e a qualidade de vida de muitas pessoas. Esse conceito é encontrado em todas as culturas e sociedades. É expressa como uma busca individual mediante a participação de grupos religiosos que possuem algo em comum, como fé em Deus, naturalismo, humanismo, família e arte.” (Puchalski, 1999)
CHRISTINA M. PUCHALSKI, M.D. GEORGE WASHINGTON INSTITUTE FOR SPIRITUALITY AND HEALTH (GWISH)
