Eleve-se na real.

[Notas editoriais do autor, usabilidade e política de uso (colaborativa): eles passarão a ter o formato de um artigo, sem a rigidez de amarras editoriais.
Esse texto é um hypertext ou seja ao longo dele, você encontrará expressões sublinhadas, e, na minha tela, aparecem com um tom verde. Esse são hyperlinks, ou seja, ao clicar neste link ativo, você vai para uma nova página pertinente ao link.
Texto colaborativo: é uma proposta nova para convidá-lo a participar com ideias, sugestões, comentários, ou alerta de algum erro de digitação. Para tal use o espaço dos comentários, que está no final desta página. Serei eternamente grato por sua colaboração. Sinta-se a vontade! A plataforma colaborativa, não é uma invenção minha, ela foi protagonizada pelo Professor especialista no Ciberespaço, , da UBC do Canadá. Esse tipo de interação colaborativa é também um contraargumento a crença de monopólio ou de que se pretenda “ensinar” a Ciência Cristã, um tema tão infinito e que se desdobra diretamente do Princípio divino Deus, a Mente única, ou único Ego para cada um de Seus filhos amados!
Senso de missão: com humildade, a meta e objetivo das reflexões metafísicas autorais, é tão somente compartilhar inspiração, tal como é feita nos grupos que trocam ideias, inspirações e aplicação prática da Ciência Cristã na “escola preparatória da Terra.” Fique a vontade para compartilhar.]

ALERTA: 🚫NÃO CAIA NO IRREAL; ERGA-SE NO REAL!

Atualmente, não tenho tempo hábil para ser um Escritor, logo, escrever breves reflexões metafísicas, é um modo de desenvolver um talento divino, que acalento com amor e carinho, pois é um modo de relacionar-se com a humanidade. Só tenho um desafio, a busca constante para que os textos sejam breves! Essa foi a razão de publicá-la numa página em separado. A expectativa é ajudar-me a ter uma noção melhor do tamanho do texto e outras praticidades para um Webmaster conteudista ou Web Insider metafísico. Guardada as devidas proporções, pois o trabalho da prática requer tempo integral. E, como aposentado, trabalhar dessa forma nos “negócios do Pai” é a carreira ideal num mundo tão faminto e sedento por espiritualidade crística. Grato pela paciência e apoio colaborativo de meus ilustres leitores!

A reflexão desta semana buscará compartilhar, em primeira mão, um estudo que fiz com relação a autoridade do Pastor da Ciência Cristã, e, como expressar melhor humildade em relação a renunciar o ego, para não servir de um empecilho a perfeita interpretação espiritual das Escrituras, a qual é a que mais importa pois ela é um trampolim para a renúncia ao ego, bem como para toda a cura, e, até para a salvação e o bem estar universais da humanidade. A humildade sugere que somos todos aprendizes, na escola preparatória da terra, ninguém pode ser dona da verdade, nem saber tudo, pois só a Mente divina é onisciente!

O irreal na mente mortal — pensamento coletivo — é a fonte geradora dos supostos empecilhos!

Mas o que é um empecilho? É algo que pretenda ou tente colocar um obstáculo ou travar o fluxo do bem infinito, da totalidade do Espírito, o qual é ininterrupta. Entretanto na tela do pensamento humano e materialista, típico da mente mortal — pensar errôneo coletivo — os obstáculos materiais pretendem existir, para nos desafiar. Eles tem a suposta vocação de tentar ser um anteparo para a divina luz de Cristo — o que sabemos que é impossível. Os empecilhos ou obstáculos da mente mortal, são exemplos do que a Ciência Cristã define como irreal.

A irrealidade, será explicada com maestria na lição desta semana. Tal irrealidade, merece nossa vigilância, oração de protestos mentais, pois, tais pretensos empecilhos ao bem, têm um suposto poder de provocar um caos, como exemplo a atual situação que juntos com a humanidade, estamos aprendendo a superar vendo além da superfície material e procurando a causa espiritual de todas as coisas: “Um Princípio-Deus perfeito, a Causa única e o homem, cada um de nós, sua expressão completa e efeito perfeito”.

Outro exemplo, é um obstáculo de grandes proporções, tipo o gigante bárbaro e filisteu, o Golias, da Bíblia, que aterrorizava os israelitas — os filisteu eram considerados os maiores vilões da época por sua saga violenta e destruidora, milênios a frente, eles tornaram-se os algozes que conspiraram e a traição prenderam Jesus, condenaram-no e o crucificaram. Essa inspiradora história é revisada na lição bíblica desta semana, o qual projeta a luz da Vida e da Ciência divina sobre a vitória sobre o confinamento (obstáculo) do túmulo, a ressurreição que culminou na ascensão do Mestre de volta ao Pai, único e universal. Graças ao poder absoluto, supremo, infinito e que é invencível, o jovem e pequenino Davi, desarmado das armas normais de um guerreiro, usou a simplicidade de seu estilingue para lançar aquela pedrinha que acertou em cheio a gigante e o fez tombar e acabar com seu terrorismo de medo, submissão e imposições sobre o povo oprimido pelo tamanho do problema. Inspire-se na Seção 2 com a vitória de Davi sobre o problemão — o irreal tentando parecer real.

As vezes, um supostos obstáculo, está cheio de fardos, que não nos pertencem. Um exemplo é o mega navio que encalhou no canal de Suez, o Evergreen. Havia no momento todas as condições favoráveis, um Prático, no alto de sua expertise prática das condições locais, assumiu o comando do navio, entretanto, um inesperado vento muito forte, desestabilizou totalmente o mega navio, tornando instável a sua navegabilidade, numa área muito estreita do canal, e, fugiu completamente do comando e controle, de tal modo, que nem o mais experimentado Prático, foi capaz de fazer qualquer tipo de manobra, o navio bateu na encosta, e girou quase 180 graus. O resultado foi que ele tornou-se um obstáculo gigante e inimaginável, para o alto tráfego de navios daquele estreito canal, projetado em uma época diferente da atual. O resultado foi um caos total no altíssimo tráfego de navios de grande porte, gerando filas quilométricas, e, gerando um desafio para os maiores especialistas náuticos do mundo.
Crédito da imagem: CM de Portugal.

Em um senso espiritual e metafísico, cabe uma pergunta, quanto de cargas de irrealidades, carregamos nos pesados containers mentais do navio de nossa consciência? 
Tais cargas terrenais são imposições e erros irreais do tipo: autocondenação, má prática mental, críticas, julgamentos, medo de desagradar, rótulos, estigmas e o pior de todos: preconceitos e baixa alto estima -- também conhecida como falta de amor próprio.

Uma das soluções que está sendo proposta, é aliviar a carga do navio. Retirando algumas toneladas de container, o navio ficará menos pesado, e seu deslocamento será melhor aumentando sua capacidade de flutuar. Em termos espirituais, com base naquela regra que aprendemos na Ciência Cristã de converter todas as coisas em pensamentos, tal solução, também pode inspirar-nos a aproveitarmos o aprendizado diário e semanal do tema: A irrealidade, para aprendermos a diferenciar o real e crível, do irreal, o qual não merece nenhum crédito. O melhor é mesmo nos desvencilhar de qualquer fardo emocional, moral, e até espiritual. Lembremos o que Eddy nos diz sobre a “perversidade espiritual” — o que também inclui aquele pensamentos errôneos de mentes deprimentes ou até assassinos mentais, que motivados pela inveja, ou qualquer outra sentimento tóxico e abusivo, procura tentar inferiorizar ou rotular alguém, por vezes, colocando tais filhos de Deus, num suposto rol dos excluídos, beirando a maldade ignorante da eugenia:

O pecado escondido é perversidade espiritual em altos postos.
Ciência e Saúde p. 453: 20-21

Vamos dar um basta nos fardos e cargas pesadas que não nos pertencem, não vem de Deus, logo são irreais, e só merecem um destino: lixo! Serem expulsos da nossa consciência por intermédio da luz, presença, poder e ação harmoniosa da lei de Cristo, ao qual todo o bem é sempre possível. Essa também pode ser nossa oração colaborativa para o sucesso dos esforços para desencalhar o navio Ever Given, da empresa Evergreen.

O porta-contêineres tem o nome de Ever Given é é propriedade da empresa japonesa Shoei Kisen, mas é operado pela Evergreen Marine Corp, sediada em Taiwan.

LEITURA ALTERNADA’S MOMENTS:

Da leitura alternada, do livrete trimestral, pincei essas palavras de nosso grande Professor, Jesus:

17 Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor,
os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!
18 Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.
19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre
todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.
20 Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem,
e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.
Lucas 10: 17-20

Gosto quando o divino Mestre atrela o reino do céu ao arrependimento. Essa abordagem correlaciona-se também com a relevância da humildade em nosso percurso de aprendizado das maravilhas práticas e demonstráveis da supremacia do Espírito, o que Eddy chama de senso espiritual da Verdade. Um conceito para humildade, com base na vida de Jesus, poderia ser de fazer o que precisa ser feito, e, o melhor possível, sem a presunção de vaidade pessoal ou ego.

Essa atitude mental de humildade dá-nos direito a um passaporte crístico de livre e constante acesso ao reino do céu, na consciência do “reinado da harmonia na Ciência divina”, aquele estado mental consciente, no qual só abunda o bem, a paz, a saúde, a liberdade e imunidade espiritual, invariáveis, a realização, a satisfação, o equilíbrio, a paciência, o amor, a honestidade, a alteridade, a cura, a salvação, a renovação, a ressurreição, a espiritualidade — o senso espiritual de vida — a compaixão, o perdão, a esperança, e a felicidade.

Bemaventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.3

Nossas demonstrações individuais – nossa experiência pessoal o Princípio divino da cura, exige a superação de toda e qualquer preconceito — um empecilho que tem o peso do irreal, entretanto é agressivo e hostil ao progresso espiritual e à felicidade.

O Princípio divino da cura fica comprovado pela experiência pessoal de todos aqueles que sinceramente procuram a Verdade. O propósito desse Princípio é bom e sua prática é mais segura e mais potente do que a de qualquer outro método de cura. O pensamento cristão sem preconceitos é mais rapidamente tocado e convencido pela Verdade.
Ciência e Saúde – Prefácio x: 10

A BÍBLIA SAGRADA FOI A ÚNICA PROFESSORA

A Bíblia foi fonte soberana de inspiração para Mary Baker Eddy, ao longo de toda a sua vida. As Sagradas Escrituras tem um lugar central e matricial na Ciência do Cristo e sua prática diária, segura e confiável. Graças a providência divina, temos nosso “Pão nosso de cada dia”, ou seja a inspiração diária que verte da Lição bíblica da Ciência Cristã. Esse método infalível e sanador de ensino espiritual motivou-me a uma breve pesquisa no livro Ciência e Saúde, e eis o resultado:

Mary Baker Eddy, teve nas Sagradas Escrituras toda a sua instrução no que tange ao Cristianismo primitivo e puro de Cristo Jesus, o qual ela estabeleceu com o único Modelo na Ciência Cristã (vide o Manual). Foi também a base segura e confiável, ideal e perfeita para todas as suas demonstrações e incontáveis curas que ela realizou.

Ela foi educada, desde criança, com a legítima educação espiritual, através de leituras bíblicas diárias em seu lar. Sua mãe sempre lhe dizia que a Bíblia era o melhor registro do amor de Deus, e que as Escrituras poderiam curá-la e salvá-la de todos os males.

A Sra Eddy percorreu em isolamento social, uma profunda pesquisa nas Sagradas Escrituras, que levou mais de 3 anos, antes de registrar o resultado deste estudo consagrada na sua principal obra: o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, o qual é é um companheiro inseparável e indispensável para compartilhar a boa nova da interpretação espiritual da Bíblia — dai constar no seu título: “… com a Chave das Escrituras”. Sobre a relevância da interpretação espiritual e sua vivência na boa vontade para com os homens e para a salvação universal, Eddy escreve:

A única interpretação importante das Escrituras é a espiritual.
Ciência e Saúde p. 320: 26-27

A Bíblia foi a minha única autoridade. Não tive nenhum outro guia no “caminho reto e estreito” da Verdade.
Ciência e Saúde p. 126: 28

Vosso pastor dual e impessoal, a Bíblia e Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, está convosco; e a Vida que estes transmitem, a Verdade que ilustram, o Amor que demonstram, é o grande Pastor que apascenta o meu rebanho e o guia “para junto das águas de descanso.” – MARY BAKER EDDY, Miscellaneous Writings, p. 322.

Uma das maiores autoridades em Bíblia, hoje em dia, é da Inglaterra, conhecida como Dra. Karen Armstrong, escreveu o livro: “A Bíblia – uma biografia“. Através dele infere-se os diversos olhares e saberes que permearam as compilações e traduções que nos permitem hoje termos a Bíblia traduzida em vários idiomas, inclusive o Tupi Guarani (língua falada por tribos indígenas no Brasil). Ao final do seu livro, a Dra. Karen, faz uma alusão ao que ela definiu como: uma hermenêutica da interpretação bíblica que seja, quem sabe colaborativa, multirreligiosa e ecumênica e uma ideação dela acerca de “todas as religiões em torno desta hermenêutica universal”. Uma proposição no mínimo revolucionária!!!

        A Dra. Karen Armstrong também apresenta as três interpretações clássicas da Bíblia, aceita pelo Doutores em Bíblia: a interpretação literal, a moral e a histórica. Ela também corrobora que há mais um: o significado espiritual do texto bíblico.

        Mary Baker Eddy, a descobridora e fundadora da Ciência Cristã, já apresentava este novo significado, como resultado de suas profundas pesquisas na Bíblia, através da qual ela descobriu as regras divinas, ou leis divinas atemporais, que Jesus usava em suas obras. Ela chamou-as de Ciência do Cristo, Ciência Divina ou Ciência Cristã. A Bíblia foi de onde a Ciência Cristã nasceu, dai seu lugar chave, primordial para o estabelecimento da cura cristã como um dom divino e uma dispensação livre, aberta e universal. A Sra. Eddy, a partir de seu profundo conhecimento do texto bíblico e graças a revelação divina, afirmou com propriedade que a interpretação espiritual é a interpretação mais adequada à perfeita compreensão do texto bíblico e sua aplicação prática no cotidiano.

PESQUISA DE ALGUMAS FRASE DA SRA EDDY SOBRE A BÍBLIA SAGRADA

Título marginal: Correntezas curativas da Vida

A familiaridade com os textos originais e a disposição de abandonar as crenças humanas (estabelecidas por hierarquias e instigadas às vezes pelas piores paixões dos homens) abrem o caminho para que a Ciência Cristã seja compreendida, e fazem da Bíblia o mapa náutico da vida, no qual estão assinaladas as boias e as correntezas curativas da Verdade.
Ciência e Saúde p. 24: 4

“(…) a Bíblia foi sua única professora (…)”  Ciência e Saúde p. viii

Título marginal: Fundamentos bíblicos

Ao obedecer a essas diretrizes da revelação científica, a Bíblia foi meu único livro-texto. As Escrituras foram iluminadas; a razão e a revelação foram reconciliadas, e a seguir a verdade da Ciência Cristã foi demonstrada.
 Ciência e Saúde p. 110: 12-16

Título marginal: As folhas para a cura dos povos

A Bíblia contém a receita para toda cura. “As folhas da árvore são para a cura dos povos.” Tanto o pecado como a doença são curados pelo mesmo Princípio. A árvore simboliza o Princípio divino do homem, e esse Princípio está à altura de qualquer emergência, oferecendo plena salvação do pecado, da doença e da morte. Ciência e Saúde p. 406: 1-6

O Gênesis e o Apocalipse parecem mais obscuros do que outras partes das Escrituras, porque não há possibilidade de interpretá-los de um ponto de vista material. Para a autora eles são transparentes, pois contêm o aspecto profundamente divino da Bíblia.
Texto da “Chave Bíblica” que integra o livro Ciência e Saúde p. 546: 19

Título marginal: Prova dada pela cura.

Caro leitor, tu mesmo podes pôr à prova a Ciência da cura e averiguar, assim, se a autora te deu a interpretação correta das Escrituras.  
Ciência e Saúde 547: 7

Título marginal: A mensagem para o dias de hoje

Aqueles que estão dispostos a deixar suas redes ou a lançá-las para o lado certo, em busca da Verdade, têm a oportunidade agora, como outrora, de aprender e praticar a cura cristã. Esta é apresentada nas Escrituras. A significação espiritual da Palavra transmite esse poder.  
Ciência e Saúde 271: 24-29

O primeiro Artigo de Fé da Ciência Cristã ilustra bem o lugar central da Bíblia na vida dos Cientistas Cristãos: 
“1- Como adeptos da Verdade, tomamos a Palavra inspirada da Bíblia como nosso guia suficiente para a Vida eterna.” Ciência e Saúde p. 497

Espero que tenham gostado do novo formato, mas na base de um artigo evitando ao máximo a pretensão de querer monopolizar algo que não há como estereotipar: a interpretação espiritual que flui do Espírito, daquela Mente única que cria governa tudo, conforme Eddy leciona:

A Mente infinita cria e governa tudo, desde uma molécula mental até a infinidade.
Ciência e Saúde p. 507: 24-25

Leia um post autoral com um vídeo de conteúdo cristão e motivacional que traz alento espiritualISOLAMENTO IDEAL EM CRISTO

Para volta a página anterior dos áudios da lição => Cidadão do Céu

Atualizado em 30/3/2021 – Jackson Guterres, CS — 20:17h revisão textual.

Tags: Pierre Levy, UBC, Canadá, Evergreen, Canal de Suez, Navio encalhado, Navio Ever Given, empecilho, obstáculo, arrogância, Sagradas Escrituras, Bíblia, significado espiritual, interpretação espiritual, Mary Baker Eddy, Ciência Cristã, Ciência do Cristo, Ciência divina, Cristo Jesus, espiritualidade, espiritualidade crística, empecilho, obstáculos, mente mortal, Mega navio, Evergreen, Canal de Suez, Egito, cargas, fardos mentais, aliviar a carga, prático, desencalhar, Karen Armstrong, hermenêutica, significado histórico, significado moral, significado literal, livrar-se de fardos, fardos mentais, crítica, julgamentos, preconceitos, má prática mental, pensamentos deprimentes, assassinos mentais, maldade espiritual, pecado oculto, irrealidade, isolamento, isolamento ideal, isolamento em Cristo, tema da lição, A IRREALIDADE, lição bíblica, livrete trimestral PDF, Pastor da Ciência Cristã, Grupo Informal, Salvador, Bahia, Brasil, Jackson Guterres, Praticista, prática de cura, cura cristã

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.