

“O Espírito” é o tema da Lição Bíblica. Está na página 14 e 15 do novo LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ, vai de 3 a 9 de agosto. O Livrete é um produto da Sociedade Editora da Ciência Cristã onde são disponibilizadas as citações que integram as LIÇÕES BÍBLICAS DA CIÊNCIA CRISTÃ. Acesse o site da CSPS para conhecer toda a literatura autorizada da Ciência Cristã, produzida pela The Christian Science Publishing Society – CSPS, Boston, MA, EUA.: jsh.christianscience.com
CLIQUE NO BOTÃO para ouvir a Lição Bíblica, no idioma preferencial:
NOTA SOBRE RESERVA DE DIREITOS: Os Direitos autorais, marca registrada e o Copyright, a priori, devem estar especificados nos dois sites hospedeiros que hospedam e disponibilizam os áudios, e, portanto, são de responsabilidade dos mesmos.

Texto áureo | 2 Coríntios 3: 17 … onde está o Espírito do Senhor, aí a liberdade.
A liberdade é um conceito muito amplo! Ela está bem definida em diferentes códigos humanos, leis, e, nas Constituições de cada nação, há um conjunto legislativo que busca dar aos cidadãos a norma legal da liberdade e segurança. O que tende a implicar em Direitos e Deveres! E quanto ao conceito de liberdade espiritual e divina, inata a cada um. Um atributo divino concedido pelo Espírito infinito. Sinta-se bem-vindo, a jornada semanal da Lição Bíblica que nos convida a trilhar e ter em mente “a meta do Espírito”, que nossa amada Líder, define no livro-texto, como sendo: “…a vida em Deus.”

Leitura alternada | Romanos 8: 16-19, 28, 31 e Gálatas 5: 1, 5, 13, 22, 23, 25
Num mundo espiritualmente perdido, encontrar-se a si mesmo, é uma prioridade! Tenho observado, que a individualidade tem sido desvalorizada, ou até esquecida, pasteurizada no âmbito do coletivo, do politicamente correto, das polarizações ideológicas, e, por que não mencionar a tal: “imunidade de rebanho.” E por aí vai, ao jovens, aquela imposição tosca de que precisamos fazer o mesmo que outros fazem para não ser rejeitados nos grupos. O que pode estar faltando é o senso de pertencimento espiritual. Pertencemos ao Espírito, Deus, e a nada mais.
A leitura alternada já confirma no 1º versículo: “O próprio Espírito, testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Sermos “filhos” não nos priva de nossa individualidade. Ao contrário, desdobra nossa verdadeira identidade e individualidade espiritual, que é dotada da liberdade divina, por reflexo! Paremos, um pouquinho, e em oração, contemplemos essa pertença espiritual, poderosa, onde encontramos nossa plenitude, a completude onde nada pode nos faltar.
Continuando na leitura alternada, podemos contemplar nossa herança espiritual, somos “herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo” — será que precisamos mais? Pense o quanto essa herança nos dá a liberdade e autoridade para superarmos todos os problemas morais, mentais, espirituais e físico, bem como financeiros, emocionais, enfim… Essa herança revelada nos dá o lastro necessário e a sensação de pertencimento, que nos faz sentir parte de uma família, não só dos laços sanguíneos, ou só dos membros da igreja, mas uma família realmente universal – independente de gênero, procedência, nacionalidade, cor, raça, grau de parentesco, ancestralidade, limites geográficos e fronteiriços, independente de crenças e opção religiosa.
“Sofrimentos do tempo presente“
Enfrentamos qualquer tipo de sofrimento, por mais duro, complexo e difícil que possa parecer ser, com nossa herança espiritual de liberdade, e com uma coroa dada por Deus: “… a glória a ser revelada em nós.“
Certa vez, trocando ideias com o Dr. Fernando Meireles, que era médico no Serviço Médio do Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região, já quase em final de carreira, pois estava prestes a se aposentar. Ele nutria junto com sua esposa, uma receptividade para a espiritualidade, muitos gostavam dele por que ele dialogava compassivamente com os colegas que procuravam suporte, e, receitava remédios, minimamente. Cheguei a doar para ele um exemplar do livro: CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS. Num destes diálogos sobre espiritualidade, ele abordou a questão do sofrimento, do ponto de vista médico. Ele disse que aprendeu pela experiência dele, que o sofrimento não dura para sempre. Tem sempre um início, um meio e um fim. No ponto de vista médico, segundo o seu próprio aprendizado, Dr. Fernando afirmou que, mesmo numa situação extrema, a de uma internação numa UTI, o sofrimento terá um fim. Nesta linha, regozijemo-nos com “a ardente expectativa da criação” — nossa herança espiritual em Deus e no Seu Cristo. Compartilho um artigo dO Arauto intitulado. Clique para acessar: Deus envia o sofrimento?
Alegremo-nos com nossa liberdade espiritual de toda e qualquer forma de sofrimento! Fixemos nosso olhar nas metas do Espírito, livrar-se e obter a vitória sobre qualquer sofrimento, é uma meta presente e sempre ao alcance de todos os filhos de Deus, essa é a razão por que somos espirituais. As limitações da materialidade não nos podem confinar, atrasar, desmerecer, ou paralisar o plano e propósito do bem — do Espírito — para cada uma de suas ideias, tanto individual, como coletivamente. Amém!

A leitura alternada também nos brinda com a bênção de Rm 8: 28, este versículo tomei contato com ele, pela primeira vez numa aula da Escola Dominical da Ciência Cristã, da Primeira Igreja de Cristo, Cientista de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil. Lembro-me ainda hoje, devia ter uns 10 anos, e foi numa aula com o Professor João Carlos Volker, que tinha uma grande admiração, por seu caráter e espírito amável e humilde além de talento para ensinar aos pequenos. Atribuo ter conseguido passar num Concurso Público na área federal, em 1º lugar, não por que estava bem preparado, ou por que estudei muito, mas por que dediquei boa parte do tempo de estudo à preparação espiritual. E este versículo foi um dos que escolhi para esse apoio espiritual que foi fundamental e sine qua non. Nunca pensei em conquistar o 1º lugar. Mas quando isso aconteceu, reconheci que confiar no desdobramento do bem, fazer a minha parte, e, reconhecer a Mente divina como única fonte da inteligência, onde inexiste concorrência, apenas afluência, ou seja, todos são sempre abençoados! Mesmo os que não conseguiram uma das 8 vagas. Eram 376 candidatos para cada vaga. Mas essa informação só fiz questão de saber, bem mais tarde, por curiosidade, quando já era servidor público.
Quem nos liberta é Cristo no poder do Espírito!
“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou…” o Apóstolo Paulo recomenda-nos a permanecermos firmes e não consentir com qualquer tipo de escravidão: mental, física ou até espiritual (os rituais, credos, dogmas e imposições da teologia escolástica e do fundamentalismo, que mais confundem do que ajudam na elevação espiritual e cristianização da vida diária) Outro exemplo de suposta escravidão mental/espiritual é acreditar/temer o ocultismos, maus espíritos, e suas hostes: hipnotismo, mesmerismo, magnetismo animal, feitiçaria, premunição, falsas profecias, etc.
“…irmãos, fostes chamados à liberdade“
Os 9 frutos do Espírito para abrir o coração e a mente para colheita…
Graças ao “…Espírito que dá a ideia mental verdadeira” (EDDY, Ciência e Saúde), vamos todos sair diariamente até a lavoura de Deus, ao nível de nossas consciências individuais, para gratamente, colher não só os 9 listados aqui na leitura alternada, mas todos as infinitas qualidade e atributos do Espírito, que podemos colher a partir do estudo, leitura, ou simples audição da LIÇÃO BÍBLICA combinada com o desdobramento do bem — do Espírito — em nossa prática diária no laboratório da vida cotidiana.
Comecemos a colheita com esses 9 frutos que estão na leitura alternada: “… amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (…) Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”
Em tempos de necessária colaboração da consciência cidadã, a qualidade “longanimidade” precisa ser melhor compreendida e demonstrada, em nossa disposição por colaborar com nosso melhor com as autoridades. Entre os significados estão: a qualidade de que é altruísta, bondoso, generoso; generosidade, bondade, e também: paciência. O verbete PACIÊNCIA, em inglês, no dicionário Webster, que adquiri em uma livraria em Boston, num esforço de pesquisa pelo melhor significado, encontrei-a com um sinônimo para COMPAIXÃO!
Breve Oração: É tempo de compaixão, e não crítica, nem julgamentos, nem meras opiniões pessoais. A humildade de obedecer a Deus, um Deus que é paciente Amor, nos compele a expressar profunda compaixão (paciência), diante do momento em que a humanidade está atravessando. Ensina-nos, Pai-Mãe Deus, Todo-amoroso e infinitamente paciente, a sermos compassivos com todos, livres de polarização, rótulos, eugenia, egoísmo, egotismo, má prática mental — interna ou externa. Livra-nos do vírus do ódio, do desamor, do magnetismo animal, mente mortal, erro organizado. E nos mantenha livre do ocultismo na forma de qualquer tipo de imposição, assédio, inveja, hipnotismo, mesmerismo, sugestão mental agressiva, ócio, preguiça, sonolência e pensamentos depressivos, calúnia, difamação, rompantes de sentimentos descontrolados, e toda forma de ignorância. Um Princípio único que é paciente, logo, todos os Seus filhos, refletem, expressão e demonstram paciência, hoje, agora e para sempre, aqui e em toda parte! Este tratamento é a própria lei infinita do Amor em ação.Só há uma atração real, um só governo, é o poder do Espírito que rege o homem, a natureza e o universo, enfim toda a humanidade, em liberdade, ânimo, perseverança, esperança, amor, paz e harmonia. Amém.
Peço aos ilustres pensadores e amigos, licença para ficar só por aqui hoje, pois não imaginava, a riqueza do Espírito que estava no texto áureo e na leitura alternada. Portanto, essa lição promete!!! Vou encerrar hoje por aqui, minha impressão inicial colaborativa. Reforçando que é apenas um humilde olhar sobre um tema tão infinito de cada tema da Lição bíblica — por esta razão temos uma semana inteira para dedicar-nos ao aprendizado indispensável ao nosso progresso espiritual. E, de novo reconhecendo em oração e gratamente, que “É o Espírito que dá a ideia mental verdadeira.” (EDDY) Ao longo da semana, na medida da inspiração, postarei alguns singelos comentários sobre cada seção de nossa amada Lição!
Vou ali fazer um cafezinho para a esposa que está dedicada a sua tese de doutorado na Ciência da Informação. Uma semana abençoada de crescimento espiritual e boas demonstrações do poder do Espírito!
A BÊNÇÃO NO SERVIÇO DOMINICAL DE A IGREJA MÃE
… irmãos, (…) sede consolados, (…) o Deus de amor e de paz será convosco.
📖 2 Coríntios 13:11
Amigos, permitam-me uma singela reflexão metafísica da Lição Bíblica: O Espírito, com humildade compartilho algumas impressões sucintas de cada seção. Bom estudos e vigoroso crescimento espiritual, ao longo desta semana:
Nota: usarei como referência das citações, a notação do LIVRETE entre parênteses (1) é uma citação da Bíblia e entre colchetes [1] é do livro-texto: CIÊNCIA E SAÚDE. Você pode acompanhar com seu Livrete, ou, se preferir baixe o PDF do texto da Lição, para seu equipamento. O PDF está na página do áudio da Lição, em português. Imprima para seu estudo individual, se preferir, neste link: www.cienciacrista.com/licao
[Permissões de Direitos autorais e Copyrights são de responsabilidade do site hospedeiro]
Seção 1: “Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” (3) Me veio ao pensamento a infinita bondade e ternura do Espírito, ao revelar que somos espirituais, logo, não precisamos imaginar que o Espírito entraria ou sairia da matéria inanimada, mas regozijemo-nos nessa gloriosa realidade do existir apresentado pela Ciência Cristã: já somos espirituais, agora, no presente, por que somos, na realidade divina do Espírito, a sua expressão perfeita, pura, completa, íntegra, honesta, feliz, alegre, satisfeita, capaz, competente, o qual incluímos todas as ideias corretas: saúde, imunidade, liberdade, energia renovadora, habilidade, etc…. Sugiro apreciarmos o significado de 2 verbetes: Espírito e espíritos, segundo o Glossário, que consta na Chave das Escrituras, do livro Ciência e Saúde p. 594:
ESPÍRITO. A substância divina; a Mente; o Princípio divino; tudo o que é bom; Deus; só aquilo que é perfeito, eterno, onipresente, onipotente, infinito.
ESPÍRITOS. Crenças mortais; corporalidade; mentes malévolas; supostas inteligências, ou deuses; os opostos de Deus; erros, alucinações. (Ver página 466.)
Desde quando aprendi numa Escola Dominical da Ciência Cristã sobre os 7 sinônimos de Deus, e, que todos iniciavam com letra maiúscula, compreendi melhor a Deus. Acima os 2 verbetes estão escritos em letras maiúscula e negritadas por que é o padrão usado no Glossário.
Nesta seção consta “O ponto de partida da Ciência divina” citação [3]
“O ponto de partida da Ciência divina é que Deus, o Espírito, é Tudo-em-tudo, e que não existe outro poder ou outra Mente — que Deus é Amor e, por isso, Ele é o Princípio divino.” (Ciência e Saúde p 334: 30-1) Com um ponto de partida deste se autoaniquilam e neutralizam todas as crenças de um supostos poderes, deuses, espíritos malignos, enfim as duas definições acima são excludentes, só uma existe realmente, a outra é só um senso equivocado de um suposto espírito conivente e cumplice da matéria — o oposto do único Espírito, que se autodestrói a si mesmo! Deste ponto de partido glorioso e poderoso resulta a única adoração possível e desejável a Deus: “adorar em espírito e em verdade”.
Vamos seguir estudando para compreender melhor no que consiste esta adoração espiritualizada, o que implica em compreensão espiritual e aprende sobre o reino do real — o reinado do Espírito, que como o reino de Deus, está dentro de vós, conforme o divino Mestre nos ensinou e nos instou a praticar. Esse reino radiante da aurora do Espírito que resplandece dissipando as brumas cinzentas dos supostos espíritos, mentes malévolas, falsos deuses, erros e suposta corporalidade que pretende sugeri vida, inteligência, substância e contágio na matéria. O Espírito, único, onipotente, onipresente, onisciente e omniativo – tudo vê – só pode vir reflexos do bem, saúde, imortalidade que é o exterminador, absoluto, radical e extremo, sobre os seus opostos: pecado, doença e morte! Sigamos adiante… temos uma semana para captar, orar e demonstrar essa visão espiritual.
Recomenendo este artigo dO ARAUTO DA CIÊNCIA CRISTÂ: Além do horizonte visível

Seção 2: “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.” (6) Estive viajando a Buenos Aires, recentemente, e ao entrar na belíssima Catedral, que é um ponto turístico, deparei-me com a inscrição bíblica em latim da foto acima, que me parecia muito familiar: “EGO VICI MUNDUM. ” ~Jesus
Depois fui pesquisar na Bíblia na versão NVI:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, EU VENCI O MUNDO.” ~Jesus -João 16:33 NVI
Essa seção explana bem esse ponto: do porquê somos espirituais, e, não materiais — NÃO SOMOS DO MUNDO — como os falsos sentidos insistem em nos sugerir (bombardear) agressiva e mentalmente. A resposta pode começar pela explicação dada por nosso Amada Líder na citação [6] Ciência e Saúde 63: 5 — popularmente, entre os Cientistas Cristão, este parágrafo é considerado um tratamento metafísico completo.
Que tal algo além da renovação de nossa esperança e de nossa fé, uma renovação do Espírito, essa seção dá a trilha na citação [9] bastante conhecida, amada e praticada pelos Cientistas Cristãos:
“Sintamos a energia divina do Espírito, que nos traz a uma vida nova e que não reconhece nenhum poder, mortal ou material, capaz de praticar destruição. Regozijemo-nos por estarmos sujeitos às divinas “autoridades que existem”. Essa é a verdadeira Ciência do existir.“
Seção 3: “Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus.” (9) É interessante observar que nosso amado e divino Mestre, associou aqui o reino de Deus, a uma prática cristã, atemporal, a expulsão dos demônios. Aqueles profissionais que melhores visões tem das alturas dos céus, são os pilotos, astronautas e os alpinistas. Por que eles praticam e fazem disto seu trabalho. Eles amam o que fazem. Assim nossa prática cristã, desde uma simples demonstração de cura, superação, perdão, vitórias sobre desafios, desprendimento do ego, bondade, compaixão, regeneração, arrependimento e reforma, enfim, sempre que levamos à prática o que vamos aprendendo, estamos vivenciando o reinado do Espírito, e, especialmente “o poder do Espírito.” — Nesta seção e em muitos versículos do Novo Testamento, ao falar das obras de Jesus, e, até quando ele foi levado ao deserto para ser tentado pelo Diabo, consta esse ponto de partida da Ciência divina: “Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia…” (7).
Sugestão: leia o conceito espiritual dado pela Sra Eddy ao verbete bíblico: “Diabo” no Glossário, da Chave das Escrituras, do livro Ciência e Saúde, p. 584:17
Nesta seção há o relato da cura de um endemoniado, cego e mudo, e Jesus o curou pelo poder do Espírito. (9) O farisaísmo de outrora, não é diferente do atual, pois duvidava do método de Jesus, e, chegavam a atribuir a expulsão dos demônios feita pelo Mestre, como uma obra de Belzebu — que as crenças farisaicas consideravam como “maioral dos demônios” (9)
Das citações corroborativas que vão da [10] a [15], portanto 6 citações, 4 mencionam Jesus, e explicam o Cristo, corroborando que o poder do Espírito sobre a carne, é um poder atemporal, que é possível seguir demonstrando hoje em dia. Para essa finalidade a Sra. Eddy descobriu a Ciência Cristã e fundou sua Igreja — “A Igreja Universal e Triunfante.” (Eddy, Manual da Igreja p. 19). Fiz uma fotografia do parágrafo onde a Sra Eddy define a pedra fundamental dA Igreja Mãe, sob a qual estão fundadas todas as Igrejas filiais, Sociedades e Grupos Informais da Ciência Cristã.

Essa seção desdobra também o sentido espiritual dos “frutos do Espírito” na citação [15] “O homem caminha na direção para a qual olha, e onde estiver seu tesouro, aí estará também seu coração. Se nossas esperanças e nossos afetos são espirituais, é de cima que eles vêm, não de baixo, e trazem, como outrora, os frutos do Espírito.” A Igreja também poderia ser vista como um “fruto do Espírito”, que tal? Reflita sobre isso, para vermos além da organização, de um local físico, ou um espaço virtual, ela pode também ser vista como um tipo de armazém onde recolhemos bênçãos, graças, cultivamos as qualidades do Espírito, a espiritualidade, abertamente, e compartilhamos nossas felizes colheitas, com amor, fraternidade e compaixão a toda comunidade!
Pergunta vivencial metódica: Deixo uma pergunta para seguirmos explorando nesta seção: Para qual direção você está olhando? Ou, melhor, tem olhado adiante de seus passos, com a consciência de onde quer chegar?
Seção 4: “Não temas, crê somente, e ela será salva.” (10) Outra seção dedicada ao nosso grande Professor, Cristo Jesus. Desta vez a ressurreição da Filha de Jairo, que era um sacerdote judeu, chefe da Sinagoga. Importa observarmos que Jesus, ao chegar na casa de Jairo, não permitiu que ficasse nela, os que estavam no mesmo plano de crença que davam a menina como morta. Ao tentar suavizar com aquela observação consoladora: “Não choreis; ela não está morta, mas dorme.” (10) Jesus foi ridicularizado pelos que estavam dentro da casa, pois no seu modo de ver a morte era um estado irreversível. Jesus, permitiu que ficassem, apenas os discípulos que o acompanhavam e os pais da menina, que seguiam acreditando e confiando no poder do Espírito. Ele tomou sua mão e disse: “Menina, levanta-te!” E ela, prontamente ressuscitou e retomou sua vida normal.
A citação [16] do livro-texto, ecoa uma oração que tem sido recorrente, nas últimas lições, lembro-me de ter lido essa mesma expressão, que é uma lei de Deus, atemporal, e oportuna ao momento que a humanidade está atravessando: As Escrituras nos informam que “para Deus tudo é possível“
“O milagre da graça não é milagre para o Amor.” [18] Aos Cientistas Cristãos essa afirmação é natural e tranquila, pois eles comprovam isso na prática todos os dias. Permitam-me contar uma experiência que vivenciei. Há uns anos atrás, pensei em tornar-me um Escritor. E me veio um pensamento de que era um tanto inexperiente, e, precisava viver algumas experiências que ainda não tinha vivido. De fato, deveria ter remodelado melhor minha aspiração. Explico por que. Tive um evento depressivo e fui levado a tentar o suicídio, duas vezes numa mesma manhã. (Pretendo contar essa experiência mais detalhadamente, aqui procurarei ser sucinto)
Como no meu pais a Enfermagem da Ciência Cristã ainda está iniciando e dada a urgência, pedi que fosse internado em um Hospital Municipal especializado. Tive o apoio da família, embora, estivesse numa fase de transição para um novo relacionamento. Uma de minhas filhas me trouxe um exemplar do livro Ciência e Saúde. E passei a relê-lo. Inicialmente fui internado num local de emergência, e, logo em seguida para este outro com melhores recursos.
Entretanto, o único recurso nesta instituição de saúde pública — diferentemente, de um local, onde se oferece o serviço de Enfermagem da Ciência Cristã que da suporte físico e presencial, enquanto um Praticista cingi-se ao tratamento metafísico pela oração — neste local é a medicina tradicional que impera.
Então, fui obrigado a tomar pílulas, na verdade, nem sabia como engoli-las. Mas foram poucas e leves tomadas à noite. Havia uma rotina rígida, bem rígida, mas podíamos assistir televisão e participar de uma oficina de criatividade. As visitas externas eram semanais. E recebia a visita dos que me amavam e apoiavam — meus filhos, minha mãe, irmã e minha atual esposa. Houve um pacto de sigilo entre todos e poucos ficaram sabendo desta experiência duríssima.
Para resumir, na medida que ia relendo o livro Ciência e Saúde, e orando, para mim, também solicitei tratamento pela Ciência Cristã, através de uma Praticista colega da Associação de Alunos da Ciência Cristã, onde fiz o Curso Primário em 1983. Li e orei na maior parte do tempo, dos dias que fiquei internado, buscando incluir todos nestas orações.
Resumindo, fiquei no menor tempo possível internado. Tive uma experiência inimaginável, jamais pensei que iria passar — tomar remédios para mim foi ruim, mas não senti nenhum dos seus efeitos. Não foi dado a mim o direito universal do paciente em recusar a medicação. Outrossim, não é comum a um Cientista Cristã acostumado a usar, como primeiro e recurso eficaz/eficiente, o remédio do poder do Espírito, da Mente única. Haja vista que como um Cientista Cristão amo a Deus, inspiro-me e confio no poder de Crisfo, atemporal, esforçando-me por compreender seus efeitos salutares tanto mentais, morais, espirituais como físicos, mediatos e imediatos!
Em contrapartida, o efeito da Ciência Cristã, foi evidente, pois a cada dia sentia melhora de meu estado mental e espiritual, e, o melhor de tudo, podia observar que alguns pacientes que estavam ali há um longo tempo, estavam recebendo alta, e todos comentavam que isso era “quase” um milagre. Na verdade, o desdobramento do bem, do Amor, e do poder do Espírito, foi a única coisa que aconteceu. Sai de lá no mais breve tempo, e, de pronto, retomei todas as atividades normais, inclusive meu emprego lidando com problemas suporte na área de TI. Graças ao poder do Espírito, pouquíssimas pessoas, e colegas de trabalho ficaram sabendo que passei por esse evento depressivo.
Não me envergonho desta experiência, apenas ampliou minha gratidão à ajuda da Praticista, o apoio incondicional dos familiares, e, ampliou meu desejo sincero de compartilhar a majestade da Ciência Cristã, na minha prática diária, como sendo a lei de Deus, o poder do Espírito, livre, aberto, e universalmente disponível, atuando sempre em favor de todos os Seus filhos amados, e, para o bem da humanidade. “Cada experiência que prova nossa fé em Deus nos torna mais fortes.” (EDDY, Ciência e Saúde 419: 14-15)
Amar a prática da cura pela Ciência Cristã, servindo à humanidade como um Praticista, e orar com meu próximo quando ele demandar, é uma atitude de bom Samaritano, ou no espírito daquela cena do perdão sanador de Jesus à Maria Madalena — a mulher da Magdala, que era irmã de Lázaro, aquele que foi ressuscitado por Jesus, e também é considerada como sendo a primeira Apóstola. Na sua profunda gratidão e humildade, ela teve a coragem moral necessária para adentrar na casa do fariseu para lavar os pés de Jesus, com suas lágrimas, [Vide Lucas 7 e Ciência e Saúde p. 362] é um desdobramento natural do bem, quer o paciente esteja no Brasil ou além mar, pois a distância nunca foi e nunca será um obstáculo à Mente divina, Seu Cristo atemporal e Seus anjos, que estão sempre aqui e em toda parte, ao dispor para prontamente curar!
Seção 5: Felipe era diferente do Apóstolo com o mesmo nome. Esse Felipe que evangelizou o eunuco, era um dos diáconos escolhidos pela Igreja de Jerusalém, (At 6:1-6), também conhecida como “Igreja Primitiva” historiadores afirmam que ele era conhecido como, Felipe, o Evangelista. Também existem registros de que ele é “descrito na Bíblia como sendo um homem de boa reputação, sábio e repleto do Espírito Santo (At 6:3)” Ele era pai de 4 filhas que profetizavam, dizem os historiadores. Ele era um judeu helenístico, ou seja, dominava a língua grega.
O eunuco, era um oficial etíope da rainha Candace, e, embora sendo um representante de um povo diferente do seu. Felipe teve a espiritualidade e sensibilidade necessária para saber que ele estava lendo as Escrituras e tinha o desejo de compreendê-la melhor. Felipe lhe explicou com amor e sem preconceito, ao ponto do oficial desejar receber o batismo naquele momento. Suas demandas foram atendidas, pelo poder do Espírito, por intermédio do pensamento angelical que falou com Felipe e lhe guiou até essa empreitada.
Fonte: Conhecendo a Bíblia – Facebook

Seção 6: “…Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (14)
Você se considera, ou já se achou incapaz de fazer algo? Nesta seção podemos encontrar respostas para vencer a suposta sensação de inércia, ou incapacidade que é uma limitação da matéria. Eis uma pista na citação do Livro-texto que finaliza a Seção 6 com chave de ouro:
“Eleva-te na força do Espírito para resistir a tudo o que é dessemelhante do bem. Deus fez o homem capaz disso, e nada pode invalidar a capacidade e o poder divinamente outorgados ao homem.” [30] Ciência e Saúde p 393: 13
Reedição 4 agosto – 15:30: revisão e inclusão da experiência de Maria Madalena.
SUGESTÃO DE LITERATURA AUTORIZADA PARA CONHECER MELHOR NOSSA AMADA LÍDER, MARY BAKER EDDY:
📖 {Ler Biografias de Mary Baker Eddy em português} Sugestão de estudo de reforço para o mês de julho: Você pode adquirir ou solicitar por empréstimo de uma Sala de Leitura da Ciência Cristã os livros que falam sobre a vida da Sra Eddy, todos publicados pela Sociedade Editora da Ciência Cristã:
– Retrospecção e Introspecção – livro autobiográfico de Mary Baker Eddy
– Reminiscências de pessoas que conheceram Mary Baker Eddy
– MARY BAKER EDDY – Uma Vida Dedicada à Cura
– Um mundo mais luminoso – a vida de Mary Baker Eddy < MAIS RECENTE >
VAMOS SEGUIR CANTANDO JUNTOS “A CANÇÃO DA CIÊNCIA CRISTÔ!!
“A canção da Ciência Cristã é: ‘Trabalhar, trabalhar, trabalhar, vigiar e orar.'”
(Tradução livre e colaborativa feita pelo Praticista, não oficial, para uso no site)
“The song of Christian Science is, ‘Work—work—work—watch and pray’ ”
🖋Mary Baker Eddy | 📖 Message to The Mother Church for 1900, p. 2
O PORQUÊ A LIÇÃO É RELEVANTE AO PROGRESSO DA CIÊNCIA CRISTÃ? Compartilho com vocês alguns artigos que abordam a LIÇÃO BÍBLICA semanal e sua relevância ao progresso espiritual:
🇪🇸 “Un enfoque para estudiar la Lección Bíblica”– clique acima para acessar artigo da revista da Ciência Cristã, em espanhol: El Heraldo de la Ciencia Cristiana
Clique no link acima, ou no logo dO Arauto, ao lado, para acessar um artigo breve que dá uma noção do que está por trás da preparação da Lição Bíblica do LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ.
Novidade: O que a Sra Eddy diz acerca das LIÇÕES BÍBLICAS:
“Os milagres registrados nas Escrituras ilustram a vida de Jesus melhor do que o poderia fazer qualquer outra coisa; esses milagres, porém, lhe custaram o ódio dos rabinos. As autoridades quiseram tirar a vida de Jesus, queriam aniquilar tudo o que negasse e desafiasse a superstição deles. Através do Jesus humano, aprendemos algo sobre as qualidades da Mente divina. O poder de sua bondade transcendente acha-se manifesto no controle, que ela lhe propiciou, sobre as qualidades opostas ao Espírito, qualidades essas que os mortais chamam matéria.”
Siga lendo, direto no artigo escrito por nossa amada Líder: Licões Bíblicas
REPOSITÓRIO DOS ESTUDOS ANTERIORES ARQUIVADOS: clique para acessar, caso desejar olhar os estudos anteriores aqui publicados.
Reflexão da Lição Bíblica_27_2_8_20
Reflexão 13 a 19 de julho 20 | Reflexão 07 a 12 julho 20
Reflexão 29 a 5 de julho | Reflexão 22 a 28 junho 2020 | Reflexão 15 a 21 junho 2020 | Reflexão 8 a 14 junho 2020 | Reflexão 1 a 7 junho 2020 | Reflexão 25 a 31 de maio 2020
“É chegada a hora dos pensadores.” ~Eddy
O estudo diário da Lição Bíblica do LIVRETE DA CIÊNCA CRISTÃ foi um método de autoaprendizado estabelecido pela Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy. Para saber mais e melhor sobre o único PASTOR DA CIÊNCIA CRISTÃ, dual e impessoa, e. outras informações bem oportuna a quem está iniciando, e que você pode compartilhar. Clique no link a seguir, a seção está no site oficial e tem como título: “O que é a Ciência Cristã?”
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Seção 1 – Salmos 51: 10Sintamos a energia divina do Espírito, que nos traz a uma vida nova e que não reconhece nenhum poder, mortal ou material, capaz de praticar destruição. Regozijemo-nos por estarmos sujeitos às divinas “autoridades que existem”. Essa é a verdadeira Ciência do existir.
Seção 2 – Ciência e Saúde p. 249: 7-12
Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
Seção 3 – Isaías 11:3As Escrituras nos informam que “para Deus tudo é possível” — todo o bem é possível ao Espírito;…
Seção 4 – Ciência e Saúde p 232
Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Seção 5 – Atos 8: 37 Creio
Cada passo em direção ao bem é um afastar-se da materialidade e é uma tendência em direção a Deus, o Espírito.
Seção 6 – Ciência e Saúde 213: 12-14
Precisando de ajuda entre em contato:

“Lições Bíblicas em detalhes“