O livro “Ciência e Saúde” salvou-me da depressão

Série: O que um livro pode fazer?
Episódio 3 – O livro Ciência e Saúde salvou-me da depressão!

Conviver, lado a lado e passo a passo, com pensadores colaborativos e compassivos, que desafiam a materialidade do mundo, cultivando juntos, uma espiritualidade crística, a qual busca vivenciar aquela Mente de Cristo, capaz de amar, perdoar, curar, salvar, transformar, bem como trazer consolo, ânimo e sabedoria prática para fazer o bem, pela via de um coração humilde e compreensivo, animado pelo desprendimento do ego humano; é algo que inspira um oásis espiritual, para saciar a sede de uma vida melhor, com pureza, humildade, perseverança para seguir em frente! Essa perspectiva e expectativa do bem estar, individual e da humanidade, é uma das humildes razões do porquê sou um Cientista Cristão!

Peço licença para parafrasear uma expressão bíblica bem conhecida, numa tradução livre do original, dito pelo Mestre, Jesus, (Mateus 10:8): “Por graça recebestes, pela graça dai.” (*1) ( Compartilhai )
Essa frase tão curtinha, simples, resume minha gratidão e meu senso de missão e consagração a ordem atemporal de Jesus: “Ide!”

(*1) Fonte: Curso Bíblico do Prof. Dr. Jürgen Kurt Stark — ele é um colaborador dO Arauto da Ciência Cristã. (Grifo meu). Registro de memória oral, por que fui aluno deste curso, ministrado no Brasil, nos anos 70. o qual foi patrocinado pela Igreja Mãe e oportunizado pela 1ª Igreja de Cristo, Cientista, de Porto Alegre, RS, Brasil.

Como um adolescente curiosos e feliz, graças a leitura do livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, lembro-me da sensação de estar explorando um mundo novo, o reino do Espírito e as coisas do Espírito. A medida que a leitura avançava, as respostas que buscava fluíam, sentia que elas precisavam ser praticadas para compreender melhor a Ciência Cristã — o que estava por trás das palavras, isto é a demonstração — o bem que fazemos como fruto desta leitura. Uma destas respostas as muitas perguntas, foi compreender melhor o senso espiritual e prático de igreja, que figura no Glossário, na Chave das Escrituras, na p. 583:

IGREJA. A estrutura da Verdade e do Amor; tudo o que assenta no Princípio divino e dele procede.
A Igreja é aquela instituição que dá provas de sua utilidade e eleva o gênero humano, despertando a compreensão que está adormecida nas crenças materiais, levando-a ao reconhecimento das ideias espirituais e à demonstração da Ciência divina, expulsando dessa forma os demônios, ou seja, o erro, e curando os doentes.

Como a maioria dos jovens adolescentes de minha geração, a ideia de frequentar uma igreja não era algo que o fazia popular, pois, soava como algo cafona, e, algo que parecia dar uma impressão de radicalismo e perfeccionismo, crítico, em relação aos outros, e, a alegação de que uma vida religiosa priva-o de curtir a vida com o livre arbítrio. Algo que extrapolava a liberdade com responsabilidade, e, chegava a beirar a liberalidade, onde tudo parecia ser permitido.

O desdobrar da leitura do livro Ciência e Saúde, colaborou em minha experiência para trilhar minha jornada, na contramão das crenças populares entre os meus amigos e colegas. Desde a infância, era um questionador, vivia a perguntar os porquês das coisas. Nesta linha de desejar saber, a Escola Dominical da Ciência Cristã, chegou com uma agradável aventura, no conhecimento prático das coisas do Espírito. As aulas matinais, aos domingos, de modo divertido e criativo, abordavam a natureza prática do Cristianismo, e, foi um aprendizado muito útil sobre a naturalidade de amar a Deus, e, por conseguinte amar ao próximo, além de conhecer melhor sobre Cristo Jesus, e, compreender nele um exemplo, atemporal, a ser seguido. Amava ir a Escola Dominical por que sentia a presença do amor, e da sabedoria divina, desdobrando-se numa educação espiritual, com praticidade para superar os desafios.

Aprendi na Ciência Cristã que o mundo material é o oposto da realidade espiritual do existir e que Cristo Jesus é nosso único Modelo e Exemplo a ser seguido na prática cristã.

Quer dizer que indo a Escola Dominical, não costumava ir a festas, namorar, andar de bicicleta, ter uma turminha para passar o tempo, jogar futebol e divertir-me indo a Cinemas, etc? Ao contrário, tive uma adolescência sadia e tranquila, apesar de alguns desafios vencidos, justamente com a ajuda do que ia compreendendo da Ciência Cristã. A única diferença é que, por compreender, que a satisfação não é algo que a matéria possa proporcionar, não via nenhum prazer no uso de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas. Entretanto, gostava muito de dançar e costumava frequentar festas dançantes, nos sábados. Mesmo assim evitava, ao máximo, que elas prejudicassem minha assiduidade à Escola Dominical.

A Escola Dominical da Ciência Cristã é para crianças e adolescentes até os 20 anos de idade. Em torno dos 17 anos, considerava-me um estudante bem aplicado, quando conseguia um tempo livre, gostava de frequentar a Sala de Leitura da Igreja para buscar orientação sobre alguma dúvida diretamente da literatura autorizada, ou, para ler sobre alguma demanda específica nO Arauto da Ciência Cristã. Lá havia um acervo de todos os exemplares publicados, podíamos pesquisar na edições de dezembro, de cada ano, os artigos publicados em ordem alfabética. Hoje temos a facilidade de pesquisar no site dO Arauto, mas a satisfação e gratidão de encontrar respostas espirituais sanadoras são as mesmas!

Acalentava em oração o desejo de casar e ter uma família. Outra vez pude contar com o apoio da leitura do livro Ciência e Saúde e com a auto educação espiritual que o estudo da Lição Bíblica, do Livrete Trimestral da Ciência Cristã, proporciona ao cotidiano. Fui estudar numa faculdade de Letras, para especializar-me no Inglês, e, lá conheci minha primeira esposa, com quem tive um relacionamento de quase 30 anos, constituindo uma família de quatro lindos filhos, e, diferentes tipos de animais domésticos. Cheguei até a ter uma criação de coelhos! Divorcie-me e conheci uma outra pessoa, com a qual contrai novas núpcias. Esta relação familiar, agora com duas famílias, resultou num grande aprendizado e na superação de críticas, julgamentos e preconceitos sociais em relação ao segundo casamento. Graças ao que tenho aprendido na Ciência Cristã, mantenho uma profunda gratidão a ex-esposa e não consinto em fazer qualquer comentário desabonador sobre ela. Após a relação conjugal o que ficou, de minha parte, foi respeito a ex-esposa! No acordo de divórcio, decidi deixar todo o patrimônio familiar para a esposa e os filhos, inclusive uma empresa de sucesso que havíamos fundado juntos, um site que havia criado e hospedado durante anos para a empresa, enfim orei para ser o mais justo possível nestas questões patrimoniais.

Um desdobramento divinamente natural da leitura do livro Ciência e Saúde, foi receber pedidos de ajuda, por intermédio da oração, conforme aprendemos na Ciência Cristã, assim pude orar juntos com pacientes e praticar o que estava aprendendo e praticando da leitura do livro Ciência e Saúde. Após a realização do Curso Primário, em 1982, comecei a receber novos pedidos de ajuda, e, mesmo trabalhando como Servidor Publico do Judiciário Federal, conseguia atender em tempo parcial. Fiz um site para publicizar a prática de cura pela oração, colocando-me a disposição para ajudar quem desejasse confiar na cura cristã, conforme aprendemos na Ciência Cristã. Iniciar na prática pública foi um desdobramento natural do bem, alavancado pela leitura e sua prática cotidiana!

Graças à compreensão e demonstração da Ciência Cristã, o senso de união, justiça e amor familiar, têm-se mantido, apesar de estar residindo em outro Estado. Superando limites depois dos 45 anos, consegui graduar-me num curso noturno de em Arquivologia, pela UFRGS, em 2010, e, até realizar uma pós graduação em Saúde e Espiritualidade, na Faculdade Monteiro Lobato, um curso pioneiro no pais. Todas essas demonstrações, em tempo recorde, atribuo ao conceito de que nossa inteligência é divina e que brilhamos com luz emprestada da Mente divina, A pós-graduação não concluí, por que a disciplina final envolvia teorias e práticas médicas, e, todo o restante do curso, foi possível contemplar como a espiritualidade estava impactando na prática da medicina convencional, e, pude compartilhar a Ciência Cristã, doando livros Ciência e Saúde para os professores. Nesta época tive oportunidade de servir ao campo brasileiro da Ciência Cristão como Comitê de Publicação — uma experiência de aprendizado indescritível.

Voltando ao início do artigo, o conceito espiritual e científico cristão de Igreja, sempre motivou-me a filiação na igreja. Foi por essa razão que me filiei a Igreja Mãe, logo que completei 12 anos. E também filiei-me a uma igreja filial, por gratidão, e como um modo de colaborar para manter um local aberto ao público e para receber os pioneiros, novatos, peregrinos, ou, mesmo aqueles que estivessem de passagem e quisessem só um copo de água fresca. Entretanto, o turbilhão emocional, da separação e do divórcio, e, um drama de consciência me fez solicitar a desfiliação da igreja local, tendo permanecido membro dA Igreja Mãe — o que qualificou o sentido de pertencimento e o desejo de compartilhar a Ciência Cristã aproveitando familiaridade profissional com a Internet e as redes sociais.

Foi então que, de uma hora para outra, fui acometido de um surto, ou Transtorno Depressivo, que culminou com o evento de duas tentativa de suicídio, no silêncio das primeiras horas de uma manhã outonal, tendo como cenário um rio. Face a frustração da ideação suicida, ainda atordoado, solicitei aos familiares que fosse internado numa clínica psiquiátrica. Ali recebi cuidados paliativos profissionais, os quais sou grato. Entretanto, a cura completa veio através da leitura do livro Ciência e Saúde durante o curto período de tempo que fiquei internado.

Neste ínterim, passado o momento mais crítico, na fase de recuperação, recebi a visita e apoio dos familiares, e, uma das filhas trouxe o seu próprio exemplar do livro Ciência e Saúde, para emprestar-me, durante a internação. Então, outra vez, passei a lê-lo diuturnamente, parando só para as refeições e consultas médicas obrigatórias, internas.

À medida que ia lendo, cada página parecia ter uma nova significação, procurava fazer pausas para contemplar as poderosas ideias espirituais lidas, e orar, especificamente para o meu caso. Então ia sentindo a reconstrução mental e o desdobrar do bem permeando minha consciência, superando as crenças de auto condenação, e, suposto medo do que poderia acontecer comigo no futuro, sentimentos de perda de qualquer tipo, autocondenação, má prática mental interna e externa, sugestão mental agressiva, e, pensamentos deprimentes da mente mortal (termo usado na terminologia da Ciência Cristã que equivale a “mente carnal” mencionada pelo Apóstolo Paulo, o simplesmente mente coletiva porta-voz da materialidade, ou materialismo — o qual pretende se opor à espiritualidade e ao crescimento espiritual individual.

Lembro que veio-me uma inspiração, de que eu tinha o dever moral de fazer um exercício de amor, isento de ego, aos que estavam no meu entorno, dividindo aquele espaço terapêutico, e, enfrentando crenças similares as que estava enfrentando com o poder libertador do Amor divino, infinito e imparcial. Assim, à medida que ia lendo, trabalhei muito com o perdão de Deus, tanto para mim, como para todos. Considero tenha sido um desdobramento natural do bem, incluir todos os que estavam internados em minhas próprias orações, pois do livro aprendi que “tudo o que abençoa um, abençoa todos“. Com a leitura aprendi que é importante tratar-se todos os dias, vigiar e orar, renunciar ao ego, mas não deixar de orar e incluir o bem estar coletivo. Assim cumprimos nosso dever, não só para com Deus, mas também para com a comunidade e, por extensão, para com a humanidade.

Houve muitas bênçãos durante o tempo desta leitura, enquanto estive internado. Teria que escrever um artigo só sobre essas graças, por que foram muitas e maravilhosas obras divinais. Nesse sentido, duas experiências foram marcantes, pois haviam duas pacientes muito jovens, que estavam internadas a longos meses na instituição, e, ambas tiveram alta, antes de eu ter recebido a minha.

Citação do livro Ciência e Saúde que trouxe-me o consolo de Cristo à minha consciência!

Cabe realçar uma gratidão a todos os familiares, em especial a minha atual esposa, que mesmo tendo pensando em poupá-la desta situação, deixando à vontade se ela quisesse terminar o relacionamento comigo, ela não aceitou isso, e conseguiu dispensa do emprego para enfrentarmos juntos aquela situação inusitada, fazendo visitas nos poucos dias e horários que eram permitidos. Ela também precisou vencer alguns desafios, como superar o medo de voar de avião!
Solicitei também a ajuda de uma Praticista da Ciência Cristã, colega de associação, e seu tratamento fez muita diferença, pois passei o tempo mínimo necessário internado. Retornei ao emprego, como se nada tivesse acontecido, e, consegui retomar minha vida, sem ficar nenhum tipo de sequela, trauma ou lembranças indesejáveis. O tratamento pela Ciência Cristã foi tão eficaz e completo que só rememorei essa experiência, de humilde e profundo aprendizado, para registrar esse testemunho de cura, para que todos pudessem compartilhar comigo de meu regozijo e gratidão a Deus, por seu Amor infinito e infalível.

Caso tenha interesse, leia também os outros artigos desta série, “O que um livro pode fazer?” abaixo linkados:

PREFÁCIO <= clique para ler o prefácio
Episódio 1 – Leituras espirituais podem influenciar-nos? – publicado 5/1/22
Episódio 2 – “Ciência e Saúde“: um livro que te faz voar! – posted 18/1/22
Episódio 3 – O livro Ciência e Saúde salvou-me da depressão – posted 11/2/22

©️2022 Jack Arts. Publicado em 11 de fev 2022.

Tags: Ciência e Saúde, bestseller, megaseller, 17 idiomas, livro-texto, Sociedade Editora, Ciência Cristã, Publishing Society, Mary Baker Eddy, Leitura do livro, capa à capa, Ciência do Cristianismo, Frutos da leitura, cura de depressão, cura de suicídio, casamento, divórcio, turbilhão social, pressão social, metafísica, cura cristã, cura metafísica,

Publicado por Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.