O que um livro pode fazer?

Prefácio da série do praticista Jackson Guterres, CS, de Salvador, Bahia = colaboração para difusão do livro-texto da Ciência Cristã no ciberespaço.

Pode um livro mudar sua vida, literalmente curá-la, preservá-la e salvá-la? Pode a simples leitura, contemplativa, de uma obra literária curar? Conseguiria um livro moldar seu pensar, melhorar as perspectivas de vida, lhe dar uma família, um lar, um modo de ser, um estilo de vida? Poderia um livro-texto e sua prática desdobrar uma consciência espiritual capaz de transpor barreiras, evangelizar o eu humanos e te tornar um indivíduo melhor? E, finalmente, pode a leitura de um livro, viabilizar a conquista de um emprego e uma estabilidade na vida, embasada não na matéria, mas, na consciência de que existe só uma Mente, a Mente de Cristo!

©️CSPS The Christian Science Publishing Society, Boston, MA, EUA

A resposta mais provável seria sim, um bom livro pode mudar nossos conceitos e colaborar para alavancar nossas perspectivas de vida, e, o mercado editorial, no mundo todos, está aí para corroborar, pois segue atendo as demandas do interesse público!

Posso afirmar com alegria e gratidão que tive oportunidade de comprovar em minha experiência, inúmeras vezes, que a compreensão do desdobramentos, natural e inevitável, da lei do bem é possível com a leitura do livro certo. Na minha vida esse livro foi a obra escrita por Mary Baker Eddy, intitulada: Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, o livro-texto da Ciência Cristã!

Se, pela luz da humildade perscrutarmos a realidade subjetiva e subjacente ao ato de escrever, cada livro é o resultado de uma inspiração vertida da consciência do(a) autor(a), fluindo da memória para o papel, logo, a luz da espiritualidade científica cristã, podemos inferir que é a Mente única, a consciência infinita, a fonte primordial da inspiração a legitima autoria e também a ela cabe toda a glória, a Sra. Eddy, escreve na obra Retrospecção e Introspecção: “O homem brilha com luz emprestada.”

Poderíamos até inferir que os autores são escribas modernos, sob ordens do Espírito. Algumas civilizações do oriente médio, tinham preferência cultural pelos relatos de memória oral, outros pelo registro em pergaminhos, depois o suporte evoluiu para o papel, a invenção da prensa de Gutemberg, e, hoje em dia o suporte do meio digital, dos e-book, PDF, audiobooks, etc…

Mesmo diante de toda a evolução tecnológica que temos hoje em dia, o livro, mesmo ainda na forma impressa, é considerado, por especialistas, como um dos suportes mais confiáveis e duráveis para registro de informações, memórias, pesquisas, e, tudo que possa impactar na vida humana: leis, sentenças, receitas, contratos, formulários, certidões, registros de nascimento, óbitos, imprensa, tutoriais, livros-textos, letras originais de músicas, cartas manuscritas, artigos, pesquisas, dicionários, biografias, etc

Nossos horizontes mentais podem ser melhorados e ampliados, a partir do qual desponta a expectativa do bem, como um direito divino inato ao nosso existir espiritual, como pura expressão a fonte de onde emana todo o bem infinito e sem medida, o Espírito único, que chamamos de Deus. É de conhecimento público que a leitura melhora nossa compreensão. Ler é uma atitude mental recompensadora, depois da leitura de um bom livro, já podemos nos considerar pessoas diferentes daquela que começou a lê-lo!

Sou um leitor regular da Bíblia, e, tenho o hábito de antes de começar a lê-la. agradecer a fonte divina de toda inspiração, por termos essa presente divino, que é a Palavra de Deus, e, também reconhecer, que aquela mesma Mente que inspirou, capacitou e empoderou todos os profetas, cujas orações eram humildes momentos de submissão a esse saber consciente, controla tudo com leis espirituais, divinas que constituem o sistema da Mente!

Nesta sistemática divinal, Jesus, era um leitor assíduo das Sagradas Escrituras. Sua leitura constante da Palavra de Deus, colaborou em seu preparo espiritual e no desenvolver sua espiritualidade, em saber lidar com situações onde o significado literal e o moral, impactavam em eventos onde a cura foi a demonstração de sua compreensão do Cristo, que projetou a graça sob a lei divina implícita no texto bíblico, apesar do ódio do farisaísmo e o descrédito do judaísmo. Se o melhor metafísico e nosso grande professor, Jesus, praticava a constante humildade de ler as Escrituras, então, por que, tal como seus discípulos e/ou seguidores, do Terceiro Milênio, não seguir esse mesmo espírito humilde nos dias de hoje?

No livro Ciência e Saúde, supra mencionado — o livro que mudou minha vida, e me proporcionou uma compreensão prática sobre a lei de Deus, disponível ao bem estar individual, universal e de toda a humanidade — no capítulo: “A ciência do existir“, sob o título marginal, “A inteligência central“, a Sra. Eddy, escreve, na p. 310:

O dia pode declinar e as sombras podem descer, mas a escuridão foge quando a terra completa de novo o giro sobre seu eixo. O sol não é afetado pela rotação da terra. Da mesma forma, a Ciência revela que a Alma é Deus, jamais tocada pelo pecado e pela morte — revela que a Alma é a Vida e a inteligência central em torno da qual giram de modo harmonioso todas as coisas nos sistemas da Mente.

A primeira vez que iniciei a leitura do Ciência e Saúde. capa à capa, foi na adolescência, num período de férias com a família. Lia-o no final da tarde, sentado à beira do mar da praia do Ubatuba, da cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Evidente, que numa época em que não haviam os dicionários, on-line, da Internet, e, claro, não se costuma levar um dicionário nas férias. Entretanto, cada parágrafo e página lida, significava um grandioso vislumbre! A sensação era como se estivesse falando diretamente com o Princípio-Deus, sem nenhum intermediário. Na adolescência o vocabulário é bem curto, entretanto, não sei como explicar isso, mas era como se estivesse alfabetizando-me no Verbo divino, e, encontrado o sentido espiritual das Sagradas Escrituras.

Ilustre leitores, a inspiração que tive, foi apresentar esse artigo, no formato seriado, a fim de que ele possa ser lido aos poucos, e, não resulte em webpáginas de conteúdo extenso. Portanto, essa em tela foi o Prefácio. Grato por sua leitura e compreensão!

Acompanhe o desdobramento desta série::

Episódio 1 – Leituras espirituais podem influenciar-nos?

Episódio 2 – “Ciência e Saúde“: um livro que te faz voar!

Episódio 3 – O livro Ciência e Saúde salvou-me da depressão

Atualizado em 4 dezambro 2023 por Jackson Guterres, CS – jacksonpraticista@gmail,com

Tags: Sagradas Escrituras, A Bíblia, Cristo Jesus, Ciência e Saúde, megaseller, Mary Baker Eddy, cura cristã, espiritualidade, Ciência Cristã, Cientista Cristão, uma Mente única, inteligência central, intercomunicação,,poder da leitura, ler empodera, abre horizontes, novos conceitos, novas perspectivas, desdobramento do bem, leitores, autores, escriba do Espírito, a Mente inspira, Science and Health, spirituality, christian healing, christian science

Publicado por Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.