Nossos passos rumo ao céu da espiritualidade!

O divino Mestre, Cristo Jesus é o único Modelo na Ciência Cristã, um Modelo prático para a mente e o coração, para o pensar e o agir, bem como uma referência para uma espiritualidade divina e atemporal, que todos podemos demonstrar na cura da doença e na salvação do pecado, bem como superação de um mundo que parece estar em uma guerra contra um inimigo considerado invisível.

Num panorama onde as soluções materiais são insuficientes e a humanidade parece vulnerável, recorro ao que tenho aprendido no estudo da Ciência Cristã. Na citação abaixo, do livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, o livro-texto da Ciência do Cristo, encontrei um novo olhar para volver o foco do meu pensar do “mundo do erro” para o “mundo na Verdade”, e assim contemplar a vida incontaminada, não no corpo, mas na Alma, Deus, a fonte de todo existir, da saúde, da imunidade, da harmonia e da imortalidade:

O mundo do erro é ignorante quanto ao mundo da Verdade — cego para a realidade da existência do homem — pois o mundo da sensação não tem conhecimento da vida que está na Alma, e não no corpo.
Ciência e Saúde p. 13: 30

No mundo material, as pesquisas em saúde humana têm avançado muito e a imprensa, pródiga em números e fatos históricos, tem realçado o tempo recorde do desenvolvimento das vacinas contra o COVID-19, fato que mostra a capacidade da inventiva humana para criar fármacos e químicos destinados à produção artificial da imunidade no organismo humano, bem como atender as demandas urgentes e globais, para aliviar a humanidade da ameaça de contágio. Há um ano atrás, a humanidade foi apanhada de surpresa por um inimigo invisível do bem e da raça humana.

Estando a população mundial em 7,8 bilhões de habitantes ( julho 2020), ainda estamos diante de um desafio de escala, intrigante: como levar as soluções químicas a todos os habitantes do planeta, independente de sua condição social? Tenho orado para reconhecer que no reino de Deus, ninguém precisa disputar uma bênção, a graça, e a ação harmoniosa do Espírito, onde nenhuma nação pode ter monopólio de algum bem comum. E recorro a oração para protestar mentalmente que ninguém está excluído ou separado do amplexo infinito do Amor divino. Se no mundo material não há respostas, há solução no mundo da Verdade, no Espírito que criou cada um de seus representantes, como ideias espirituais, completas, perfeitas e não sujeitas as crenças de contágio, doença, pecado e de morte.

No mundo material, em suas telinhas, a imprensa brasileira tem informado o grande número de afetados no país e no mundo, e a parcela que não consegue superar o inimigo do coronavírus e suas assim chamadas novas cepas. A mídia é solidária as famílias e os noticiários priorizam, em suas pautas, situações de calamidade pública, em função da falta de leitos e até a falta de oxigênio nos hospitais, o que torna a guerra ainda mais injusta e insana, chegando a ser uma crise humanitária com colapso na saúde pública que alguns Estados brasileiros estão enfrentando.

Nosso divino Mestre, Cristo Jesus, orava para manter sua mente consciente do mundo da Verdade em contraposição ao mundo do erro, ou o mundo material e seus desafios constantes: “… no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Ao recorrermos em oração ao Espírito, tal como Jesus fazia, encontramos alentos espirituais e práticos para cada circunstâncias e situações, como o versículo do livro de Daniel 9: 19 JFA:

Ó Senhor; ouve; ó Senhor, perdoa; atende-nos e age; …

O bálsamo imunizante da gratidão

Gosto de acompanhar os noticiários para orar, mental e silenciosamente, para o bem da comunidade e, por extensão, da humanidade, como um dever cientista cristão. Tal prática inclui uma gratidão especial à Vida, Deus, diariamente, porque os números demonstram que a grande maioria das pessoas consegue vencer o coronavírus.

Outra gratidão ao Princípio-Deus, por toda força, energia e ânimo demonstrados por todos os profissionais de saúde, que merecem não só nosso respeito, como serem incluídos em nossas orações diárias ao bem da humanidade. O trabalho dedicado de todos eles é um bálsamo para toda a população.

Nesse rol de bravos soldados que atuam nas linhas de frente nos hospitais, garantindo saúde pública para os cidadãos, gostaria de incluir também o valoroso e abnegado trabalho dos Praticistas e Enfermeiros da Ciência Cristã. Os Cientistas Cristãos têm como dever não esquecer seu compromisso para com Deus, para com a Sra Eddy, bem como para o bem estar universal da humanidade, o qual é norteado com estudo individual da Lição Bíblica da Ciência Cristã, e, desdobra-se em sua participação coletiva nas igrejas, sociedades e grupos informais da Ciência Cristã, onde recebem todos os interessados na cura cristã, tal como explicada na Ciência do Cristianismo.

Um dos pontos dos serviços religiosos é orar em prol das congregações — por extensão da coletividade. Nesta Causa da espiritualidade prática compartilhada, me sinto gratamente incluído e bem acolhido. Em momento como o que estamos atravessando, é salutar trabalhar juntos para a saúde física e mental, e o bem comum, e, estar prontos para atender, colaborativamente, às demandas de ajuda espiritual, exclusivamente por intermédio da oração, que nos chegam, cumprindo assim a lei divina de amar ao próximo.

A bênção autoimunizante de todos os que estão arrolados no céu!

Os Cientistas Cristãos consideram essa bênção atemporal de Jesus, bem oportuna ao momento atual, pois inclui a todos os que estão trabalhando, consciente e colaborativamente, para o bem comum:

E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. (Lucas 10: 17-20)

A Seção 4 da Lição Bíblica do Livrete Trimestral da Ciência Cristã, desta semana, tem como tema: “A Matéria”; permitam-me realçar abaixo o parágrafo da citação {18}:

O Cristianismo faz com que os homens se volvam com naturalidade da matéria para o Espírito, tal como a flor se volve da sombra para a luz. Então, o homem toma posse das coisas que “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram”. Paulo e João tinham a percepção clara de que, assim como o homem mortal não alcança as honras do mundo senão pelo sacrifício, assim também ele tem de conseguir as riquezas celestiais abandonando todo o apego às coisas do mundo. Então, nada terá em comum com os afetos, motivos e objetivos daquele que se apega ao mundo e a seus prazeres.
Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 458:32–10

Tal como um girassol que volta-se para a luz, também cada um tal como um discípulo de Cristo Jesus, pode experimentar esse volver-se da matéria para o Espírito e a Ciência Cristã é inspiradora e motivadora nessa jornada!

Venceremos lutando unidos no poder do Espírito que com Cristo nos conduz em triunfo

Ainda que o panorama político de combate a pandemia, em meu país, seja caótico, estando muito aquém de uma resposta efetiva, inteligente e rápida, comparativamente a outros países, em especial nossos irmãos chilenos e argentinos, cuja resposta governamental foi a mais rápida possível às demandas emergenciais da crise pandêmica.

Tenho orado para mudar esse panorama caótico dos sentidos materiais, e nestas orações incluo a humanidade, pois as demandas no lidar com um momento de grande apreensão por parte dos cidadãos, que pela primeira vez estão sendo recomendados a ficar em casa, usar máscara, e, até enfrentar situações inusitadas de lockdown.

Enquanto a vacinação no Brasil esbarra na vontade política e na burocracia, ela já começou abrangendo só um grupo prioritário do universo populacional brasileiro, dos quais incluem os indígenas, profissionais de saúde e os idosos, entretanto deixa de abarcar toda a população, diferentemente de outras campanhas realizada com relativo sucesso nessa área considerada estratégica. Neste sentido, gosto de pensar que todos temos um plano de saúde inato, aquele que nos foi dado pelo Princípio Criador, no relato da criação divina e espiritual:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; … Gênesis 1:26,27

A expressão: “Jesus no poder do Espírito…” significa que essa sua espiritualidade era o que promovia suas obras. E o melhor de tudo ele foi colaborativo quando nos ensinou em seu diálogo com Filipe, um de seus discípulos, que o poder de curar não era um dom pessoal, e sim a ação harmoniosa da Mente de Cristo, aquela energia, ânimo e força, divina e consoladora, que está sempre conosco, de modo atemporal, sem fronteiras, abertamente e sem nenhum tipo de restrição, como Jesus delineou com profunda abnegação do eu e humildade:

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. João 14:10

Uma guerra entre o testemunho do mundo material x a evidência espiritual do mundo do Espírito

Há um ano estamos nesta guerra entre a matéria x o Espírito. No âmbito do mundo premido pela lei material das ciências econômicas: “Necessidades ilimitadas e recursos limitados.” Sou grato a Ciência Cristã, que mantém o foco no divino Mestre, como referência, e nos revela a necessidade e o privilégio de vigiar, orar para termos aquela mesma Mente de Cristo e vislumbrar nossa linha de ação.

Se as respostas materiais tendem a ser sempre limitada, aprendemos com nosso divino Mestre, soluções mais abrangentes, atemporais, e, que podemos ser utilizadas por todos! Jesus agia sempre no poder do Espírito (Lucas 4: 14), ele olhava sempre acima e além da superfície material e das limitações da matéria. Ele curava através de sua compreensão sobre Deus, e, vislumbrando cada um como uma imagem, reflexo ou expressão fiel do Espírito.

Nada pode contaminar o Espírito, logo, podemos reconhecer que nossa imunidade espiritual fundamenta-se em nossa unidade como reflexo do Espírito, logo expressamos essa inatacabilidade em nosso existir. Jesus pode ter usado essa lógica divina ao curar vários leprosos, pessoas que eram isoladas e discriminadas por todos nos primórdios do Cristianismo.

“O homem é a imagem fiel de Deus.” é uma informação divinal que os noticiários não mostram mas pode estar na tela de nosso pensamento, no equipamento da oração, mental e silenciosa.

Embora, cumpramos todos os protocolos, colaborativamente, nossa principal assepsia é moral, mental e espiritual. Essa atitude mental nos blinda na pureza de Cristo.

Somos bombardeados por desinformação e ignorância. As autoridade definem os protocolos, os quais a sabedoria nos sugere ser o mais colaborativo que pudermos. Entretanto, somos assolados por negacionismo e o mau comportamento de uns poucos que insistem em aglomerar em festas clandestinas, e, uma minoria que se revolta com as medidas de restrição social e ocupa-se por divulgar notícias falsas e teorias da conspiração que pretendem contaminar a mente humana com o vírus do medo e o germe da dúvida.

Quando os noticiário mostram festas clandestinas, podemos usar o poder do Espírito tal qual Jesus, para manter em nossa consciência a ideia moral de que todos os filhos de Deus, são colaborativos com as autoridades e obedientes as leis, por natureza. “O homem é a imagem fiel de Deus.” foi a primeira frase que li hoje, quando abri o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras ao léu. Foi uma resposta perfeita!

Quando vejo os índices e números e as limitações reconheço o poder do Espírito, e sua capacidade de criar apenas ideias espirituais, que todos são ideias que expressam a imunidade e imortalidade do Espírito, que é imortal e eterno. Mesmo que a matéria mostre números contrários, no plano das estatísticas, vejo o poder do Espírito, reconheço e agradeço, por cada um que supera a COVID e aumenta os dados dos milhões que são salvos, diariamente! Mas também oro com o Cristo, o Consolador, para reconhecer sua presença, poder e amor no confortar todas as famílias que perderam entes queridos nessa guerra contra um suposto inimigo invisível.

Nossos passos rumo ao céu da espiritualidade!

Recentemente uma reportagem do Jornal Hoje, a repórter Ilze Scamparini noticiou a partir da Itália que o conceito de felicidade parece estar ganhando uma nova roupagem, ela está sendo atrelada a confiança. Confiança nos remete a fé, a fé conforme aprendi na Ciência Cristã eleva-se para se tornar compreensão espiritual, logo podemos deduzir a partir desta correlação que a felicidade pode estar se avizinhado à espiritualidade.

Quem vai dizer que o homem está vivo hoje, mas pode estar morto amanhã? O que é que levaria a Vida, Deus, a desfechos tão estranhos? Aqui cessam as teorias, e a Ciência desvenda o mistério e resolve a questão sobre o homem. O erro fere o calcanhar da verdade, mas não pode matar a verdade. A Verdade esmaga a cabeça do erro — destrói o erro. A espiritualidade abertamente faz um cerco ao materialismo. De que lado estamos combatendo?

Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras p. 216

Ao assistir nos noticiários a aparente inércia político-governamental, em meu país e em alguns outros, oro para reconhece que o poder do Espírito, é o único Legislador, Governador Supremo e justiça infalível. Da mesma seção da lição, supra citada, somos agraciados por outra ideia inspiradora e sanadora para revertermos a suposta inação governamental, no mais breve tempo:

A lei do Cristo, ou seja, da Verdade, faz com que tudo seja possível ao Espírito; mas as chamadas leis da matéria tornariam ineficaz o Espírito e exigiriam obediência aos códigos materialistas, afastando-se assim da base de um único Deus, um único legislador.

Ciência e Saúde p. 182:31–4 – Lição Bíblica citação {17}

Tomar pelo menos um banho por dia, no Brasil, é tradicional, mas também não troco esse “ritual de higiene” pela purificação no poder do Espírito, o qual elimina todos os supostos germes de pecado, doença e a crença no medo da morte. O medo de morrer parece ser o grande medo que aflige a humanidade, neste momento, principalmente as crianças e jovens. O livro Ciência e Saúde traz respostas maravilhosas sobre esse ponto, uma delas gostaria de compartilhar para finalizar o artigo. O título marginal do parágrafo é bem sugestivo: “Nossos passos rumo ao céu

A descobridora da Ciência Cristã acha menos difícil o caminho, quando tem a meta elevada sempre presente em seus pensamentos, do que quando conta os passos no esforço de alcançá-la. Quando o objetivo é desejável, a expectativa acelera nosso progresso. A luta pela Verdade nos fortalece em vez de nos enfraquecer, nos repousa em vez de nos cansar. Se a crença na morte fosse eliminada, e se a compreensão de que a morte não existe fosse alcançada, isso seria uma “árvore da vida”, conhecida pelos seus frutos. O homem deveria renovar suas energias e seus esforços e ver a insensatez da hipocrisia, enquanto também aprende que é necessário trabalhar pela própria salvação. Quando se aprender que a doença não pode destruir a vida e que não é pela morte que os mortais são salvos do pecado ou da doença, essa compreensão nos despertará para uma vida sempre nova. Superará tanto o desejo de morrer, como o pavor ao túmulo, e destruirá assim o grande medo que aflige a existência mortal.

Ciência e Saúde p 426: 4

Nota: A proposta editorial inovadora deste post é ser na plataforma colaborativa, ou seja, se você quiser colaborar com algo, um comentário, uma sugestão de citação, artigos da literatura autorizada da Ciência Cristã, ou até comunicar algum erro material, fique bem a vontade e será muito bem-vinda. Use os espaço dos comentários na parte final desta página.

Tags: espiritualidade, rumo ao céu, mundo do Espírito, gratidão, mundo material, COVID 19, coronavírus, pandemia, cura cristã, Cristo Jesus, Ciência Cristã, imprensa, noticiários, situação caótica, felicidade, confiança, fé, limitação material, poder do Espírito, Espírito, matéria, imagem fiel, semelhança de Deus, reflexo de Deus, exemplo de Jesus, Modelo, Cristianismo, Ciência do Cristianismo, Jackson Guterres, Praticista, Salvador, Bahia, Brasil.

Edição 20 de março, 02:00 a.m., Brasil. Jackson Guterres, CS
Crédito da imagem: Montink

Publicado por Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.