
Canela, um olhar histórico: Veja o vídeo de 2 min, que mostra a produção de canela na Indonésia, ele mostra a espécie Cassia Cinnamon que é árvore nativa que cresce no exuberante Vale Kerenci, na ilha de Sumatra, na Indonésia. É uma sistema de exploração e manejo ambiental, cuja colheita sustentável tem sido praticamente da mesma maneira por séculos.
Canela, um olhar cultural e conhecimento científico humano: Ela foi uma das especiarias de real interesse e demanda no mundo antigo era usada pelos gregos, romanos e hebreus, no comércio da navegações marítimas deu grandes lucros, era usada como base de troca, dotes, e, muito usada na culinária de vários países, além de alguns rituais místicos. No Brasil, ela foi trazida pelos Jesuítas portugueses. A canela é também considerada um símbolo para a sabedoria. Hoje ela é usada como base na formulação de óleo, perfumes, remédios e chás, e, recomendado para colaborar na limpeza e desinfecção de pragas em folhas de plantas domésticas. Sua eficácia terapêutica e profilática na saúde, tem sido questionada e pesquisada.

Canela, num olhar de espiritualidade: sempre gostei do gosto e aroma da canela. Costumo usá-la no arroz doce, uma sobremesa, que me lembra a infância e o sentido de família. Minha mãe trabalhava fora, e deixava pronto potinhos de arroz doce com pó de canela em cima, para deliciar-me com minha irmã. Espiritualidade é justamente esse senso espiritual de todas as coisas, que não está na matéria, no corpo, ou num pedaço de pau, ainda que aromatizado, mas diz sempre respeito às coisas do Espírito. Hoje minha esposa ama fazer arroz doce, com a única diferença, de que ela gosta de comer quente, e, eu gosto frio e com canela. Agradeço a ela por essa singela prova de amor demonstrado na sua habilidade de fazer um panelão de arroz doce!
Canela insight: recentemente, me surgiu a pergunta: Depois de um primeiro uso, por que não lavar o pau de canela, na forma de casquinha enrolada, que pode-se comprar no Supermercado, e reusá-la? Comecei a fazer isso. E o resultado foi muito satisfatório, recomendo! Numa rápida pesquisa no Google, li que o tempo de vida de um pau de canela, pode ser considerado perene, conforme as condições de armazenamento. Entretanto, alguns especialistas dizem que o tempo de duração ideal é de até 4 anos, ou até que perca suas propriedades aromáticas. Um teste proposto é esfrega-las na palma da mão se após, o aroma for sentido na mão, é por que ela o pauzinho de canela ainda mantém suas propriedades.
Que nossos pensamentos que aromatizam nossa consciência, possam ser perenes em sua propriedades salutares, adocicados, e, aromatizado com o bom perfume de Cristo, que tem a constância do bem, na continuidade do Espírito, que mantém nosso existir espiritual, pleno, livre, imune, como efeito natural dos frutos do Espírito. A pesquisadora espiritual, que por longos anos investigou todos os sistemas de cura de sua época, nos dá a receita essencial, que transcrevo na citação abaixo, na cor canelada:
“Mantém o pensamento firme no que é duradouro, no que é bom e no que é verdadeiro e os terás na tua experiência, na proporção em que ocuparem teus pensamentos.”
📖 Eddy, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p 261: 4

