
Crédito: JACK’S ARTS
“Deus não nos deu um vasto conhecimento para resolver todos os problemas, nem sabedoria infalível para dar orientação a todos os descaminhos da vida de nossos irmãos; contudo, Ele deu a cada um de nós o poder de sermos espirituais e, através de nossa espiritualidade, elevar, enriquecer e iluminar a vida daqueles com quem temos contato.” ~Phillips Brooks
Estamos fazendo nosso melhor para colaborar na luta global para vencer a pandemia? Torna-se mister seguirmos orando com profunda gratidão à atmosfera do Amor, expressa em uma união fraternal e humanitária, sem precedentes na história da humanidade – incluindo cidadãos, autoridades, governos, cientistas, profissionais da saúde, igrejas, etc – na expectativa de um vitorioso aprendizado e retorno à harmonia, no mais breve tempo!
A Internet e o jornalismo, em sua cobertura midiática on line do caos pandêmico, sugerem que a humanidade chegou a um ponto morto, onde tudo parou no tempo: a rotina das famílias, a economia, os esportes; praças, academias, escolas e igrejas esvaziadas devido ao imperativo do isolamento social. Fortuitamente, o mundo da existência material, a medicina, a filosofia, o cabedal de conhecimento humano, seu potencial comunicacional e informacional, não vislumbram uma solução imediata, face à emergência de calamidade pública global. Em situações extremas, nossa espiritualidade inata, habilita-nos a ser protagonistas e seguir orando, apoiando e fazendo o melhor, no colaborar com as recomendações das autoridades.
Com o estudo da Ciência Cristã, tenho aprendido a reconhecer, amar e demonstrar a unidade espiritual que Cristo Jesus expressava assim: “Eu e o Pai somos um.” É essa unidade espiritual com o Espírito, a única Vida, que nos leva a vislumbrar acima do cenário caótico de sofrimento pela perda de vidas humanas. Ao orar e confiar no consolo divinal que só a ideia Cristo oportuniza à consciência da humanidade – a cada indivíduo, família, país e comunidade. Graças à compreensão de minha real existência espiritual – a inseparável unidade com Deus, o Espírito – superei, há 6 anos atrás, os efeitos da sugestão mental agressiva de depressão, entrelaçada com pensamentos suicidas.
À luz da espiritualidade universal, além e acima do estado desesperador de estagnação material e caos, podemos aproveitar o tempo de repouso em casa, para contemplar em oração, mental e silenciosa, a humanidade ressurrecta! Tem sido uma bênção e graça divinas, o que estamos assistindo: o ressurgimento de um senso humanitário e de união colaborativa dos povos, evidentes nas crescentes demonstrações de solidariedade, cooperação, serviços voluntários. O senso humanitário demonstrado por profissionais, incansáveis e abnegados nos serviços essenciais, de saúde, imprensa; ou, no senso de justiça social, ajuda e suporte às economias locais, e, aos países que estão enfrentando situações de falta de recursos.
Celebremos nosso senso de humanidade ressurrecta! Sim, às vésperas da Semana Santa e da celebração da Páscoa, essa compreensão e demonstração da ideia espiritual da ressurreição é uma coroa de regozijo – a alegria, glória e imortalidade – que o Cristianismo científico traz para nossa prática do dia a dia. Na sua principal obra, Ciência Saúde com a Chave das Escrituras à pg. 593, a Descobridora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy, dá o seguinte significado espiritual e prático ao verbete bíblico “ressurreição”:
“RESSURREIÇÃO. Espiritualização do pensamento; uma ideia nova e mais elevada da imortalidade, ou seja, da existência espiritual; a crença material rendendo-se à compreensão espiritual.”
Graças à lei de Cristo, a abençoada atividade da Vida eterna, a ideia espiritual de ressurreição, é bem útil e prática para reforçar nossa esperança, nesse momento que estamos atravessando. Ao invés de um evento isolado memorável, a Páscoa, pode ser vista como uma atividade do Cristo, atemporal, que vem a nossa consciência para nos dar a certeza da vitória final. No seu senso espiritual, a páscoa, é o influxo da luz da espiritualidade crística, que nos habilitar a ver além da mortalidade e do caos material do mundo, e, a manter nossa confiança na Vida eterna, Deus. A espiritualidade imanente à Ciência Cristã, explica que há um só Princípio universal, – uma só causa de todo o bem desdobrando=se nas comunidades e entre as nações – garantido a continuidade, a esperança e a expectativa de retorno à normalidade. Até mesmo a polarização, o vírus contagioso do preconceito e do ódio está cedendo ao imperativo do Amor divino, de amar ao próximo e colaborar no cuidado de todos, o melhor que pudermos.
No recôndito do lar, mesmo aos refugiados, moradores de rua, que ainda não tem uma casa, fica o desejo de uma feliz Páscoa na consciência consoladora de Cristo. Que a boa nova da ressurreição espiritual e imortalidade de Cristo reanime a esperança, a energia, a força, o consolo espiritual, a tranquilidade dr levarmos vidas sãs livre do medo ao contágio! Que o poder sanador do Espírito infinito, que abençoa a todos em toda parte, agora e sempre, siga garantindo a continuidade de todas as coisas e guiando todas as decisões e colaborações globais.
A frase a seguir, da pg 493: 30-4, do mesmo livro e autora, supra citados, transmite bem essa mensagem de espiritualidade da disponibilidade da Mente divina, em sua disposição restauradora para a salvação universal da “humanidade cansada” para a humanidade ressurrecta:
“Se Jesus despertou Lázaro do sonho, da ilusão da morte, isso provou que o Cristo é capaz de melhorar um senso errôneo. Quem ousará pôr em dúvida essa prova consumada do poder e da disposição da Mente divina, de manter o homem para sempre intacto no seu estado perfeito e de governar toda a ação do homem? Jesus disse: “Destruí esse santuário [corpo], e em três dias [Eu, a Mente] o reconstruirei”; e foi o que ele fez para renovar a confiança da humanidade cansada.”
Obs: Role a página até o final, logo ali há um espaço para comentários! Fique a vontade para deixar o seu. Grato e um abraço fraternal.

Muito obrigado por compartilhar suas inspirações.
CurtirCurtido por 1 pessoa